Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

13 aprendizados para uma vida mais sustentável

Nesses tempos difíceis, quem aqui já recorreu ao azul do céu ou ao verde das plantas para reunir forças e seguir em frente? Mesmo dentro de casa, percebemos que conviver com a natureza e ter uma vida mais sustentável não é só possível - mas essencial.

"O contato com a natureza é muito potente. Pode começar com um simples olhar para fora e perceber a estação do ano - da janela mesmo, não precisa de grandes espaços. É um contato transformador pra vida, pra nossa saúde, pro nosso bem-estar", diz Gabriela Tiburcio, educadora ambiental do Sesc Bertioga. 

Com a observação, também pode surgir a vontade de colocar em prática algumas atitudes mais sustentáveis em casa. Mas como?

"Uma primeira dica é entender melhor sua rotina. Perceber de onde vêm e para onde vão a água, os alimentos, os resíduos. E a partir daí pensar onde você poderia intervir para fazer diferente. Não tem certo ou errado, depende de cada realidade", diz André Fossaluza, educador ambiental do Sesc Jundiaí. 

E as possibilidades são muitas, da horta ao minhocário, como mostramos nas 13 atividades a seguir. "Cada um começa por onde pode. E se tem um espaço em que podemos pensar diferente é a nossa casa", lembra Gabriela. 

É claro, tudo depende também de negociar com as pessoas que moram com você, de pensar nos vizinhos, no entorno. "Quando falamos em sustentabilidade, falamos também de pessoas. Ser sustentável não é apenas ter uma casa verde e isolada do resto da cidade. É um norte para o tipo de sociedade que queremos construir", ressalta André.

Para os educadores, cada atitude individual importa, mas sem esquecer do coletivo. Que tal começar com essas atitudes e depois contar para alguém ou algum grupo sobre como foi?  "Assim a gente vai começando a sonhar uma cidade, um bairro, um mundo diferente", completa Gabriela.

Quer ajuda para fazer essa semente germinar? Reunimos aqui 13 atividades propostas pelas unidades do Sesc que trazem dicas para plantar e colher, para curar e multiplicar, para reciclar e inspirar
 

PARA PLANTAR E COLHER

Você conhece a espiral de ervas? Ela é uma possibilidade de construção de horta caseira com tijolos, terra e areia - e sem a utilização de agrotóxicos! Aprenda a fazer com o vídeo do Sesc Sorocaba


Sabia que abelhas, borboletas e mariposas são polinizadores essenciais para a manutenção da vida no planeta? O vídeo do Sesc Birigui ensina como montar um jardim com espécies de plantas, flores e ervas que são propícias para eles. Vem ver:


Que tal variar um pouco o cardápio? Existe uma infinidade de plantas que podem ser consumidas, entre elas as Plantas alimentícias não convencionais, conhecidas como PANCs. O Sandro, agente de educação ambiental do Sesc Itaquera, fez uma busca no quintal. Ele mostra como reconhecê-las levá-las para o prato!


PARA MULTIPLICAR

Neste vídeo do Sesc Rio Preto, você aprende a fazer mudas de árvores frutíferas e conhece um pouco do trabalho da AAMA- Associação Amigos dos Mananciais, uma iniciativa que atua com o reflorestamento da mata ciliar e a proteção de nascentes.


Já ouviu falar de "Nendo Dango"? Desenvolvida no Japão e conhecida no Brasil como "bomba de sementes", é uma técnica de cultivo que aumenta a chance de germinação das sementes. O agente de educação ambiental do Sesc Jundiaí, André Fossaluza, mostra o passo a passo para você colocar a mão na terra e espalhar muitos jardins por aí: 


PARA OBSERVAR

Mesmo nas grandes cidades, a natureza está presente e se mostra pra gente - basta saber observar. O vídeo do Sesc Santos convida a olhar pela janela e prestar atenção às aves que vivem por perto. Do pombo doméstico ao joão-de-barro, atarefado em sua construção, é só treinar os olhos e ouvidos para encontrarmos nossos vizinhos voadores!


PARA REDUZIR RESÍDUOS, COMPOSTAR E RECICLAR

Sabe aquele plástico filme que é usado uma única vez para envolver os alimentos e logo em seguida acaba no lixo? Pois ele já tem uma alternativa reutilizável e, assim, mais sustentável: o paninho de cera. Aprenda como fazer o seu neste vídeo do Sesc Santo Amaro:

Reciclar é um passo importante quando pensamos em completar um ciclo de vida sustentável. Mas mais do que separar os resíduos em categorias, essa atividade depende de uma série de fatores para ser viável. Você conhece cada um deles neste vídeo da série Casa Sustentável, do Sesc Santo André


Sabia que com 3 recipientes plásticos você pode montar uma composteira em casa? Resíduos orgânicos como cascas de frutas e sobras de legumes não precisam ir parar nos aterros sanitários: podem virar adubo líquido para vitaminar suas plantas! O vídeo do Sesc Santos ensina como fazer: 

Prefere a compostagem com minhocas? O Sesc Santos te ensina:


PARA CURAR

Nossos canteiros e vasos podem conter plantas com propriedades medicinais. Nessa oficina do Sesc Santo André você conhece algumas das plantas que podem ser usadas com segurança e aprende como cultivá-as em casa: 


PARA INSPIRAR

Com o objetivo de criar uma rede de conexões com os agricultores da região, uma longa pesquisa sobre as origens da agricultura urbana no ABC foi feita pelo Sesc São Caetano e o Sesc Santo André. O resultado é o projeto Caminhos da Agricultura no ABCDMRR, que apresenta novos espaços da cidade que foram ocupados para cultivo de frutas, verduras e hortaliças. A Rede Permaperifa é um desses trabalhos inspiradores. Conheça aqui: 


Vamos conhecer a agrofloresta? Mais do que uma forma de cultivar a terra, esta é uma maneira de nos colocarmos diante da natureza e do meio em que vivemos. No vídeo do Sesc Itaquera, você conhece o sistema agroflorestal da unidade e descobre como esse sistema pode funcionar em pequenos vasos, canteiros e grandes terrenos: