Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Seminário discute ética e valores na prática esportiva

Sandro Dias, o Mineirinho, participa da programação. Foto: Helge Tscharn
Sandro Dias, o Mineirinho, participa da programação. Foto: Helge Tscharn

De 26 a 29 de outubro, o Sesc Ribeirão Preto realiza o Seminário de Práticas Esportivas e Corporais, com o tema central “Axiologia dos Valores no Esporte”. A partir de uma abordagem filosófica e pedagógica da Educação Física, a proposta é promover um debate sobre o universo das regras, normas e valores atrelados às diferentes práticas corporais e esportivas.

Neste ano, o seminário oferece conferência, colóquio, mesa redonda, encontro, cursos, clínica esportiva, apresentação de trabalhos, atividades culturais e intervenções esportivas, que buscam uma reflexão sobre os valores da cultura corporal de movimento na contemporaneidade.

A programação tem início na quarta (26), a partir das 19h30, com uma Conferência de Abertura. Na quinta (27), será realizada a mesa redonda “Esportes Paralímpicos: uma abordagem histórico crítica” e o colóquio “Políticas públicas nos esportes: qual o legado das olimpíadas?”. A apresentação de trabalhos acontecem na quinta e sexta (27 e 28), das 18h às 19h.

A sexta (28), será dedicada aos cursos: “Compreendendo o fenômeno jogo”, com Alcides Scaglia; “Atividade física de aventura”, com Laércio Claro Pereira Franco; “Sociologia das práticas corporais”, com Carlos Nazareno Ferreira Borges e “Esportes adaptados”, com Vagner Martins, serão oferecidos no período da manhã. A partir das 14h30, Clayton da Silva Carmo retoma a programação com o curso “Ciclismo: esporte lazer e sustentabilidade, seguido por Otávio Furtado e o curso “Goalboll”; José Carlos Marques com “Mídia e esportes” e Suraya  Cristina Darido com “Interfaces entre esportes e temas transversais”.

Skate na teoria e na prática
Reconhecido nacional e internacionalmente, Sandro Dias é presença constante em competições de skate vertical pelo mundo, promovendo ações para difundir a modalidade entre as novas gerações. O atleta brasileiro encerra a programação da sexta (28) com o encontro “Skate: esporte muito difundido e praticado no mundo”. Mineirinho também participa de uma clínica  e festival de skate com a presença de skatistas da cidade e região no sábado (29), a partir das 9h.

Submissão de trabalhos
Neste ano, serão aceitos trabalhos na categoria Comunicação Oral e Vídeo pôster, inscritos em um dos seguintes eixos temáticos: lazer, práticas corporais, práticas esportivas ou inclusão e diversidade. Após o aceite, por indicação da Comissão Científica, os trabalhos terão data e hora de apresentação definidas pela Comissão Organizadora. O autor fica responsável pelo envio do trabalho completo - serão aceitos até dois trabalhos por apresentador como autor principal e não há limites de trabalho como coautor.

As inscrições de trabalhos estão abertas e devem ser feitas pelo e-mail seminario@ribeirao.sescsp.org.br até 12 de outubro de 2016. Para o envio de trabalhos é necessário o preenchimento da Ficha de Inscrição, com a condição que um dos autores esteja formal e finalmente inscrito no Seminário. Para visualizar o regulamento, clique aqui.
 

PROGRAMAÇÃO

26/10 - QUARTA-FEIRA

Das 19h30 às 21h30
Conferência de Abertura: “Educação Física, Ética e Humanização: o cuidado de si como estética da existência e paradigma da formação plena”
Com Prof. César Nunes

Licenciado em Filosofia, História e Pedagogia, Nunes é Mestre, Doutor e Livre Docente em Filosofia e Educação pela Unicamp. Coordenador Geral do Grupo de Estudos e Pesquisas PAIDÉIA. Escreveu 26 livros sobre Ética, Filosofia, Educação e Sexualidade, além de dezenas de artigos científicos em revistas especializadas.


