Postado em
Oito livros para pensar a mediação cultural
A partir do dia 19/9, o Sesc Avenida Paulista recebe encontros independentes para pensar sobre as práticas da mediação cultural. Serão leituras, conversas e encontros de pesquisadores, atuantes, curiosos, alunos e interessados em geral para discutir funções e papéis do mediador dentro de diferentes espaços de cultura.
Na atualidade, percebe-se que é cada vez mais comum a prática de oferecer serviços educativos (de mediação, monitoria, visitas orientadas ou educativas) vinculada às exposições em cartaz, porém, este trabalho que traz resultados tão importantes carece ainda de reflexão, pesquisa, diálogos pontuais entre profissionais e interessados. A proposta é estabelecer uma reflexão crítica sobre o cenário da mediação cultural, tendo como ponto de partida textos e livros que discutam a temática.
Marcela Tiboni, uma das participantes das atividades, listou oito livros relevantes sobre o tema. Confira e se inspire!
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Claudino Piletti e Nelson Piletti - ED. Contexto
"O livro aborda a história da educação pelo mundo, abordando diferentes países, continentes e culturas. Traz um panorama importante sobre a construção do pensamento e das práticas pedagógicas criando um contexto interessante para entendermos a educação hoje."
EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE
Paulo Freire - ED. Paz e Terra
"Trabalhar com educação não-formal exige que se conheça um pouco da educação-formal. Paulo Freire é uma referência para as duas áreas da educação, e a leitura deste livro se faz fundamental para aprofundar pensamentos e pesquisas."
ARTE/EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Ana Mae Barbosa (Org.) - ED. Cortez
"Uma coletânea de textos sobre mediação. Com a organização de uma das pesquisadoras referência para a área da educação não-formal. Leitura potente e possível de ler aos poucos."
ESTÓRIAS PARA QUEM GOSTA DE ENSINAR
Rubem Alves - ED. Papirus
"Para mim um dos maiores autores para pensar a educação. Através de crônicas, o livro traz assuntos relevantes para o mundo da educação, propondo reflexões, soluções e questionamentos sobre temas mundanos e corriqueiros da educação."
A PAIXÃO DE CONHECER O MUNDO
Madalena Freire - ED. Paz e Terra
"Livro envolvente e daqueles que dá um ânimo depois da leitura. Relata o processo de conhecimento como uma construção coletiva e colaborativa entre professor e alunos."
ESPAÇOS DA MEDIAÇÃO
Carmem Aranha e Katia Canton (Org.) - MAC
"Uma compilação de textos de pesquisadores importantes do campo da mediação cultural. Gosto de coletânea com textos curtos que me permitem tempo para reverberar os pensamentos após a leitura sem a curiosidade de saber o que vem na sequência."
O AMOR PELA ARTE
Alain Darbel e Pierre Bourdieu - ED. Edusp
"Esta leitura é uma referência eterna para mim. Investiga os hábitos culturais da sociedade francesa, abrindo reflexões inclusive sobre o que é um hábito cultural, como ele se constrõe ou se é possível reconstruí-lo."
DIÁLOGOS ENTRE ARTE E PÚBLICO
Anderson Pinheiro (Org.) - Prefeitura do Recife
"Uma coletânea de textos que investiga a potência do encontro, diálogo, proposições entre a arte e o público nas exposições. São textos escritos por pesquisadores de todo o Brasil, que apresentam um panorama de reflexões envolventes sobre o tema."
Marcela Tiboni é artista, educadora e professora. Formada em Artes Visuais pela FAAP, Mestre em Estética e História da Arte na USP e Pós-graduada em Gestão Cultural pelo Senac. É professora na disciplina de História da Arte Contemporânea na Pós-graduação do Senac, atualmente é Diretora Cultural da empresa Acontemporânea Cultural onde realiza curadorias, curadorias educativas, formação de equipes de mediadores culturais. Coordenou o programa de pesquisa Ações para exposições de Artes Visuais, no Centro de Formação e Pesquisa do SESC (2015), desde 2001 ministra oficinas, cursos de formação e coordena equipes educativas na Bienal de São Paulo, MAM, Museu Vale, Museu Nacional da República, Sesc Pompeia, Belenzinho, Pinheiros, Itaquera, Rio Preto, Piracicaba, entre outros.