Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O lado verde das instituições de saúde. Conheça o trabalho de três hortas na região da Avenida Paulista

Jardim do Hospital Santa Catarina. Foto: Acervo da instituição.
Jardim do Hospital Santa Catarina. Foto: Acervo da instituição.

O projeto Ideias e Ações para um Novo Tempo acontece de 1º a 15 de junho trazendo o debate da sustentabilidade por meio de programações online em toda a rede Sesc SP. O intuito é promover o diálogo entre público e iniciativas, por meio da perspectiva ética e sustentável.  

O Sesc traz nesta matéria a atenção para uma outra peculiaridade de alguns destes espaços, a configuração destes como áreas verdes urbanas que contribuem em aspectos relacionados à saúde pública, conforto térmico e educação ambiental.
Confira imagens e informações sobre estas áreas que estão localizadas em instituições nas proximidades do Sesc Avenida Paulista:

Sugerimos verificar junto às instituições pelas redes sociais e demais canais antes de realizar sua visita.

 

1. Jardim e Horta do Hospital Santa Catarina

Jardim do Hospital Santa Catarina
Jardim do Hospital Santa Catarina. Foto: Acervo da instituição

 

A segunda maior área verde da Avenida Paulista está localizada dentro do hospital fundado em 1906 pela Congregação das Irmãs de Santa Catarina. A área de 3.925 m² possui também um acervo histórico que conta a trajetória da instituição.

O jardim possui cerca de 165 árvores distribuídas por todo o terreno, sendo, em sua maioria, árvores frutíferas, mas também outras como pau-brasil, palmeiras, ciprestes; flores como jasmim-manga, camélias, bromélias, dracenas, paineiras e outras. Pelo espaço circulam aves que procuram espaço para formar seus ninhos, se alimentar ou descansar, como sabiás, periquitos, pica-paus, bem-te-vis, maritacas, entre outros.  Existe ainda uma horta, composta por alguns tubérculos e vegetais de fácil cultivo. A plantação é dedicada ao consumo das Irmãs da Congregação de Santa Catarina que residem na propriedade.

O espaço conta ainda com um pequeno lago com carpas, onde se encontra uma Gruta de Nossa Senhora de Lourdes.

Local: Avenida Paulista, 200. Bela Vista.  
Telefone: (11) 3016-4374/ 3016-4357/3016-3803 
E-mail: sachsc@redesc.org.br

 

2. Horta da Faculdade de Medicina da USP

 Horta da Faculdade de Medicina da USP. Foto: Acervo da instituição.
Horta da Faculdade de Medicina da USP. Foto: Paulo Sérgio Zembruski

 

A horta existe desde 2013, a partir da iniciativa de funcionários da faculdade e visitantes, que voluntariamente atuam para cultivar alimentos a partir dos princípios agroecológicos. De caráter educativo e voltado à promoção da saúde e da socialização de pessoas de diferentes perfis e locais, a área de 450 m² possui grande biodiversidade de plantas e insetos.

Desde sua inauguração o espaço realiza diversos eventos ligados à alimentação e promoção da saúde. Em 2016, foi elaborado por voluntários e pesquisadores o Guia Informativo Sobre Plantas Medicinais, que pode ser acessado gratuitamente pelo público. Conteúdos, dicas, eventos e demais informações podem ser acessadas no blog e nas páginas da horta no Instagram e Facebook.
 

Local: Avenida Dr. Arnaldo, 455. Cerqueira César
Telefone: (11) 3061-8521
E:mail: horta@fm.usp.br

 

 

 

 

3. Horta da Faculdade de Saúde Pública da USP


Horta da Faculdade de Saúde Pública da USP. Foto: Acervo da instituição

 

A horta foi criada em 2014 por meio da colaboração de docentes, funcionários e estudantes de graduação e pós-graduação da Faculdade de Saúde Pública (FSP). O projeto é interdisciplinar e tem como intenção ser um campo de atividades práticas para disciplinas da universidade, apresentando as relações entre sustentabilidade ambiental e a alimentação, através de atividades educativas comunitárias e abertas ao público.  

A horta é um laboratório didático e possui usos diversos: aulas para alunos da graduação, oficinas para funcionários e visitantes externos, coleta de resíduos do refeitório da faculdade para compostagem, dentre outros. A trajetória do projeto é descrita na publicação online Histórias da Horta da Faculdade de Saúde Pública, que também possui dicas sobre como montar uma horta caseira. As publicações nas redes sociais trazem conteúdos informativos sobre assuntos diversos como alimentação e biodiversidade, PANCs. 

Conheça o instagram e facebook da horta
Local: Avenida Dr. Arnaldo, 715. Cerqueira César
E-mail: hortafsp@gmail.com 

 


Vídeo produzido em abril, 2019, pelo Projeto Horta da Faculdade de Saúde Pública da USP,
com direção de Marcos Warschauer e Rodrigo Tomaz

--- 

Saiba mais sobre o Ideias e Ações para um Novo Tempo