27/10 - QUINTA-FEIRA

Das 15h às 17h
Mesa redonda: “Esportes paralímpicos: uma abordagem histórico-crítica

Com Prof. Dr. Otávio Furtado
Otávio Furtado possui graduação e mestrado em Educação Física pela FEF - Unicamp. Concluiu doutorado na área de concentração atividade física adaptada na mesma instituição, com estágio na State University of New York - The College at Brockport. Atua como Professor de Ensino Superiore tem foco de pesquisa e ensino na área de Atividade Física e Esporte Para Pessoas com Necessidades Especiais.

Das 18h às 19h
Apresentação de trabalhos

Das 19h30 às 21h30
Colóquio: “Políticas públicas nos esportes: qual o legado das olimpíadas?”
Com Ricardo Prado e Prof. Dr. Fernando Mascarenhas

Ricardo Prado foi campeão olímpico de natação, sendo o primeiro brasileiro campeão mundial em piscina longa, com o ouro nos 400m medley em Guayaquil em 1982. Atualmente, Prado é membro do Comitê Rio 2016. Seu título mundial em 1982 e a prata olímpica em 1984 marcaram o início de uma nova era para a natação brasileira

Fernando Mascarenhas possui Especialização em Filosofia Moderna e Contemporânea, pela UFSJ, Mestrado e Doutorado em Educação Física pela Unicamp e pós-Doutorado em Política Social pela UERJ. Foi presidente, entre 2005 e 2009, do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte e membro do Conselho Nacional de Esporte, vinculado ao Ministério do Esporte. Desde 2009, é professor da UnB e coordena o Avante - Grupo de Pesquisa e Formação Sociocrítica em Educação Física, Esporte Lazer da UnB, integrando ainda o Observatório do Esporte da Unicamp.


28/10 - SEXTA-FEIRA

Das 9h às 12h – Cursos

CURSO 01
“Compreendendo o fenômeno jogo” com Alcides Scaglia

Scaglia é Mestre em Pedagogia do Esporte e Doutor em Pedagogia do Movimento pela Unicamp. Atualmente é docente na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) no curso de Ciências do Esporte da UNICAMP, responsável/líder pelas pesquisas do LEPE (Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte), pesquisador do Ludens - USP e coordenador de Graduação da FCA (UNICAMP).

CURSO 02
“Atividade física de aventura” com Laércio Claro Pereira Franco

Mestre em Educação Física Escolar pela UNESP Rio Claro, possui Especialização em Pedagogia do Esporte Escolar na UNICAMP e em Educação: concepções e conhecimento, na São Leopoldo Mandic. Atualmente é docente da Faculdade de Educação Física e Esportes da VERIS Faculdades, em Campinas, na graduação e na pós-graduação; professor do curso de Pós-Graduação em Educação Física Escolar do Centro Universitário de Rio Preto, na COPH/FAISA e da pós-graduação em Atividades de Aventura na 23 FMU e Gama Filho. Tem experiência em vários segmentos da área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, Atividades de Aventura, Lutas e Futsal/ Futebol.

CURSO 03
Sociologia das práticas corporais" com Carlos Nazareno Ferreira Borges
Há a crença em uma relação positiva entre o envolvimento com o esporte e o desenvolvimento multidimensional do sujeito que pratica. Corroborando com Lamartine Pereira Da Costa (2009), é essa crença que permite compreender o esporte a partir de uma “metalinguagem axiológica”. De forma paradoxal, os valores do esporte podem se apresentar de forma diferente em nações com maior ou menor poder econômico. No caso dos países onde se destacam as desigualdades sociais, o esporte se faz conteúdo de diversas iniciativas públicas ou privadas e, por essas iniciativas, acredita-se educar pelo esporte. É papel da sociologia das práticas corporais estudar e fornecer elementos de intervenção, que permitam compreender como agentes de intervenção operam pelo esporte, compreendendo também se e como se difundem os valores nele creditados. O fenômeno da esportivização atinge a diversas práticas corporais, de modo que se confirmados, os valores permeiam um universo bastante grande das práticas corporais culturalmente vivenciadas ou contempladas. Nossa intenção com o curso de sociologia das práticas corporais é justamente compreender se e como se estabelecem os valores por meio das práticas corporais esportivizadas, de modo a favorecer processos de intervenção e fomentar novos processos de investigação.

