Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O retorno da investigação da fala

Filme Bodas de Prata (1981), do diretor Carlos Saura.<br>Foto: Divulgação.
Filme Bodas de Prata (1981), do diretor Carlos Saura.
Foto: Divulgação.

O Sesc Pompeia recebe em novembro a segunda edição do Cinema Falado, projeto que busca entender o uso da fala no cinema. Uma verdadeira imersão na técnica do discurso fílmico, desde o processo de preparação e desenvolvimento do roteiro à construção da fala para o enredo.

O filme Bodas de Sangue (1981), do diretor espanhol Carlos Saura, foi o escolhido para o experimento cênico cinematográfico, que acontecerá no Teatro nos dias 11, 12 e 13 de novembro.  O cinema metalinguístico - estilo que mistura mais de uma forma de linguagem na construção de seu enredo – é característica marcante da obra. No longa-metragem, Saura imergiu nos aspectos do cinema, música e dança, sem deixar de usar elementos teatrais e operísticos. Originalmente, Bodas de Sangue é uma peça de 1932, escrita pelo dramaturgo Federico García Lorca.

O experimento será dirigido por Caetano Gotardo (O Que Se Move, 2012) e Marco Dutra (Quando Eu Era Vivo, 2014). Os atores Antonio Salvador, Andrea Marquee, Clarissa Kiste, Marat Descartes e Malu Gali estarão no palco do teatro para substituir as falas suprimidas do filme. Continuando a proposta de metalinguagem, eles interpretam voz e movimentos enquanto o filme é exibido ao vivo.

O Sesc também recebe a oficina Roteiro de Adaptação Cinematográfica*, com a escritora, roteirista e dramaturga Sabina Anzuategui; o curso Literatura e Cinema: Um diálogo Fecundo, com o colunista José Geraldo Couto; e uma sessão comentada sobre o roteiro adaptado do filme Hoje (2011), com a presença de atriz Denise Fraga, da diretora Tata Amaral, do escritor Fernando Bonassi e com mediação de Marina Person.


Para conferir a programação completa clique aqui.


*As inscrições para essa oficina Roteiro de Adaptação Cinematogrática iniciam no dia 3 de novembro no Sesc Pompeia.