Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Ilustrações postais: confira e baixe os postais virtuais do Vale do Ribeira

Prédio K.K.K.K, onde funciona o Sesc Registro, ilustrado por Diego Haiek
Prédio K.K.K.K, onde funciona o Sesc Registro, ilustrado por Diego Haiek

“Nossa, esta vista é tão bonita que parece uma pintura!”. Quem nunca exclamou algo do tipo, diante de uma cena digna de cartão postal? Pois o Sesc está levando isso ao pé da letra! Conheça e reconheça pontos icônicos de sete cidades do Vale do Ribeira – Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Itariri, Registro e Sete Barras – por meio de artes postais.

A ação Ilustrações postais – Cartões postais virtuais do Vale do Ribeira, com Diego Haiek, é parte do Circuito Sesc de Artes - Praças Digitais e tem a intenção de incentivar o turismo e as artes visuais da região.

O direito ao lazer e à cultura sempre estiveram presentes nas linhas de ação do Sesc. Por isso, nosso programa Turismo Social foi pensado para ampliar o acesso a essas áreas. O objetivo é expandir o conceito de viajar, estimulando a população a encontrar novos mundos, dialogar com outras culturas, interagir com os habitantes dos locais visitados, conhecer seu patrimônio natural e, acima de tudo, respeitar suas tradições, sempre de forma responsável.

O Sesc Registro ampliou o acesso a diferentes perfis de público por meio de um leque extenso de ações nas áreas cultural, esportiva, de sustentabilidade, de assistência e de educação para saúde, sempre fundamentadas pelo viés socioeducativo. O Vale do Ribeira é um destino de natureza preservada e muito influenciado pelos saberes e fazeres das comunidades indígenas, caiçaras, quilombolas e da colônia japonesa. Para potencializar a divulgação do patrimônio arquitetônico e natural de algumas cidades do Vale do Ribeira, foram selecionados três pontos de interesse turístico de cada uma delas.

 

Cananéia

Em Cananéia, as casas do centro histórico acolhem moradores e visitantes, com suas cores vivas e linhas preservadas desde os tempos coloniais. A vista da Avenida Beira-Mar é um ensejo para desacelerar e apreciar o horizonte, onde, entre voos de aves aquáticas, botos-cinza e barcos ancorados, podemos apreciar as atividades dos pescadores e a Ilha do Cardoso.

 

Eldorado

Em Eldorado, a Igreja Nossa Senhora da Guia marca o território da praça, num grande respiro em meio à cidade. Caminhando um pouco, vegetação adentro, a umidade da Mata Atlântica nos convida a uma aventura pela grandiosidade da Cachoeira do Meu Deus, que já foi eleita a mais bela de São Paulo, e pelas reentrâncias da Caverna do Diabo, a maior do estado e uma das maiores do Brasil.

 

Iguape

Iguape, também conhecida como Princesa do Litoral, é destino sagrado – não só pela presença da Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape, que oferece a segunda maior festa religiosa paulista, mas também pelo rico patrimônio histórico, cultural e natural. Para quem quer calmaria, vale conhecer o Costão da Jureia, um território caiçara de beleza natural preservada, assim como a orla do Valo Grande, carregado de história desde a sua controversa construção.

 

 

Ilha Comprida

Ilha Comprida oferece toda uma atmosfera caiçara: as praias do Boqueirão são os pontos mais populares para um dia de sol perto do mar. Um passeio pela Lagoa do Adriana garante o lazer no meio da cidade. E, para finalizar o dia com um lindo horizonte para ver o pôr do sol, curta a vista panorâmica nas Dunas do Araçá, com o Mar Pequeno de um lado e o mar aberto do outro.

 

Itariri

Itariri é outra cidade rodeada de verde e muitas águas. O Rio do Azeite, que atravessa o município, constrói uma estreita relação dos moradores e visitantes com a natureza e nos guia a verdadeiros paraísos naturais, como a Cachoeira da Italiana e a Cachoeira do Salto.

 

Registro

Em Registro, as referências à colonização japonesa estão em todos os cantos: do cultivo tradicional do chá na área rural, presente desde os primeiros anos dos imigrantes na cidade, até a imagem do Torii à beira-rio, passando pela presença da arte contemporânea com o monumento Guaracuí (obra icônica doada por Tomie Ohtake em homenagem à colônia).

 

Sete Barras

Sete Barras, que carrega em seu nome histórias que remetem ao primeiro ciclo do ouro brasileiro, nos leva a uma viagem no tempo com seu centro histórico e a um banho revigorante na Cachoeira do Quilombo, com suas quedas e piscina natural. A cidade também proporciona um passeio contemplativo na Praça da Colonização Japonesa, que homenageia a comunidade nipo-brasileira da região com a imagem sagrada do Toori, o portal tipicamente japonês que simboliza a transição para o sagrado – como se estivesse a receber o Rio Ribeira de Iguape.

 

Buscando incentivar a produção artística local e apresentar cartões postais em uma perspectiva original e criativa, todos esses pontos encantadores foram interpretados pelas mãos do artista registrense Di Haiek. Formado em Gestão Ambiental e cursando bacharelado em Design de Moda, atualmente Di Haiek é educador na oficina de mangá da Prefeitura de Registro. Também ministra aulas particulares de desenho básico e intermediário para crianças, adolescentes e adultos, bem como de técnicas de colorização com diversos materiais: caneta hidrocor, lápis de cor, giz de cera, giz pastel e aquarela.

Com inspiração na abundância das águas na região, Di Haiek escolheu a aquarela para criar 21 artes, numa proposta que convida todos a visitar e a contar suas próprias experiências compartilhando os postais. Bora conferir essas peças lindas? Veja o processo criativo do artista no YouTube do Sesc Registro e faça o download dos postais!