Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Ateliê de pesquisa para artistas: novos olhares

Primeiro encontro do Ateliê de Pesquisa para Artistas (foto: Indiara Duarte/Sesc)
Primeiro encontro do Ateliê de Pesquisa para Artistas (foto: Indiara Duarte/Sesc)

Em junho de 2016, o Sesc Sorocaba deu início aos preparativos para a segunda edição de Frestas – Trienal de Artes,  prevista para agosto de 2017, com os encontros do Ateliê de Pesquisa para Artistas.

Em encontros processuais e permanentes, os artistas visuais de Sorocaba e região, por meio da apresentação de trabalhos, leitura e discussão de textos são estimulados a reflexões sobre o fazer artístico em si.

Os primeiros encontros foram mediados pelo artista visual, fotógrafo e editor, Amilcar Packer, que desenvolve trabalhos que procuram dialogar com outros campos de expressão artística, como o vídeo e a pintura, na busca de uma representação visual para as questões relacionadas à sexualidade e à identidade na sociedade pós-moderna.

De outubro a dezembro de 2016 os encontros passam a ser mediados por Francisca Caporali (Chica) e Samantha Moreira, parceiras e amigas de longa data, ambas à frente de espaços independentes de arte.

Chica, fundadora e coordenadora artística do JA.CA, em Belo Horizonte, em 2010 e Samantha, fundadora e coordenadora do Ateliê Aberto em Campinas, desde 1997, e do espaço Chão em São Luís, desde 2015, vêm trabalhando juntas em projetos que buscam ativar processos experimentais, ampliando camadas de discussão e atuação junto a outros segmentos de produção artística, do pensamento e de atuação política na arte. Nos encontros, além de leitura de portfólios elas refletem sobre diversas questões ligadas à arte contemporânea.

Para Sabrina Tenguan, supervisora de programação do Sesc Sorocaba. "O Ateliê de Pesquisa do Frestas tem acontecido desde 2014 com o intuito de envolver os artistas locais com a Trienal de Artes de uma maneira direta e processual. Além disso, a ideia é oferecer para os artistas, encontros com curadores e profissionais da arte contemporânea que os ajudem a desenvolver os seus trabalhos e também estimular o desenvolvimento artístico de Sorocaba e região", conta.


Fique por dentro dos preparativos para a próxima edição do Frestas – Trienal de Artes clicando aqui.