Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O clima está mudando: a alimentação e a agricultura também

Desastres naturais, aquecimento global e escassez de água são algumas das questões que preocupam quando falamos em mudanças climáticas. Mas já pensou sobre como isso pode afetar sua alimentação?

Com o tema O clima está mudando: a alimentação e a agricultura também, a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) chama atenção para essa reflexão no Dia Mundial da Alimentação 2016.

Os pequenos agricultores familiares do mundo — que produzem a maior parte dos alimentos que consumimos — estão entre os mais afetados pelas altas temperaturas, as secas e os desastres relacionados às mudanças no clima.

Ao mesmo tempo, estima-se que o número de habitantes do planeta chegue a 9,6 bilhões de pessoas em 2050. Para poder suprir as necessidades de tanta gente, a agricultura e os sistemas alimentares precisam se adaptar aos efeitos adversos do clima, tornando-se mais resistentes, produtivos e sustentáveis.

Isso significa adotar práticas que produzem mais com menos e usam os recursos naturais racionalmente. Também quer dizer reduzir as perdas de alimentos por meio de melhorias na colheita, armazenamento, embalagem, transporte, infraestrutura, venda, além de implantar medidas institucionais e legais.

Como podemos contribuir?
Todos têm um papel na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas. Governos precisam investir em pequenos agricultores e no desenvolvimento sustentável da produção de alimentos. Como indivíduos, podemos fazer a diferença ao sermos consumidores conscientes e éticos, mudando algumas atitudes simples do dia a dia: desperdiçando menos comida, diminuindo o consumo de carnes e aumentando o consumo de leguminosas (como feijão, lentilha e outras fontes de proteína vegetal), por exemplo.

 

*Confira aqui a programação completa do Dia Mundial da Alimentação 2016.