Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Navegando pelo Rio das Artes 2015

Pintura naïf da artista Beth Elias
Pintura naïf da artista Beth Elias

Se fosse uma bateria de celular, um palpite exato seria que a carga estaria com 47% de sua capacidade. O sol que reflete no Piracicaba já parece frio como suas águas climatizadas pela véspera de inverno. Era quase hora do encerramento do Rio das Artes 2015, um passeio por alguns espaços deu o tom do que se pôde encontrar nesta edição do projeto, criado com a intenção de valorizar as artes plásticas e visuais em Piracicaba e promover intercâmbio cultural.


Os ambientes intimistas, revelavam pelos cavacos de madeira, borrões de tinta e retalhos, alguns traços da transformação visceral da matéria bruta pelos olhos dos artistas. Xilogravura, fotografia, pintura naïf, entalhe, esculturas, técnicas diversas aproximaram criadores e público, sejam pelas oficinas ou aura.


A 4ª edição do Rio das Artes também reservou um pedestal especial para a obra de Elias dos Bonecos, artista popular que transformava sucata em personagens, guardiões inanimados nas margens do Rio. Este arrimo alçou o artista plástico Jacó das Artes para uma releitura da obra de Elias.

A música itinerante da banda Décadas encerrou a programação no Largo dos Pescadores e as águas que vão, voltam.
Esperemos.