Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Que jogo é esse?

(Imagem: Reprodução/montagem)
(Imagem: Reprodução/montagem)

Você chegou aqui, curioso, depois de ver os vídeos sobre esse tal jogo. E agora finalmente vai descobrir Que jogo é esse

A atividade explora a experimentação de jogos analógicos adaptados à modalidade online e propõe inovações que estimulam a convivência e formação de vínculos afetivos entre os jogadores. Por meio de uma vivência em um jogo que simula condições estruturais da vida real, uma mistura de jogo interpretação de papéis (PRG) com jogo da vida, os participantes serão desafiados a desenvolverem habilidades socioemocionais fundamentais às relações interpessoais.  

Mas quem pode jogar? Se você tem entre 13 e 24 anos, está no lugar certo. Serão cinco encontros com duas horas de duração no período da tarde, das 15h às 17h, sendo que as terças serão reservadas para os jovens de 13 a 17 anos, e as quartas, para os de 18 a 24. A atividade acontece de 21 de setembro a 20 de outubro de 2021. 

A participação é gratuita e as inscrições estão abertas até 24/9 ou enquanto houver vagas em inscricoes.sescsp.org.br.

 

E como surgiu a ideia? 

Após avaliação do processo pedagógico do Programa Juventudes do Sesc Consolação, vivido em 2020, a equipe compreendeu que era necessário dominar novas tecnologias educacionais para motivar e engajar o público jovem em atividades digitais. A partir daí, a Gamificação - que já fazia parte das metodologias utilizadas pela equipe - se apresentou um caminho interessante para esse objetivo, considerando os desafios da comunicação online.  

Assim, depois de alguns testes, surgiu essa experiência gamificada para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais fundamentais à convivência, qualidade de vida e exercício da cidadania. Ser empático, ter a capacidade de entender e controlar as próprias emoções, inferir os estados emocionais dos outros, comunicar-se de forma clara e respeitosa, resolver problemas de grupo, ser determinado e tomar decisões adequadas a diferentes contextos, são alguns exemplos.  

Portanto, para auxiliar a construção e fortalecimento das identidades dos jovens participantes, por meio da criatividade e colaboração, foi criado o Que jogo é esse