CURSO 04
“Esportes adaptados” com Vagner Martins

 

Das 13h30 às 14h30
Intervenção esportiva

               
Das 14h30 às 17h30 – Cursos

CURSO 05
“Ciclismo: esporte, lazer e sustentabilidade” com Clayton da Silva Carmo

Possui Licenciatura e bacharelado em Educação Física, Especialização em Educação Física Escolar e Mestrado em Educação, todos pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é estudante-pesquisador do Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física (NEFEF/UFSCar), estudante de doutorado em Educação (PPGE/UFSCar) e professor de educação básica II da Escola Estadual Bispo Dom Gastão, em São Carlos. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, pedagogia dialógica, motricidade humana, escola pública e ensino fundamental.

CURSO 06
“Goalball” com Otávio Furtado

Otávio Furtado possui graduação e mestrado em Educação Física pela FEF - Unicamp. Concluiu doutorado na área de concentração atividade física adaptada na mesma instituição, com estágio na State University of New York - The College at Brockport. Atua como Professor de Ensino Superior e tem foco de pesquisa e ensino na área de atividade física e esporte para pessoas com necessidades especiais.

CURSO 07
“Mídia e Esportes” com José Carlos Marques

Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Bauru) e integra o Departamento de Ciências Humanas da mesma instituição. É Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Licenciou-se em Letras (Português/Francês) pela Universidade de São Paulo. Durante dois mandatos (2008-2011 e 2011-2014) foi o Diretor Administrativo da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. É líder do GECEF (Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol) e integrante do LUDENS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e Modalidades Lúdicas).

CURSO 08
“Interfaces entre esportes (lógica interna e externa) e temas transversais” com Suraya Cristina Darido

Suraya é mestra em Educação Física pela Universidade de São Paulo, doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo e livre docência pela Unesp. Trabalha na UNESP desde 1987 e coordena o Laboratório de estudos e trabalhos pedagógicos em Educação Física (LETPEF). Atuou como consultora e elaboradora dos Parâmetros Curriculares Nacionais e atualmente participa da Comissão de Especialistas da Base Nacional Comum. Atualmente é coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em rede da Educação Física.

Das 18h às 19h
Apresentação de trabalhos

Das 19h30 às 21h30
Encontro: “Skate - esporte muito difundido e praticado no Brasil” com  Sandro Dias (Mineirinho)

Mineirinho teve seu primeiro contato com o skate em 1986. Seu talento nas pistas já lhe rendeu uma medalha de ouro no X Games 2004 (Best vert trick) e mais dois ouros consecutivos na mesma competição, em 2006 e 2007 (Overall vert category). 2010 também foi um ano e tanto para Sandro, terminando em segundo lugar tanto no X Games Asia e Dew Tour em Boston, além de vencer o evento Freestyle. Em 2011 obteve o mesmo desempenho no X Games Asia e se deu ainda melhor no Dew Tour. Um dos rostos mais conhecidos do esporte nacional, Sandro Dias participa ativamente de competições de skate vertical pelo mundo e também promove ações para difundir a modalidade entre as novas gerações.

29/10 - SÁBADO

Das 9h às 12h
Clínica com Sandro Dias
Festival com participação dos skatistas da cidade e região.

 

INSCRIÇÕES
Aqui ou pessoalmente nas Centrais de Atendimento das Unidades do Sesc SP (Capital e Interior)

TAXA DE INSCRIÇÃO
R$ 20,00 [inteira]
R$ 10,00 [aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor de escola pública com comprovante]
R$ 6,00 [credencial plena e dependentes]

INFORMAÇÕES
De terça a sexta, das 13h às 21h, pelo telefone (16) 3977.4693 ou e-mail seminario@ribeirao.sescsp.org.br

SUBMISSÃO DE TRABALHO
Para o envio de trabalhos, é necessário que um dos autores esteja formal e finalmente inscrito no Seminário. Para preencher a ficha de inscrição, clique aqui. Para visualizar o regulamento, clique aqui.