Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Paulo Tantos Freire, um homem de inúmeras possibilidades

Educador e filósofo brasileiro, Paulo Freire influenciou o Brasil e o mundo com sua visão. Sua postura em favor dos oprimidos, sua luta por uma educação emancipadora e sua crença no afeto e na boniteza dos sujeitos (termo que ele usava frequentemente) fizeram de Paulo um homem admirado, reconhecido e homenageado em diferentes partes do planeta, tanto que ele soma 41 títulos Dr. Honoris Causa em universidades como: Harvard, Oxford, Cambridge, e 5 títulos de professor emérito.

Exilado em 1964, Paulo viveu fora do Brasil durante 16 anos, atuando como consultor e professor no Chile, EUA e Suíça. Foi professor na Pontifícia Universidade Católica – PUC-SP, na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e Secretário de Educação da Prefeitura de São Paulo no Governo Luiza Erundina.

É autor de inúmeros livros, textos, ensaios, dentre eles Pedagogia do Oprimido, traduzido em várias línguas e único livro brasileiro entre os 100 livros mais pedidos das universidades de língua inglesa. Em 2012, foi oficialmente declarado como Patrono da Educação Brasileira.

Em comemoração ao centenário de Paulo Freire, o Sesc São Paulo homenageia o pensador com a ação Paulo Tantos Freire, que acontece por meio de seminários, bate-papo on-line, uma série com cinco episódios e outras atividades nas redes digitais de suas unidades, a partir do dia 18 de setembro.

Além de relembrar a trajetória e obras do educador e pensador brasileiro, referência na educação mundial, o Sesc entende que a visão de Paulo Freire ultrapassa barreiras e vai ao encontro de um mundo mais humano, justo e digno para todas as pessoas.

 

Confira alguns destaques da programação do especial Paulo Tantos Freire, um homem de inúmeras possibilidades:


Bate-papo online

Paulo Freire 100 anos: Pensamento, experiências e derivações

Com Bel dos Santos Mayer, educadora social, coordenadora do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (IBEAC) e co-gestora da Rede Litera Sampa; Cristiano Burlan, cineasta e diretor da série Paulo Freire – Um Homem do Mundo; Moacir Gadotti, professor titular aposentado pela Universidade de São Paulo e presidente de honra do Instituto Paulo Freire.

Mediação de Guta Araújo, assistente técnica da Gepros (Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc SP) – Núcleo Infâncias e Juventudes.

18/9, sábado, às 16h
Assista em: youtube.com/sescsp

 

Série documental

Paulo Freire, um homem do Mundo
Ano de Produção: 2019
Direção: Cristiano Burlan

Série documental, em cinco episódios, sobre vida e obra do pedagogo e intelectual brasileiro, referência na educação mundial.

Episódio 1 - Paulo Freire, um Homem do Mundo – A Formação do Pensamento
O programa investiga a formação de Paulo Freire e suas influências para a concepção da Pedagogia do Oprimido, a partir de depoimentos de sua família e de profissionais que o conheceram ou atuam nas instituições onde colocou em prática seus conceitos.

Episódio 2 - Paulo Freire, um Homem do Mundo – As 40 horas de Angicos
O episódio traz a experiência de alfabetização, liderada por Paulo Freire, em Angicos, no sertão do Rio Grande do Norte. Revisita a cidade, reencontra os ex-alunos, os professores e traz, ainda, depoimentos de Freire.

Episódio 3 - Paulo Freire: Um Homem do Mundo: Do pátio do colégio à pedagogia do oprimido
A chegada de Freire do exílio e alguns profissionais comentando sua trajetória a partir dessa volta.

Episódio 4 - Paulo Freire, um Homem do Mundo – O Exílio
Este episódio retrata a experiência de Paulo Freire durante o exílio na Suíça, o quanto essa vivência repercutiu em seu trabalho e traz, ainda, seus depoimentos e de pessoas com as quais conviveu.

Episódio 5 - Paulo Freire, um Homem do Mundo – O mundo não é, está sendo
O programa transita nas bases da formação de Paulo Freire e suas percepções acerca da interação ao outro. Joga luz à cena do teatro e sua influência na criação da Cia do Tijolo, que expressa seus conceitos primordiais por meio dos dramaturgos. O cantor e compositor Chico César se debruça nos ensinamentos do pedagogo desde menino, fez até música para ele.

19/9, domingo, entre 14h e 18h, exibição de todos os episódios
Assista em: sesctv.org.br/paulofreire

 

Bate-papo online

Centenário Paulo Freire: Cultura como prática da Liberdade

O ciclo é composto de cinco encontros que apresentam práticas colaborativas mediadas por atores sociais que - presentes em diferentes tecidos culturais - sonham com novos significados para a cultura e a educação formal e não formal.

29/09 - A pedagogia freireana é prática
Educadores contam sobre os seus encontros e suas histórias com Paulo Freire. Com Claudius Ceccon, Andréia Barreto e Marcos Barreto. Mediação de Fernando José de Almeida.

