Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Respeita as mina, as mona e a Ana!

Dez anos depois de entrar de vez para o cenário musical com o disco Amor e Caos (2007), Ana Cañas diminui a dose de romantismo e dá espaço para letras autorais de cunho feminista em seu novo álbum Todxs, com lançamento marcado para os dias 8, 9 e 10 de fevereiro no Sesc 24 de Maio. “O disco fala abertamente sobre a opressão da cultura patriarcal, misoginia, sexismo e machismo através do silenciamento do corpo e do prazer femininos, abusos, assédio, cerceamentos do pensamento e fala da mulher, entre tantos outros mecanismos estruturais de opressão”, diz Cañas. A capa prova que ela não tem medo de ser considerada militante – sugere, ao contrário, que os mantenedores do sistema patriarcal é que devem temê-la.


(Capa do álbum Todxs | Divulgação)

Todxs (que, segundo Cañas, pronuncia-se “tôdes”) é um neologismo contemporâneo surgido nas redes sociais. Como título do álbum, a palavra busca sintetizar a representatividade de minorias políticas, em especial as mulheres. “Gênero é uma construção social e acho que esse termo convida a essa reflexão de forma muito interessante”, afirma a artista. Essas questões já haviam aparecido no vídeo da música Respeita, lançado em 2017. O fato delas serem aprofundadas no quinto álbum de sua carreira, o primeiro produzido de forma independente (em parceria com Thiago Barromeo) e no contexto político atual, não é uma coincidência. “É um reflexo dos últimos dois anos da minha vida, do ativismo pessoal, dos shows realizados em ocupações, na quebrada, nos saraus periféricos, nos assentamentos do MST, Cooperifa e tantos outros, e também das amizades feitas com lideranças de movimentos – muitas delas, mulheres”, pontua.

As parcerias e participações presentes no disco também são frutos de encontros de outros tempos. “O Arnaldo (Antunes) já é meu parceiro há dez anos e a Taciana (Barros) também é amiga dele e minha, então nos unimos para celebrar as ideias.” O trio assina a autoria de Declaro My Love e Independer, composta também por Lúcio Maia. “O Sombra – que participa e é coautor da faixa-título –  é um amigo que admiro muito, um mito do rap nacional, parceiro do Sabotage. Sou fã das letras, do SNJ, e sobretudo, do ser humano e do talento.” Já o cantor e compositor Chico Chico, filho de Cássia Eller, aparece na versão de Tua Boca, de Itamar Assumpção, e também participa dos shows de lançamento. “Nós estamos tocando juntos há mais de um ano e é sempre um encontro muito forte, bonito e poético. A gente se expressa de maneira visceral na música, e quando nos juntamos, tem essa dinâmica que, particularmente, sempre me emociona.

Além dessa, duas composições de outros autores entraram no álbum: Tijolo (Carlos Posada) e Eu Amo Você (de Cassiano e Sílvio Rochael, eternizada na voz de Tim Maia) cujo clipe, lançado em dezembro de 2018, tem participação da atriz Nanda Costa. “Essas ficaram pois dialogavam com as temáticas, as subjetividades e os lirismos das minhas próprias músicas.” Para as quatro apresentações no Sesc 24 de Maio, Ana Cañas garante um show repleto de reverberações musicais, melódicas e visuais de discursos que almejam a ampliação e diversificação de espaços e vivências. E completa: “Estamos muito animadxs, a equipe é linda e estão todxs muito empoldagxs com essa estreia muito especial pra nós.” Os ingressos estão à venda a partir de 29/01 às 12h pela internet, e 30/01 às 17h30 nas bilheterias das unidades do Sesc São Paulo.