Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

'Feito à Mão' retorna em julho nas redes digitais do Sesc Bom Retiro

Despertar da criatividade e imaginação em atividades para a toda a família 

O Sesc Bom Retiro estreou em fevereiro deste ano o projeto Feito à Mão, série de vídeos quinzenais que convidam crianças a criar personagens, brinquedos, jogos e experimentações com a participação de toda família.  

Com apresentação das educadoras do núcleo socioeducativo, Andrea Jarandilha e Renata Inês, o projeto retoma suas atividades no mês de julho, com dois novos episódios: Mandala de Sementes e Folhas Água-viva Flutuante, que serão exibidos nos dias 04/07 e 18/07, domingo, às 12h, no Facebook (@sescbomretiro) e Canal do YouTube do Sesc Bom Retiro (/sescbomretiro). 

Inspirado na natureza e seus quatro elementos, os vídeos apresentam brincadeiras com fogo, que sugerem explosão corporal e adrenalina; brincadeiras com água que estimulam o olhar da natureza, bem como a simetria e o equilíbrio; brincadeiras com terra, do universo mais familiar, que imitam a vida cultural e enraizamento social, e brinquedos do ar, que ampliam os sentidos, trazem a contemplação e remetem à ideia de leveza.

“A ideia do 'Feito à Mão' é trazer propostas de brincadeiras e experimentações divertidas com materiais da natureza que encontramos facilmente, mesmo nas grandes cidades, como a água, folhas secas e sementes”, conta Renata Inês.

Na infância, ao estarmos em contato com a natureza, com nossas forças imaginativas, o galho da árvore pode virar uma espada; baldes com água transformam-se em rios e mares; sombras de pessoas e brinquedos, em monstros gigantes; areia, folhas e sementes, em grandes obras de arte. O brincar é essencial para o convívio social, para o estímulo da imaginação e para a ampliação do conhecimento sobre o mundo. 

“Hoje, passado mais de um ano em distanciamento social, vemos que as crianças, assim como muitos adultos, tiveram que inventar novas formas de se divertir e aprender em casa, ressignificando os espaços, objetos e materiais cotidianos”, completa Andrea Jarandilha.

Assista os episódios já publicados:

 

Feito à Mão
Domingos, 1às 2h
Mandala de Sementes e Folhas – 04/07
Água-Viva Flutuante – 18/07 

 

Siga o Sesc Bom Retiro nas redes sociais e fique por dentro da programação! 

Facebook (/sescbomretiro) | Instagram (@sescbomretiro) | Twitter (@sescbomretiro) | YouTube (/sescbomretiro