Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sesc São José dos Campos recebe exposição do artista Claudio Tozzi

Canteiro de obras faz uma excursão cronológica pela obra do artista plástico Claudio Tozzi, abordando as transformações pelas quais passaram o país, como a viagem do homem à Lua e os protestos contra a ditadura militar. Os anos 60 são representados com serigrafia e fotolito no estilo pop art, com cores, formas e enquadramentos típicos dos quadrinhos da década. Há também obras dos anos 70, 80 e 90 até os dias atuais, destacando a capacidade do artista de representar cada época de formas distintas e criativas.

Claudio Tozzi foi um dos primeiros a apresentar obras que representavam os protestos de estudantes contra a ditadura militar. Neste sentido, três gravuras presentes na exposição mostram esse seu engajamento às grandes mudanças que ocorriam na sociedade: Multidão, Guevara vivo ou morto e Mulher na janela.

As obras fazem parte do projeto ArteSesc, desenvolvido pelo Sesc em parceria com os Departamentos Regionais com o objetivo de difundir a relevância da produção artística nacional, com ênfase na produção contemporânea.
Diferentes técnicas de artes visuais, como a litogravura, serigrafias com impressão que utiliza estêncil produzido em tecido e técnica de desenho sobre pedra calcária exemplificam o estilo do artista.

Pop Art

Criado nos Estados Unidos, o Pop Art utiliza em suas representações pictóricas imagens e símbolos de natureza popular. Em 1954, na Inglaterra, o crítico inglês Lawrence Alloway batizou assim o estilo ao se referir a tudo que era produzido pela cultura em massa no hemisfério ocidental.

Sobre Claudio Tozzi

Paulista, Claudio nasceu na década de 40 e formou-se em arquitetura e urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP). Ainda como estudante, Tozzi produziu suas primeiras serigrafias no ateliê da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo. O artista trabalha com intensidade as imagens e autonomia os temas. Seu trabalho é intelectual, frio e impessoal.

A década de 60 marca o início da sua carreira, com a participação, em 1963, no Salão de Arte Moderna, vencendo o concurso de cartazes dessa exposição. Tozzi foi um dos expoentes desta geração, juntamente com Antonio Dias, Rubens Gerchman, Hélio Oiticica, Lygia Clark e outros que se destacaram no “Novo Realismo", movimento de vanguarda cunhado pelo crítico de arte Mario Chenberg.

A exposição Canteiro de Obras, do artista plástico Claudio Tozzi, estará no Sesc São José dos Campos de 4 de agosto a 18 de setembro.

o que:

Canteiro de Obras

quando:

De 04/ago a 18/set

onde: Sesc São José dos Campos Avenida Adhemar de Barros, 999, Jardim São Dimas. São José dos Campos.
ingressos:

Grátis