Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Alimentos da Época: frutas, legumes e verduras da Primavera

Setembro marca o início da estação das flores. Porém, a primavera traz consigo também uma farta variedade de alimentos que deixam a alimentação mais colorida e saudável

 

Uma boa alimentação é composta por uma variedade de frutas, legumes e verduras. Cada alimento se desenvolve melhor em uma determinada época do ano e consumi-lo na sua safra é vantajoso e traz muitos benefícios como:

:: Disponibilidade de nutrientes: quando colhido na época certa, o alimento tem maior qualidade nutricional, e isso se dá devido ao aproveitamento do clima e absorção dos nutrientes presentes no solo;

:: Mais sabor: cultivado na sua época natural, o alimento aproveita o clima e o solo e, consequentemente, desenvolve melhor seu aroma e sabor;

:: Menor preço: os custos da produção serão menores, com menos interferência do produtor e de aditivos que encarecem o produto;

:: Menos agrotóxicos: o alimento cultivado em sua época correta reduz a utilização de pesticidas e agrotóxicos, ajudando a preservar o meio ambiente.

 

Uma alimentação saudável, equilibrada e rica em fibras auxilia na saúde intestinal, na prevenção do aumento do colesterol e da glicemia e na regulação do metabolismo.

Saladas e sucos são ótimas opções para aproveitar esta estação florida. Confira quais são os alimentos da primavera:

:: Frutas:

Abacate, abacaxi, acerola, ameixa, amora, banana, caju, coco, graviola, jabuticaba, jaca, laranja, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, mexerica, nectarina, pêssego, physalis, pitanga e sapoti.

:: Legumes: 

Abóbora, abobrinha, alcachofra, batata-doce, berinjela, beterraba, cará, cenoura, chuchu, cogumelo, ervilha, ervilha torta, inhame, maxixe, pepino, pimentão, tomate e vagem.

:: Verduras: 

Agrião, alho-poró, almeirão, aspargo, brócolis, couve, couve-flor, escarola, espinafre, mostarda e rúcula.
 

Incremente os pratos com as PANCS

As Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCS – podem, do ponto de vista alimentício, incrementar muitos pratos, bebidas e sobremesas. Muitas delas são flores e podem ser encontradas de forma mais abundante no período da primavera. Que tal experimentar uma delas este ano?

Aproveite as dicas e conheça as receitas de dois simples e refrescantes Picolés Caseiros para fazer durante a estação mais florida do ano:

:: Picolé de Abacaxi: 

Ingredientes:

:: 4 rodelas de polpa de abacaxi;

:: 1 xícara de água;

:: 10 folhas de hortelã;

:: Gengibre a gosto.

 

Modo de preparo:

:: Bata todos os ingredientes;

:: Coloque as folhas de hortelã;

:: Derrame a mistura em forminhas para picolé;

:: Leve ao freezer para gelar.

 

Picolé de Melancia com Gengibre:

Ingredientes:

:: 3 xícaras de suco de melancia bem madura;

:: 6 folhas de hortelã;

:: 1 colher de chá de gengibre.

 

Modo de preparo:

:: Bata tudo no liquidificador;

:: Depois despeje nas forminhas de picolé;

:: Leve ao freezer para gelar.

#Dica: você também pode fazer um picolé apenas de melancia, caso seja seu gosto.