Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Vem, vai ter bolo!

Bolo de café com castanha-do-brasil. (Foto Cris Komesu/Sesc)
Bolo de café com castanha-do-brasil. (Foto Cris Komesu/Sesc)

Historiadores contam que o bolo de aniversário teve origem na Grécia Antiga, onde os adoradores da deusa Artemis ofereciam em seus templos um preparado de mel e pão, em formato de lua. Séculos depois, seguimos cumprindo a tradição, fazendo dos aniversários ótimas oportunidades para reunir pessoas queridas e compartilhar uma preparação gostosa.

A comemoração dos 70 anos do Sesc, em 2016, não poderia ser diferente. Na semana de 12 a 18 de setembro, as unidades ofereceram um item especial no cardápio: o Bolo de café com castanha-do-brasil. Além de marcar a celebração, a receita leva em conta os princípios da alimentação no Sesc, como o uso de ingredientes saudáveis, a valorização da cultura brasileira e a inovação: um convite para ser saboreado e – por que não? – também feito em casa! Afinal, nada melhor que o cheirinho de bolo assando para reunir a família toda em volta da mesa. O preparo é muito simples: confira o passo a passo no vídeo e a receita completa logo abaixo.

 

 

Ingredientes

- ½ xícara (chá) de óleo de soja
- 3 e ½ xícaras (chá) de açúcar mascavo
- 4 ovos inteiros
- 2 colheres (sobremesa) de café solúvel
- 1/3 de xícara (chá) de água morna
- 1 colher (sopa) de essência de baunilha
- 2 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
- 1 xícara (chá) de castanha-do-brasil picada
- 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
- 1 pitada de sal


Modo de preparo

Pique toda a castanha-do-brasil e divida o montante em duas partes iguais. Bata no liquidificador o óleo com o açúcar mascavo, os ovos, o café já diluído em água morna sem açúcar, a baunilha e o sal. Em um recipiente, coloque metade da castanha triturada (½ xícara de chá) e as farinhas de trigo normal e integral. Junte a mistura do liquidificador com a segunda mistura feita no recipiente (farinhas e castanha), e por último acrescente o fermento químico.
Coloque a massa em uma assadeira (aproximadamente 30 cm x 25 cm) untada e enfarinhada. Espalhe por cima da massa a castanha que estava reservada (½ xícara de chá). Leve a massa ao forno pré-aquecido em temperatura de 160ºC por 20 minutos.