Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Olhares sobre a cidade

Rua do Comércio no Centro Histórico de São Paulo | Foto: Dalmir Ribeiro Lima
Rua do Comércio no Centro Histórico de São Paulo | Foto: Dalmir Ribeiro Lima

O Sesc Ipiranga realiza uma série especial de roteiros que revela São Paulo por meio de sua arquitetura, história, natureza, gastronomia e literatura. A idéia é apresentar formas de aprimoramento do olhar sobre a cidade e tem como uma das inspirações os locais que privilegiam vistas panorâmicas da capital.

 


Vista da Pedra Grande no Parque da Cantareira - São Paulo | Foto: Dalmir Ribeiro Lima

 
Vista pelo alto, a cidade de São Paulo pode impressionar tanto pelo mar de construções e concreto, quanto pelas áreas verdes que a circundam e permeiam. A imagem áspera dos prédios, avenidas e viadutos da capital se modifica quando buscamos outras perspectivas. A atividade Panoramas de São Paulo, que abre a série de roteiros do Sesc Ipiranga, no dia 15 de março, às 15h, propõe esta reflexão sobre as diferentes formas de olhar para a capital paulista. O bate-papo será realizado com o jornalista João Correia Filho, que desenvolve projetos relacionados a fotografia e a literatura, autor de três guias turístico-literários: São Paulo, literalmente, À luz de Paris e Lisboa em Pessoa, com o qual foi vencedor do Prêmio Jabuti 2012.


Marco Zero na Praça da Sé - São Paulo | Foto: Dalmir Ribeiro Lima

 
Já o passeio Centro Histórico, que parte no dia 18 de março,  às 7h, para um percurso a pé pelas ruas da região central de São Paulo, destaca, as transformações que aconteceram ao longo do tempo na cidade. Desde a vila que surgiu num pequeno núcleo no Pátio do Colégio, restrito ao Triângulo Histórico, passando pelas fases de desenvolvimento urbano que levaram ao crescimento da extensa metrópole. São destaques no roteiro os diversos estilos arquitetônicos, os fatos e os personagens históricos encontrados no Solar da Marquesa de Santos, na Casa da Imagem, no Centro Cultural Banco do Brasil ou na Catedral da Sé. 

 


Museu Anchieta no Pateo do Collegio - São Paulo | Foto: Dalmir Ribeiro Lima

 
A série de roteiros continua no mês de abril revelando novos olhares sobre a cidade, desta vez com o verde encontrado em meio a metrópole. No bate-papo Caminhadas: como se preparar, que acontece dia 26 de abril, às 15h, o guia de turismo especialista em atrativos naturais, Jenilson Oliveira Freire, compartilha dicas de viagem e conhecimentos sobre a prática do ecoturismo, tais como: lista de equipamentos necessários, as modalidades de esportes de aventura, cuidados durante a prática de caminhadas pela natureza e a conduta consciente em ambientes naturais. Esta atividade é complementar ao passeio Mirantes da Cantareira: Núcleo Pedra Grande e Horto Florestal, que acontece dia 29 de abril com saída às 7h.

O grande atrativo do Parque Estadual da Cantareira é a trilha que leva até a Pedra Grande, com sua vista da cidade de São Paulo, a 1.010 metros acima do nível do mar. A trilha chama a atenção pela vegetação e pela proximidade com animais da floresta atlântica de planalto, em que se destaca a presença de macacos bugios e quatis. A caminhada é considerada de nível médio de dificuldade pela sua inclinação e extensão (9,6 quilômetros, ida e volta).
Quer saber mais sobre o Parque da Cantareira? No vídeo a seguir é possível conhecer a origem do nome além da importância histórica e ambiental do local:


 

O escritor francês Marcel Proust (1871-1927) disse certa vez que a “verdadeira viagem de descobrimento não consiste em procurar novas paisagens, e sim em ter novos olhos”. É com essa premissa que nasceu o projeto Olhares sobre a cidade.

E você, qual o seu olhar sobre a cidade de São Paulo? Que tal descobrir novas maneiras de ver a cidade?

Compartilhe seu olhar e inspire outros viajantes utilizando nas redes sociais a hashtag #viajarinspira

 

o que: Olhares sobre a cidade 
quando:

A partir de 15 de março

onde:

Sesc Ipiranga

Rua Bom Pastor, 822, Ipiranga | São Paulo | CEP: 04203-000 | 

TEL.: 11 3340-2000 

inscrições:

Informações e inscrições na Central de Atendimento do Sesc Ipiranga