Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Aperte o play!

Bandas que se apresentaram na mostra do (Im)Pulso 2018 | Foto: Jorge Etecheber
Bandas que se apresentaram na mostra do (Im)Pulso 2018 | Foto: Jorge Etecheber

Em 2018, jovens bandas e músicos que se desenvolveram ao longo de um ano por meio do projeto (Im)Pulso, no Sesc Rio Preto, viram seus projetos ganharem corpo e tomar forma. Elas gravaram singles, autorais e não autorais, sob a orientação e supervisão do músico e produtor musical China, que acompanhou todas as gravações, do começo ao fim, além de orientar os grupos durante todo o processo.

As bandas compostas por jovens músicos da cidade e região passaram por uma submersão no universo musical, tendo contato com técnicas, estúdios, gravações e formativas que as prepararam para concluir o projeto com amadurecimento e experiência. Todo esse contato com o mundo musical profissional culminou em um impulso no desenvolvimento vital de cada uma delas.

Se no início que os jovens queriam era apenas tocar, por meio do (Im)Pulso, eles foram muito além. Com a ajuda de profissionais renomados, viram o resultado de toda a dedicação e trabalho árduo se tornar palpável, ao fim do projeto.

Os trabalhos começaram em junho do ano passado, quando as seis jovens bandas tiveram o primeiro contato com o músico e produtor em um bate-papo descontraído (mas ainda sim, com seriedade), sobre o universo da música e da produção musical. Em julho o encontro foi com o cantor Fábio Caldeira, os músicos aperfeiçoaram técnicas de como modular o som, ter uma boa presença de palco e de sintonia de apresentação.

Em agosto e setembro, os jovens músicos intensificaram os encontros e passaram a ensaiar no teatro do Sesc Rio Preto. Em uma oficina com o diretor de arte João Paulo Lopes, os jovens aprenderam a fazer materiais de design gráfico com pouco investimento para destacarem seus trabalhos.

Já em setembro, as bandas subiram ao palco da Comedoria do Sesc Rio Preto, soltando o som e colocando em prática o que aprenderam. E, para consolidar e registrar essa programação, as gravações das canções das bandas e das parcerias que surgiram durante o (Im)Pulso, marcam mais essa edição. Aperte o play!