Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Boas práticas na gestão financeira de projetos culturais

A série de vídeos Boas práticas na gestão financeira de projetos culturais, proposta pelo Sesc Carmo, foi pensada especialmente para ajudar os contemplados nos editais da Lei Aldir Blanc e da Prefeitura de São Paulo. Em quatro vídeos, a produtora e criadora de projetos culturais, Amanda Alves Prado, apresenta as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre como organizar os recursos em projetos artísticos.

Muitos artistas e produtores culturais se deparam com dificuldades na realização da prestação de contas de seus projetos. Por isso, a série foca nos detalhes do planejamento, compras, pagamentos, para que a prestação de contas seja uma etapa mais tranquila.

No primeiro vídeo, Planejar para não se enrolar, Amanda explica como um projeto bem planejado facilita a gestão de recursos e de que forma fazer isso na prática, apresentando conceitos e exemplos para evitar alguns problemas muito recorrentes por falhas no planejamento.


No segundo vídeo, Dinheiro na mão sem vendaval, a produtora explica o passo a passo para você manter as finanças organizadas de forma simples ao longo do desenvolvimento do seu projeto. Você vai saber quais são os documentos válidos para comprovar gastos e como contratar serviços de forma correta.


Vamos perder o medo das planilhas de uma vez por todas? Neste vídeo, Mão na planilha, Amanda mostra todas as funcionalidades de uma planilha e um método bem simples para organizar todos os seus comprovantes de gastos para você acessar de forma simples e rápida sempre que precisar.


O quarto e último vídeo (O que esperar da prestação de contas) é sobre a temida prestação de contas. Você vai entender quais documentos são necessários e os motivos; vamos falar sobre a relação com a equipe de acompanhamento do projeto e sobre como este processo pode ser mais simples do que você imagina.