Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Um novo olhar para velhos caminhos

Passeio Caminhando pela História do Centro de São Paulo<br>Foto: Dalmir Ribeiro Lima
Passeio Caminhando pela História do Centro de São Paulo
Foto: Dalmir Ribeiro Lima

Em meio ao caos aparente do trânsito no centro da cidade, um grupo de pessoas destoava do fluxo apressado. O ritmo da caminhada era outro, a conversa era animada e seus olhares curiosos fitavam outros ângulos nas fachadas dos prédios, despertando também o interesse de quem passava por ali a caminho do trabalho ou do passeio rotineiro pelos calçadões e praças da região central de São Paulo. Um novo olhar sobre estes locais que estão muitas vezes presentes no cotidiano de quem vive na capital paulista foi uma das propostas das atividades realizadas pelo Turismo Social do Sesc em São Paulo na Jornada do Patrimônio.

Nesta segunda edição do evento, que aconteceu entre 27 e 28 de agosto de 2016, o tema central "As Origens da Cidade" refletiu sobre os bens patrimoniais que fizeram parte do processo histórico ou de formação identitária da cidade de São Paulo. Cinco roteiros especiais foram elaborados pelo Sesc em conjunto com o Departamento de Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo para percorrer o trecho urbano de antigos caminhos que demarcaram as origens e a expansão da capital paulista. 

A EOnline embarcou junto nesta jornada histórica por São Paulo e registrou um pouco das experiências dos participantes. Surpresa, paixão, nostalgia, tristeza, alegria, orgulho, memória, saudade. Essas foram algumas das palavras utilizadas para expressar os sentimentos vivenciados durante o passeio “Caminhos do Tropeiros” realizado pelo Sesc Consolação, o passeio “Cine Cidade” elaborado pelo Sesc Santana e o passeio “Caminhando pela História do Centro de São Paulo” que partiu das unidades do  Sesc Osasco, Sesc Santo André e Sesc São Caetano.

 


Turismo Social | Jornada do Patrimônio

 

Para saber mais acesse sescsp.org.br/jornadadopatrimonio