Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Pagu Vive - Transgressões femininas

Patrícia Rehder Galvão nasceu em junho de 1910. Pagu, como é mais conhecida, deixou um legado que sobrevive a esses 111 anos de seu nascimento. Para homenagear e refletir sobre ele, o Sesc Carmo organiza o ciclo de encontros Pagu Vive - Transgressões femininas sobre a vida e a obra dessa escritora, jornalista, poeta, cartunista, diretora de teatro e militante política. 

Pagu é considerada a primeira mulher a ser presa por motivações políticas no Brasil e teve uma participação bastante contundente no movimento modernista, ainda que fosse criança no período da Semana de Arte Moderna de 1922, da qual não participou. Era uma mulher precoce e transgressora por suas posturas críticas e de resistência. Até hoje, é uma referência para o movimento feminista no Brasil e, não à toa, o uso de seu nome aparece em iniciativas que trabalham na apuração e combate à violência contra a mulher e articulação das demandas dos direitos e visibilidade, como a Agência Patrícia Galvão

Pagu Vive - Transgressões Femininas é um ciclo composto por 3 mesas, que acontecerá entre 8 e 10 de junho de 2021, às 19h, no canal do Sesc Carmo no YouTube, com participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Assim como era Patrícia Galvão, os encontros têm abordagens múltiplas, nas áreas de gênero, literatura, sexualidade, valorizando a abrangência de seu trabalho e a magnitude do alcance de sua obra. 


08/06 - Mesa 1 - Pagu, a musa trágica da revolução - Vida e obra 
Com Lúcia Teixeira, Rudá K. Andrade e Sérgio Mamberti. Abertura: Danilo Santos de Miranda. Mediação: Tommy Pietra

Essa mesa resgata Pagu em suas múltiplas vivências, a partir das histórias de sua família e de pesquisas de conhecedores de seu acervo.  


09/06 - Mesa 2 - Feminismo e transgressão no jornalismo: Redes e política  
Com Jacira Melo, Josélia Aguiar e Semayat Oliveira. Mediação: Livia Lima da Silva

Nesta mesa, será discutida a presença de Patrícia Galvão no jornalismo.  


10/06 - Mesa 3 - Mulheres na literatura - periferias, movimentos e afirmações  
Com Amara Moira, Maria Valéria Rezende e Mel Duarte. Mediação: Priscila Machado Nunes

Nesta mesa, serão discutidos o papel da literatura como arte e transgressão, militância e transformação social. 

 

Pagu Vive - Transgressões femininas
Entre 8 e 10 de junho, transmitido ao vivo às 19h pelo YouTube do Sesc Carmo, o ciclo de encontros traz visibilidade para as transgressões das mulheres em diversos momentos históricos a partir das áreas em que Pagu atuou, como a literatura e o jornalismo