Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Movimento 1 Realiza Curso de Dança Contemporânea

Vinícius Francês,
Vinícius Francês,

O movimento está presente em tudo que existe. Das estruturas moleculares até os maiores astros do universo nada permanece inerte em absoluto, tudo se movimenta. O desenrolar da vida na Terra exigiu de todos os seres o esforço do movimento em uma marcha rumo à evolução. Dentre as mais complexas, a raça humana alcançou sucesso nessa jornada ao migrar o movimento instintivo e irracional para a esfera do simbolismo, dos sentidos, e, partindo do anseio pela significação do agir no meio, transformou seus movimentos naquilo que viria a ser chamado de arte. Assim, de todas as formas de expressão, a que mais se apropria da cinética dos corpos é a dança.

Partindo dessa atmosfera de manifestações corporais, o Sesc Rio Preto cria o projeto Movimento 1, que pretende gerar deslocamentos, propor trocas de experiências, produzir questões, sair do lugar comum e criar um trânsito entre artistas, plateia e dança contemporânea, por meio de atividades investigativas, oficinas, espetáculos e performances. Essas ações objetivam aproximar o público da dança contemporânea, bem como a formação e capacitação de profissionais de dança locais.

O diálogo entre o Sesc Rio Preto e os participantes é uma das características do Movimento 1. A partir dessa interação, surgiu a necessidade da realização de um curso de dança contemporânea. As aulas, que tiveram início em maio, são ministradas pelo dançarino Vinícius Francês nas manhãs de sábado, e divididas em dois módulos: iniciante e pré-profissional. O primeiro é voltado a pessoas que tenham interesse em familiarizar-se com o universo da dança contemporânea, por meio de experiências de movimento e estudos sobre mobilidade corporal e descobertas expressivas dentro de procedimentos criativos. O segundo módulo aborda investigações de células coreográficas envolvendo rigor técnico, qualidade de movimento e consciência corporal, a fim de aprofundar repertórios físicos inseridos em ações e jogos cênicos - exercícios que desafiem os limites do corpo em relação ao tempo e ao espaço.  Graças à crescente adesão dos participantes, o curso segue sem previsão de término.


Confira no vídeo, nas palavras de Francês e de um dos alunos, os benefícios que a dança pode trazer para o corpo e para a vida cotidiana: