Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Chiharu Shiota recebe cartas e sapatos para sua primeira mostra na América Latina

Foto: Wanna Filmmakers / Instalação Cartas de Agradecimento em Castelló (Espanha)
Foto: Wanna Filmmakers / Instalação Cartas de Agradecimento em Castelló (Espanha)

Apresentada no Sesc Pinheiros, a exposição “Chiharu Shiota – Em busca do destino” será formada por grandes instalações que evocam memórias e trajetórias; você pode participar da criação enviando cartas de agradecimento e sapatos, que completarão a cartografia afetiva da artista japonesa 

Chiharu Shiota quase foi brasileira. Seu pai, na juventude, cogitou emigrar para o Brasil, mas acabou ficando no Japão e em 1972 teve a filha, que nasceu na cidade de Osaka, formou-se em Kyoto e completou os estudos na Alemanha, onde reside há 14 anos e se estabeleceu como um dos nomes mais expressivos das artes visuais na contemporaneidade. Dedicada às instalações de grandes proporções, geralmente formadas por emaranhados de fios de lã e objetos do cotidiano usados – não à toa, o jornal britânico The Guardian chegou a definir Chiharu como “uma mulher-aranha que escala em torno dos entrelaçamentos do nosso inconsciente” –, a artista irá, agora, reverberar esse “quase vir a ser brasileira” na mostra “Chiharu Shiota – Em busca do destino”, primeira exibição de seu trabalho na América Latina.

Com curadoria da historiadora de arte Tereza de Arruda e abertura marcada para o mês de setembro, a mostra especialmente criada para o Sesc Pinheiros abrigará três instalações da artista, traçando um percurso expositivo continuado em diferentes espaços da unidade que discutirá questões como memórias e trajetórias. Para a composição desse trabalho, Chiharu, como costuma fazer em seus projetos mundo afora – incluindo na 55ª Bienal de Veneza, onde está em cartaz atualmente –, convida pessoas de todas as idades a participarem da criação por meio da doação de itens pessoais: neste caso, sapatos e cartas manuscritas com mensagens de agradecimento. Os sapatos formarão uma grande instalação na entrada da unidade, enquanto as cartas darão corpo a um ambiente delineado pela trama de depoimentos.
 

COLETA: 21 de julho a 11 de setembro
EXPOSIÇÃO: 12 de setembro de 2015 a 10 de janeiro de 2016

COMO PARTICIPAR:

:: CARTAS
Mensagens pessoais, escritas à mão, de agradecimento. Formas de recebimento:

Ponto de coleta no piso térreo do Sesc Pinheiros
De terça a sexta, das 10h às 21h30; sábados, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 10h às 18h30

Correio
Carta endereçada ao Sesc Pinheiros (Rua Paes Leme, 195, São Paulo-SP, CEP 05424-150), A/C Chiharu Shiota

E-mail
Envio da imagem da carta manuscrita para embuscadodestino@pinheiros.sescsp.org.br

Redes sociais
Publicação da imagem da carta com a #embuscadodestino

:: SAPATOS
De qualquer tamanho, cor ou estado de uso. Forma de recebimento:

Ponto de coleta no piso térreo do Sesc Pinheiros
De terça a sexta, das 10h às 21h30; sábados, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 10h às 18h30