Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Bertolucci e seus Sonhadores

Arte: Marina Burity
Arte: Marina Burity

De agosto a dezembro o projeto "História e Transgressão do Cinema: Sonhadores" do Sesc Vila Mariana apresenta reflexão sobre transgressão, utopia e cinefilia.

O filme Os Sonhadores é considerado uma das principais obras do cineasta e roteirista italiano Bernardo Bertolucci. Por meio de seus personagens Matthew (Michael Pitt), Theo (Louis Garrel) e Isabelle (Eva Green), o filme nos transporta aos sonhos, utopias e ideais de liberdade da geração de 1960. A partir das nuances da intimidade de um peculiar triângulo amoroso que se forma entre eles, somos levados a discussões sobre guerra, política, cinema e revolução, que refletem as importantes transformações sociais que ocorreram na época.

O filme, além de retratar o período de maio de 1968, em Paris, evocando as ideologias e o espírito transgressor da época, também explora a metalinguagem para homenagear a história do cinema, utilizando como recurso referências e citações das obras cinematográficas que influenciaram a trajetória do cineasta e que fazem parte do repertório de cinéfilos até os dias de hoje.

Este projeto propõe a exploração desta grande obra do diretor, a partir da exibição do próprio filme e de outros dezenove clássicos do cinema, utilizados como referência no longa metragem. Além disso, serão exibidos mais três filmes cuja temática transgressora se aproxima de Os Sonhadores. Também serão abordados, em cursos teóricos, alguns dos principais temas do filme, como cinefilia, política, transgressão, metalinguagem e utopia.

Mergulhe no universo cinematográfico de Bertolucci e de outros sonhadores que, como ele, expressam seus anseios, ideologias, delírios e esperanças, por meio da sétima arte. Para acessar a programação em cartaz, clique aqui.

Veja a programação completa, de agosto a dezembro, além das curiosidades do filme, no livreto virtual abaixo: