Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sesc Bom Retiro recebe a atleta Ninna Cardoso Silvestre em Live do Projeto Mulheres em Luta

Sesc Bom Retiro apresenta no dia 26 de junho, sábado, às 16h, no seu perfil no Instagram, a atividade Mulheres em Luta. A modalidade deste mês será o Kung Fu, com a convidada Ninna Cardoso Silvestre, atleta da seleção brasileira de Kung Fu, 1ª colocada no ranking nacional do esporte e com várias conquistas em sua carreira. A mediação será feita pela educadora do Sesc Bom Retiro Liz Imyrá. 
 
A live faz parte do projeto Mulheres em Luta, que, desde março de 2021, apresenta aspectos históricos e simbólicos da participação das mulheres brasileiras nos esportes de lutas. A atividade já visitou as seguintes modalidades: Sumô, Judô Paralímpico, Judô, Capoeira, Capoeira de Angola, Esgrima, Taekwondo e Caratê. Os encontros estão disponíveis no IGTV da unidade em instagram.com/sescbomretiro
 
Andrea Salmazzi, programadora em desenvolvimento físico-esportivo do Sesc Bom Retiro, que participou da curadoria do projeto juntamente com as educadoras e os educadores da unidade, conta que o objetivo do Mulheres em Luta é abordar a participação das mulheres brasileiras nos esportes de luta, tanto profissionalmente, como enquanto prática esportiva cotidiana no país. "A ideia é relacionar as lutas como modalidade esportiva, e as lutas diárias de mulheres em diferentes contextos sociais, inspirando à reflexão sobre representatividade e empoderamento, com histórias de superação e de valorização do direito de lutar, seja para o esporte espetáculo, seja como prática esportiva escolhida para o bem-estar individual e coletivo, ou ainda como forma de defesa pessoal”, destaca. 

O Kung Fu é uma arte marcial chinesa criada em 525 a.C. Seus movimentos de ataque e defesa foram inspirados na natureza e na observação dos movimentos dos animais. A prática desenvolve não só o corpo, mas também a mente e o caráter, além de ser uma excelente técnica de defesa pessoal. Hoje existem mais de 1000 estilos, sendo 300 deles catalogados oficialmente, dentre eles os conhecidos Shaolin do Norte e o Tai Chi Chuan. A modalidade fará parte dos jogos olímpicos da juventude de 2022, que será realizado na cidade de Dacar, a capital do Senegal. 
 
“O Kung Fu oferece o perfeito equilíbrio entre técnicas poderosas e uma rica filosofia de respeito e força interna centrada nas tradições, além de desenvolver essa combinação entre técnicas físicas e mentais, trazendo para seus praticantes uma integridade entre corpo, mente e espírito para uma nova descoberta do potencial existente no ser humano”, complementa Ninna. 
 
A paulistana, de 40 anos, que compete no estilo Taolu/Wushu moderno (lutas coreografadas, ou contra adversário imaginário) e trabalha com mãos livres ou armas (facão, bastão e espada), ressalta a dificuldade dos esportes amadores em conseguir apoio para uma ampla divulgação: “Acredito que inicialmente nós, praticantes, temos que acreditar na nossa arte e de alguma maneira tentar difundi-la mais. A partir daí, fazermos com que mais pessoas tenham acesso ao nosso trabalho e, aos poucos, vamos criando um espaço importante para que mais pessoas acreditem no nosso esporte.” 
 
O encontro é uma junção de bate-papo com treino de Kung Fu, em que a convidada compartilha suas experiências entre as mulheres atletas que atualmente vem conquistando grande espaço na prática e em competições da modalidade. Ninna acredita que ações como essa são fundamentais para retirar estigmas dos esportes de combate: “O projeto Mulheres em luta é de extrema importância e serve como inspiração, pois muitas mulheres pensam que pode ser um ambiente masculino ou algo parecido, e vendo o que estamos fazendo, e de todo o benefício que a arte marcial traz para a nossa autoestima e auto confiança, esses preconceitos são deixados de lado”, finaliza. 
 
Sobre o encontro: 
Mulheres em Luta – Kung Fu. Atleta convidada: Ninna Cardoso Silvestre 
Quando: 26/06,  sábado, às 16h 
Onde: instagram.com/sescbomretiro 
 
Siga o Sesc Bom Retiro nas redes sociais fique por dentro da programação da unidade! 

Facebook (\sescbomretiro) | Instagram (@sescbomretiro) | YouTube (\sescbomretiro