Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Mercadão Central de Ribeirão Preto: Memória e Identidade

Os aromas e os sabores que impressionam nossos sentidos são elementos poderosos, capazes de definir nossa identidade e de nos situar no mundo. Essas experiências sensoriais, sejam gustativas ou olfativas, têm o poder de nos transportar através do tempo e espaço, nos convidando a visitar lugares da nossa memória. Como referências culturais, podem estabelecer vínculos com lugares específicos, inclusive com objetos urbanos que são parte de nosso repertório espacial.

Os mercados municipais, presentes em inúmeras cidades do Brasil e do mundo, são exemplos desses lugares, onde os sentidos são parte da construção da identidade local. Nestes espaços vibrantes, é possível passear pela tradição de um povo em corredores ricos em estímulos olfativos, visuais, auditivos e gustativos. Mais do que centros de compra e venda de mercadorias, são expressões dos nossos hábitos e tradições.

Ribeirão Preto possui uma rica história que cerca esse objeto urbano. Nosso mercado, carinhosamente apelidado de “Mercadão”, faz parte do cotidiano dos moradores há mais de um século - um público diverso que o frequenta diariamente para comprar, conversar e fazer suas refeições.

Como nos identificamos com a cidade por meio dos insumos que encontramos em nosso Mercado Municipal? Como nossas práticas culturais, expressas pelos ingredientes que escolhemos ou pela nossa forma de cozinhar, nos unem? Essas são algumas das reflexões que a série “Mercadão Central de Ribeirão Preto: Memória e Identidades” nos convida a fazer.

Em um conteúdo dividido em dois vídeos, o professor e chef de cozinha Toni de Souza e a professora convidada Nainôra de Freitas tomam o preparo de receitas regionais como ponto de partida para uma incursão pelo Mercadão de Ribeirão. Em uma conversa descontraída pelos corredores, discutem a formação do patrimônio cultural imaterial brasileiro e a participação de moradores e imigrantes. Também estão em pauta o reconhecimento da região central e do Mercadão como referências no circuito turístico da cidade de Ribeirão Preto.

O projeto integra um eixo programático do Programa de Turismo Social do Sesc São Paulo chamado “Outras viagens”, uma Iniciativa em que os temas do turismo e das viagens são abordados em atividades sem deslocamento dos participantes, visando também a difundir conhecimentos sobre a história e cultura local.

Nos vídeos, disponíveis no YouTube do Sesc Ribeirão Preto, os protagonistas são a cachaça, o açúcar, o limão, a mandioca, a carne bovina, o queijo e a goiabada, ingredientes comprados durante um passeio pelo Mercadão, que se transformam numa boa caipirinha, na típica vaca atolada e na deliciosa sobremesa Romeu e Julieta. Assista ao primeiro episódio:

 

E assista agora ao segundo episódio:

 

Nainora Maria Barbosa de Freitas é graduada, mestre e doutora em História pela UNESP Franca. É professora de História na rede privada e membra da Academia Ribeirão-pretana de Educação. 

Antonio (Toni) Aparecido de Souza é professor desde 1990, tendo atuado em várias instituições brasileiras públicas e privadas, na educação básica e superior. É graduado em Geografia, Pedagogia e Gastronomia, Mestre em Geografia pela USP e pela UFU, Doutorando em Geografia pela UNICAMP. É consultor do MEC, sendo avaliador de cursos de Gastronomia. É DJ, jornalista e fotógrafo. Atuou em emissoras de rádio do estado de São Paulo onde usava o nome artístico de Toni Manero. É criador do projeto OVNEWRP que busca entender a música negra brasileira com discotecagens de todas as vertentes, que está paralisado devido à Covid 19. 
 

Ficha Técnica
Realização: Sesc Ribeirão Preto 
Produção audiovisual: Devir Produções 
Diretor: Matheus Doninha 
Direção de Fotografia e edição: Gabriel Sousa 
Som direto e luz: Matheus Burns 
Apresentação: Prof. Mestre Antonio Aparecido de Souza 
Participação especial: Profa. Nainora Maria Barbosa de Freitas 
Libras: Lucas Rafael Gomes dos Santos 
Trilha sonora Choro da Casa e Márcio Coelho