Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Em clima de clube, programação de verão do Sesc 24 de Maio homenageia imigrantes que popularizaram práticas esportivas na cidade de São Paulo

(Foto: Alberto S. Cerri)
(Foto: Alberto S. Cerri)

São Paulo é formada por comunidades de diversos países. A cidade é exemplo da mescla de costumes e hábitos, que geram intercâmbios culturais, alimentares e também de práticas esportivas. É sob esse olhar que o Sesc 24 de Maio idealizou a programação do Sesc Verão 2019 com o tema “Esporte Social Clube”.

Para que se integrassem à nova cidade, era comum que grupos de imigrantes se reunissem em clubes e praticassem modalidades de esportes trazidas de seus próprios países. Isso estimulava a convivência em grupo e acabou por colaborar com a popularização de diversos esportes na capital paulista.

É por influência da comunidade italiana, por exemplo, que futebol, boxe e bocha se tornaram conhecidos em São Paulo. Já os ingleses, foram os responsáveis por inserir no hall de esportes da cidade a prática do rugby.

No verão de 2019, o Sesc 24 de Maio homenageia uma comunidade imigrante a cada semana. Em sintonia direta com seu entorno, repleto de moradores de outras nacionalidades, ocorrem apresentações esportivas de estilos trazidos por comunidades estrangeiras, seguidas de vivências e recreações ao longo da semana.

Esportistas como Fofão e Serginho participam da programação em apresentações esportivas. Os multicampeões pela seleção brasileira fazem jogo exibição de voleibol, esporte criado nos Estados Unidos e popularizado no Brasil em clubes paulistanos. Já em sintonia com modalidades trazidas por imigrantes da Itália, os atletas Alex e Jamelli, Dirceu Pinto e Servílio de Oliveira realizaram vivências de futebol, bocha paraolímpica e boxe, respectivamente. O Hóquei Sobre Patins, que chegou ao Brasil por influência de imigrantes portugueses, também teve seu espaço entre as atividades.

Para dar sentido à máxima “mente sã, corpo são”, bate-papos sobre o papel do associativismo para a criação de identidade ocorrem ao longo da programação. Com mediação de Ricardo Frugoli, especialista em cozinha brasileira, o Esporte Social Clube na Gastronomia ensina sobre a imigração por meio da culinária.

8º andar do prédio foi ambientado com o tema “Esporte Social Clube”

Convidativo para a prática de atividades físicas, o 8º andar do Sesc 24 de Maio recebeu decoração especifica para a temporada do Sesc Verão 2019. O espaço tem flâmulas, bandeiras, pistas de corrida e de minibocha, piso especial, espaço para jogos de tabuleiros, área infantil e painéis explicativos sobre os clubes de imigrantes que se instalaram em São Paulo. Os detalhes foram pensados para despertar no público o interesse por cada estilo esportivo e por suas respectivas histórias.

Confira vídeo que mostra ambientação do 8º andar

A programação conta, ainda, com as atividades Apresentação Esportiva de Paraciclismo, Vivência de Esgrima, Vivências de Ciclismo – que relembram o antigo velódromo construído no Centro da cidade em 1892, danças ao redor do mundo e aulas abertas de Tai Chi Chuan e Pilates. O Sesc Verão ocorre entre os dias 5 de janeiro e 5 de março. Gratuitas, as atividades não exigem inscrição prévia.
Confira a programação completa de atividades do Sesc 24 de Maio durante o Sesc Verao 2019 e participe!