Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Semana de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas: acompanhe a programação nas redes digitais do Sesc São Paulo

Realizada pelo Sesc São Paulo, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Secretária Municipal de Esporte e Lazer de São Paulo, Cri Norte - Centro de Referência do Idoso e a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), a Semana de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas convida para um cuidar do corpo/casa de forma multidisciplinar, baseado na valorização da autonomia e do protagonismo das pessoas idosas.

A campanha, que acontece de 24 a 30 de junho, traz uma programação completamente digital e gratuita nas redes das unidades do Sesc SP. As ações têm início no dia 24/6, às 16h no canal do YouTube do Sesc SP, com uma discussão sobre a importância de cuidar do corpo/casa, compreendendo ambos como espaços de vida, de segurança e bem-estar. O encontro virtual traz como título o tema da campanha: Cuidar para não cair: meu corpo/casa e tem a participação de: Marcos Rojo, educador físico, diplomado em yoga e mestre pelo departamento de neurologia da Faculdade de Medicina da USP; Monica Perracini, fisioterapeuta, especialista em Gerontologia e professora colaboradora do Programa de Mestrado e Doutorado em Gerontologia da UNICAMP; e Sérgio Paschoal, doutor em Ciências (Medicina Preventiva) pela USP e especialista em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. A mediação é de Neide Alessandra Périgo Nascimento, mestra e doutora em ciências pelo departamento de Nutrição, disciplina de Geriatria e Gerontologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e assistente técnica da Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc São Paulo.

 

 

As ações buscam estimular a reflexão sobre a complexidade e a integração entre nosso corpo biológico e a casa em que vivemos, para que o cuidado de ambos possa contribuir para prevenir quedas. Acompanhe a programação nas redes sociais das unidades e veja alguns destaques abaixo.

 

Destaques da Programação

Práticas Pélvicas de Autocuidado

Curso de dança voltado ao público 60+, focado na exploração do movimento pélvico no corpo idoso, na relação da pélvis com os pés e a mandíbula.  As aulas buscam trazer consciência corporal e um novo olhar para o cotidiano por meio da dança através de movimentos que cultivem o prazer, a saúde integral, a vitalidade, a criatividade, a alegria e o relaxamento. Com Thiane Nascimento (Pélvika)

29/06 a 22/07, terças e quintas-feiras, das 17h às 18h30
Plataforma Zoom – Sesc 24 de Maio

 

Desafiando a gravidade
Com Rodrigo Mallet

A oficina tem como proposta os jogos circenses pensados e adaptados para o público idoso, e desenvolve aspectos de equilíbrio usados em ações das acrobacias e da manipulação de objetos comuns que temos em casa, como cadeira, cabo de vassoura, folha de jornal e sacolas plásticas de supermercado. 

30/06, quarta-feira, às 15h30
Plataforma Google Meet – Sesc Bauru

 

Um papo sobre corpo, casa e afeto para prevenir quedas

Em um bate-papo descontraído, o ator e contador de histórias Ademir Apparício e sua avó Dolores conversam com idosos do Sesc Birigui e do Sesc Presidente Prudente sobre cuidados com o corpo, a casa e a mente como forma de prevenir quedas. Com Ademir Apparício, Dolores Rico Apparício, Natália Campos e Shyrlei Alipio. Mediação: Bárbara Guirado e Gabriela Evaristo

25/06, sexta-feira, das 15h às 16h30
Plataforma Zoom – Sesc Birigui e Sesc Thermas de Presidente Prudente

 

Corpo/Casa e Afeto: Uma história ancestral

Com Ademir Apparício e Dolores Rico Apparício

O ator e contador de histórias Ademir e sua avó Dolores abrem as portas de sua casa nesse vídeo que mescla histórias e cuidado com o corpo e a casa, celebrando o saber ancestral e estimulando idosos e sua rede de apoio a prevenirem quedas.

26/06, sábado, às 14h 
Canal do Youtube e Facebook – Sesc Bririgui

Canal do Youtube e Facebook – Sesc Thermas de Presidente Prudente 

 

Como prevenir quedas e melhorar o equilíbrio
Com educadores das atividades físico esportivas Laís Delbuque e Getúlio Furtado 

Videoaulas com dicas e orientações para prevenção de quedas

24/06 - Risco de quedas em casa e como evitá-los. 

26/06 - Apresentação de coreografia com passo a passo, voltada para o equilíbrio. 

29/06 - Dicas para cuidar do seu corpo/casa

30/06 – Ginástica para todos - TSI Especial com a temática Festa Junina. A partir de coreografia de quadrilha de festa junina serão trabalhadas atividades e orientações para a prevenção de quedas. 

Redes sociais do Sesc Bom Retiro

 

Firme no meu corpo/casa
Com Rosiani Andreozi

Esta aula aberta reflete sobre os cuidados necessários que precisamos ter em casa, por meio do fortalecimento muscular com práticas físicas que podemos fazer na nossa própria residência. 

28/06, segunda-feira, das 18h às 19h
Facebook do Sesc São Caetano

 

Sem quedas! - Autocuidado e exercícios
Com Daniel Moreira

Atividade de orientação sobre como evitar quedas em pessoas idosas, a partir do autocuidado, do cuidado com o ambiente e da prática de exercícios físicos de equilíbrio, coordenação e força. A ação será dividida em duas partes, uma teórica, com dicas sobre como evitar quedas, e outra prática, com a demonstração e realização coletiva de alguns exercícios que podem ajudar fisicamente nessa prevenção. 

30/06, quarta-feira, das 14h às 15h 
Microsoft Teams – Sesc Florêncio de Abreu

 

Prevenindo quedas e combatendo o sedentarismo
Com Renata Correia

Nesta aula online aberta e direcionada às pessoas idosas, a educadora física Renata Correia indica exercícios com foco no fortalecimento e equilíbrio para prevenção de quedas, abordando a questão do sedentarismo nesse período tão difícil de isolamento. 

25/06, sexta-feira, às 16h
YouTube do Sesc Guarulhos

 

Auto cuidado e identificação de riscos de quedas

Nesse encontro, a acupunturista e osteopata Fabiana de Oliveira irá compartilhar dicas e reflexões sobre a importância da identificação dos possíveis riscos de quedas e da prática do autocuidado como prevenção.

30/06, quarta-feira, das 15h às 16h30
Plataforma Zoom – Sesc Registro

 

Yoga para Prevenção de Quedas
Com Acauã Spinola

A queda pode resultar em limitações motoras e, na busca de conscientizar as pessoas sobre a importância da sua prevenção, esta aula pretende estimular a atenção, fortalecer os músculos, fomentar a mobilidade e desenvolver o equilíbrio. 

Redes sociais do Sesc Vila Mariana

 

Saiba mais sobre a Semana de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas