Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O universo ilustrado de Gilvan Samico

O Fazedor da manhã, 1982
O Fazedor da manhã, 1982

A exposição Linhas, trançados e cores – no reino de Gilvan Samico inaugura o espaço expositivo do Sesc Registro compartilhando o universo criativo do artista pernambucano.
O caminho escolhido pela curadora da exposição Renata Pimentel foi apresentar ao público um Samico sob um olhar afetuoso de quem conviveu com o artista desde a infância e conheceu intimamente toda a sua trajetória, seus processos e seu modo de pensar a arte.

As obras criadas em xilogravura convidam o espectador a um mergulho em narrativas poéticas e enigmas visuais. Samico traz para sua criação inúmeras influências que recebeu ao longo de sua jornada como gravador, pintor, desenhista e professor.
De sua infância guardou o convívio com os bichos, cabras, bois, cavalos, passarinhos, cobras, sapos, que viraram referência em seu trabalho.

Amante das artes plásticas, do teatro, da música e da literatura, fundou juntamente com outros artistas o Ateliê Coletivo da Sociedade de Arte Moderna do Recife (SAMR), idealizado pelo gravador Abelardo da Hora. Estudo xilogravura com Lívio Abramo na Escola de Artesanato do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP). Na Escola Nacional de Belas Artes (Enba) do Rio de Janeiro, cursou gravura com Oswaldo Goeldi.

Perfeccionista, cuidava de todo o processo de produção de suas obras, desde a confecção da goiva, instrumento utilizado para talhar os contornos da madeira, a partir de hastes de guarda-chuva, até a impressão dos desenhos no papel de arroz. Construía inúmeros esboços e estudos, seu rigor era tal que a beleza e perfeição destes se confunde a de seu projeto final. Alguns desses estudos também podem ser vistos nesta exposição.

Personagens bíblicas, lendas, mitologia e poesia habitam o cenário de suas composições, que também são fortemente marcadas pela presença do romanceiro popular nordestino típico da literatura de cordel.

Renata Pimentel garante que não é possível o espectador sair da exposição do mesmo modo como chegou, pois o poder provocador de suas imagens permanece reverberando internamente em cada uma das pessoas que conhecem a obra de Samico e reforça:
“Bebia em muitas fontes, em muitas águas. Era um grande leitor, e como tal, vivia preenchido de um mundo interior mágico e fértil. Suas referências não são óbvias, não se pode ler sua obra pela superfície apenas.”

É possível visitar a exposição até o dia 08 de janeiro de 2017, de sexta à domingo e feriados, das 10h às 18h, no espaço expositivo do Sesc Registro. Visitas guiadas para escolares podem ser agendadas através do email: agendamento@registro.sescsp.org.br.

Fotos relacionadas