Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Mostra de Criadoras em Moda: Mulheres Afro-Latinas

Manifesto Crespo durante oficina / Foto: Nina Vieira
Manifesto Crespo durante oficina / Foto: Nina Vieira

A palavra moda tem sua origem no latim modus, que significa costumes. Mais do que um conjunto de referências estéticas, a moda representa identidades, é expressão e discurso.

Entendendo este contexto, no dia 2 de agosto, no Sesc Interlagos, será realizado o Café com Papo. Nesta edição, o tema abordado será “Moda Afro no Plural”. A atividade faz parte da “Mostra de Criadoras em Moda: Mulheres Afro-Latinas”, que apresenta um panorama de criações em roupas e acessórios com tendências afro-brasileiras de ateliês de mulheres empreendedoras, ampliando as possibilidades de se pensar a estética para além das categorizações hegemônicas. Segundo Bárbara Esmenia, animadora cultural do Sesc Interlagos e idealizadora do projeto, a mostra tem como propósito dar mais visibilidade a esta moda descentralizada de um padrão europeu, tanto nas criações de vestimentas e indumentárias quanto no perfil das modelos. Para Cynthia Mariah, estilista e uma das participantes da mostra, a importância da moda Afro-latina é o poder de resgatar a ancestralidade africana junto com os contextos e culturas locais, como uma maneira de resistência aos padrões estabelecidos e impostos até hoje.

Para discutir sobre Moda Afro, o encontro terá a presença dos ateliês Cynthia Mariah, Abayomi, Xongani, África Plus Size Brasil e a produtora Manifesto Crespo. Para a segunda edição, a mostra ampliou as atividades. “Este ano estamos realizando um ciclo de vivências em moda, onde o público também participa das oficinas de preparação corporal, da conversa com os ateliês contando a sua criação, oficinas de tranças e turbantes, transição capilar e desenho de moda” relatou Thays Quadros, produtora do Manifesto Crespo.

Democratizar o acesso à cultura, por meio  da valorização e promoção da diversidade cultural, e proporcionar educação para liberdade, autonomia e sustentabilidade são objetivos que orientam a ação socioeducativa do Sesc SP. Se você gostou do assunto não deixe de participar das outras atividades da “Mostra de Criadoras em Moda: Mulheres Afro-Latinas”.

o que: Café com Papo: Moda Afro no Plural
quando:

02 de agosto, 14h às 17h – Sede Social

onde:

Sesc Interlagos | Avenida Manuel Alves Soares, 1100, Parque Colonial, São Paulo

ingressos:

Grátis

o que: Autoestima e Preparação Corporal
quando:

15 de agosto, 14h às 17h – Sede Social

onde:

Sesc Interlagos | Avenida Manuel Alves Soares, 1100, Parque Colonial, São Paulo

ingressos:

Grátis

o que: Mostra de Criadoras em Moda: Mulheres Afro-Latinas
quando:

22 de agosto, 15h às 17h – Viveiro de Plantas

onde:

Sesc Interlagos | Avenida Manuel Alves Soares, 1100, Parque Colonial, São Paulo

ingressos:

Grátis