06/10 - Intersecção entre cultura, arte e o pensamento de Paulo Freire
A partir de suas práticas e proposições lúdicas, os convidados tecerão reflexões sobre o atravessamento do pensamento freireano e sua intersecção na arte e nas experiências estéticas proporcionadas a partir das artes cênicas e dos brinquedos populares. Com Adelsin Murta e Dinho Lima Flor. Mediação de Sabrina da Paixão.

13/10 - Práticas com o território educativo em uma perspectiva freireana
Visando a divulgação de projetos educativos em determinados territórios, esse encontro apresenta experiência das parecerias entre escolas e instituições que trabalham com educação não formal. Ressalta a importância da complementaridade entre o ensino sistematizado e as trocas de conhecimentos advindas das relações entre as pessoas e o mundo ao redor. Com Ivoneide Campos e Nathalia Quarz Magalhães. Mediação de Guta Araújo.

20/10 - As leituras de mundo são práticas ancestrais
Processos educativos que consideram a participação e o compromisso com os saberes que são transmitidos por gerações. Buscam-se a compreensão da história das pessoas e do território, bem como dos elementos relacionados à natureza e à espiritualidade. Com Rita Gomes do Nascimento e Cleiton Ferreira de Souza. Mediação de Edson Martins Moraes.

27/10 - O exercício da produção de audiovisual como prática da liberdade
O encontro destaca a importância da produção audiovisual nas práticas educativas realizadas com a participação de coletivos artísticos, também discute as formas de divulgação de projetos colaborativos para além das redes sociais. Com Tom Hamburger e Gabriel Priolli. Mediação de Silvia Cristina Garcia.

29/9 a 27/10, quartas, das 19h às 21h
Inscrições de 26/8 a 24/9, enquanto houver vagas, no site do Centro de Pesquisa e Formação Sesc São Paulo.

 

Web série

Quatro livros essenciais de Paulo Freire

Esta web série destaca quatro obras fundamentais de Freire: Pedagogia do Oprimido (Editora Paz e Terra, 1968); A educação na cidade (Cortez, 1991); Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa (Paz e Terra, 2009); Medo e Ousadia: o cotidiano do professor (Paz e Terra, 2013). Em cada episódio, os pesquisadores convidados sintetizam uma obra, destacando as principais reflexões e suas influências no contexto de seu surgimento. Com Alexandre Saul e Fernanda Corrêa Quatorze Voltas Saul Pinto.

Dias 29, 30/09 e 06, 07/10 de 2021, das 11h às 11h10
Assista em: youtube.com/sescsantoamaro

 

Bate-papo online

Pedagogia como prática de libertação, Pedagogia como prática de descolonização

Junto aos ideais de Paulo Freire, Marina Mello traz o pensamento de bell hooks, que teve sua jornada ricamente inspirada pelo patrono da educação, para ensinar a transgredir, e Luiz Rufino nos fala sobre a construção de um projeto de educação libertador que não aposte em "caminhos retos", tendo, assim, a encruzilhada não apenas como metáfora, mas como fonte de sabedoria, cultura, consciência e aprendizado. Com Marina Mello e Luiz Rufino.

15 a 29/ 09, quarta às 19h
Assista em: youtube.com/sescsantoandre

 

Bate-papo online

O legado de Paulo Freire na Zona Sul

Série de três encontros realizados entre abril e junho/2021. Cada encontro abordou uma diferente contribuição do pensamento freiriano e seu impacto no território, a saber: a pedagogia social a partir da experiência do MOVA e EJA; a cultura periférica; e os movimentos sociais e a educação comunitária.

Assista em: youtube.com/sesccampolimpo

 

Web série

Pílulas sobre Paulo Freire

Pequenos vídeos com até 5 minutos de duração contendo falas de pessoas que conviveram e trabalharam com Paulo Freire e outras que tem suas jornadas fortemente atravessadas pela pedagogia libertadora do patrono da educação brasileira. Com Luiza Erundina de Sousa, Maria Madalena Costa Freire, Carlos Rodrigues Brandão, Bárbara Tavares dos Santos, Moacir Gadotti, Lydia Hortélio e Licko Turle.

A partir de 24/9, sexta-feira
Assista em: instagram.com/sescsantoandre

 

Curso

Curso contemporâneo em Paulo Freire: Práticas de emancipação popular em territórios brasileiros

O curso propõe um percurso de escuta, reflexão e debate junto a diferentes agentes que dialogam com o pensamento freireano e buscam ampliá-lo e atualizá-lo em seus territórios de atuação, por meio de movimentos sociais, questões étnico-raciais e de gênero, saúde e questões socioambientais. Com Rosana Fernandes, Bel Marques, Alemberg Quindins, Néia Bueno, Andrea Rocha Peres, Elly Bayó, Vera Lucia A. Dantas, Daniel Souza, Penha Oliveira, Judite Primo e Cláudia Rose Ribeiro. Mediação: Juliane Olívia.

Inscrições a partir de 30/09 – acompanhar as redes sociais (Facebook e Instagram) do Sesc Santo André.
20/10 a 24/11, às quartas das 19h às 21h – Plataforma Zoom

 

Veja mais sobre Paulo Freire em: memorial.paulofreire.org