Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Travessias: gênero e sexualidade em discussão

Fabito Figueiredo participa de bate-papo e apresenta a drag Shanawaara<br>Foto: Helô Sobral
Fabito Figueiredo participa de bate-papo e apresenta a drag Shanawaara
Foto: Helô Sobral

Em outubro, o Sesc Santo Amaro reúne uma programação gratuita para tratar a diversidade a partir de experiências no projeto Travessias. Atrações artísticas e atividades educativas discutem identidades de gênero e sexualidade, propondo uma compreensão das diferenças.

Confira:

6/10, quinta

19h – Identidades sexuais e de gênero

O projeto começa com um bate-papo em que participam a professora e filósofa Luiza Coppieters e o ator Bruno César, que, mediados pelo ator, compositor e antropólogo Fabito Figueiredo, discursam sobre identidades sexuais e de gênero. Na pauta, diferenças entre identidade de gênero, orientação sexual e sexo biológico, além dos problemas da discriminação e como ela se institui a partir de desigualdades de marcadores sociais, como o machismo, o preconceito racial e de classe.


via GIPHY

 

21h – Shanawaara

O ator Fabito Figueiredo encerra sua participação no Travessias encarnando a drag queen Shanawaara. Com canções autorais de diferentes ritmos, o show performático continua a discussão de gêneros humanos e afetivos.

7/10, sexta

10h e 14h30 – Todos Podem Ser Frida

O dia começa com uma intervenção na Praça Floriano Peixoto, próxima ao Sesc Santo Amaro, onde qualquer um poderá se caracterizar como a artista Frida Kahlo e registrar a imagem. A ideia é da artista Camila Fontenele de Miranda, que propõe um debate sobre as conexões da arte com identidades, gêneros e comportamentos sociais. Vale lembrar que no sábado, 8, a mesma intervenção acontece na Convivência da unidade.


Foto: Divulgação

8/10, sábado

10h30 – Drag Queen Minicurso

Nesta oficina, o ator e produtor cultural Zecarlos Gomes ensina como construir uma personagem Drag Queen, utilizando maquiagem e adereços.


via GIPHY


10h30 e 15h – Todos Podem Ser Frida

Mais uma oportunidade de registrar sua própria versão da Frida Kahlo.


15h – Leitura Compartilhada – Amar Coletânea de Livres Infantis

No início da tarde, um bate-papo com leitura da coletânea de livres infantis Amar, sobre diversidade sexual e identidade de gênero. Os autores Thiago Minamisawa e Bruno H. Castro desenvolvem a sessão de leitura compartilhada com quatro obras da coleção, a partir de diálogos poéticos com Safo, Ovídio, Guimarães Rosa e Frida Khalo. A atividade também acontece no dia 15 de outubro, no mesmo horário.


Ilustração: Rosana Urbes


17h – A Princesa e a Costureira

Para as crianças, o espetáculo A Princesa e A Costureira, conta a história de Cíntia, que está prestes a se casar com o príncipe do reino vizinho, a quem foi prometida. Porém, ela acaba se apaixonando pela costureira do seu vestido de noiva. Adaptado do conto homônimo da escritora e psicóloga Janaína Leslão, o Teatro da Conspiração deseja orientar as crianças a compreender as diferenças colocando-as em contato com as várias formas de amar.


Foto: Alexandre Krug


19h – Cabaré Show Drag

Para encerrar o fim de semana, Zecarlos Gomes apresenta a peça Cabaré Show Drag – Histórias que emergem por detrás do glamour, que surgiu do primeiro Drag Queen Curso, no Sesc Consolação. Artistas drag queens materializam intervenções a partir de suas próprias vivências e recriam o processo de encontro com suas personagens nesta noite de sábado no Sesc Santo Amaro.