Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Temporada do Teatro Mínimo 2019 começa com estreia

Indicado para o prêmio Aplauso como destaque do 2° semestre de 2018, o projeto Teatro Mínimo retorna ao Sesc Ipiranga em 2019 com novos espetáculos.  Fundamentado na proximidade entre artistas e público, a ação parte de montagens de pequeno porte com foco em dramaturgia e interpretação. Em 2018, o Auditório da Unidade, espaço escolhido por sua arquitetura intimista, recebeu 8 peças, em sua maioria monólogos. O projeto que existe há mais de 5 anos tornou-se tradicional no meio cultural do bairro do Ipiranga.


SOB O CEÚ DE RUBEM BRAGA

Foto: Ligia Jardim

Para iniciar o projeto em 2019, entre os dias 11/1 e 3/2, o Sesc Ipiranga recebe a estreia do espetáculo “Sob o Céu de Rubem Braga”. O solo, realizado por Bruno Cavalcanti, tem direção de Antônio Januzelli e remonta diversas crônicas de Rubem Braga, autor falecido em 1990 Além do trabalho de Bruno Cavalcanti e Januzelli, destaca-se também a pesquisadora da voz expressiva Mônica Montenegro. 

Lembrado como um dos maiores cronistas brasileiros, Rubem Braga nasceu em 1913 e foi um dos responsáveis por tornar a crônica um gênero literário no Brasil. Jornalista, Braga trouxe lirismo, humor, ironia e leveza aos textos que falavam sobre a vida e o cotidiano.

“Eu considerei a glória de um pavão ostentando o esplendor de suas cores; é um luxo imperial. Mas andei lendo livros, e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão. Não há pigmentos. O que há são minúsculas bolhas d’água em que a luz se fragmenta, como em um prisma. O pavão é um arco-íris de plumas.
Eu considerei que este é o luxo do grande artista, atingir o máximo de matizes com o mínimo de elementos. De água e luz ele faz seu esplendor; seu grande mistério é a simplicidade.”
Rubem Braga (1958)

Antônio Januzelli, conhecido como Janô, é Doutor em artes, pesquisador, ator, diretor e foi professor da Escola de Comunicações e Artes da USP e da Escola de Arte Dramática da USP.  Além de dirigir a peça, também realizará, entre os dias 17 e 31/1, sua oficina "O Laboratório Dramático". O curso que aborda aspectos da pesquisa sobre as práticas do ator, trabalho desenvolvido por Janô há mais de 40 anos.
 

>> Acesse a programação completa do Teatro Mínimo aqui.