Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

5 dicas para você curtir uma Feira de Troca de Brinquedos

[Foto: Lilian Ambarl]
[Foto: Lilian Ambarl]

Já é tradição: todos os anos o Sesc Sorocaba realiza a Feira de Troca de Brinquedos, uma oportunidade de crianças e seus responsáveis refletirem sobre desapego e consumo consciente. O espaço é destinado a trocas e doações e, portanto, é importante que os brinquedos estejam em bom estado. Isso garante que as trocas aconteçam de maneira generosa.

As crianças já aguardando o dia da Feira de Troca de Brinquedos do Sesc Sorocaba? Confira algumas dicas que preparamos para vocês:

1) Negociações e trocas devem acontecer entre as crianças. Valorize as escolhas feitas por elas. Com a experiência da troca, as crianças exercitam o desapego, a negociação e a conquista, além de aprenderem a socializar.

2) Procure aceitar e compreender o tempo de ambientação de cada um, incluindo o das crianças. Cada pessoa tem um tempo específico para se sentir confortável e interagir com desconhecidos. Se a criança for mais tímida, provavelmente ela precisará de um tempo maior para se ambientar. Ajude-a nesse processo, respeitando o tempo dela para que se sinta segura.

3) Podemos mediar trocas, principalmente com as crianças menores, mas a autonomia da escolha é fundamental. Respeite a decisão delas.

4) O valor do brinquedo é simbólico, portanto não é legal fazer comparações de valor nas trocas. Aliás, essa é a graça da troca: quando os objetos perdem seu valor monetário e ganham um novo significado.

5)  A dica principal é DIVIRTA-SE! E quem sabe você não se anima para organizar uma feira de troca? Iniciativas como essa devem ser replicadas em outros locais e formatos.