Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Blocos de Carnaval invadem a programação do Sesc Araraquara no “Carnaval de São João”

Estamos em junho, mês que são comemoradas as festas dos santos populares, São João, São Pedro e Santo Antonio e também o carnaval. Sim, o Sesc Araraquara terá um carnaval fora época!

Foi no século XIX que o carnaval se fixou como festa popular no Brasil, trazendo influências do carnaval europeu, do baile dos mascarados e das tradicionais sociedades carnavalescas. Mas, por aqui, a folia acontecia mesmo nas ruas do Rio de Janeiro, onde grupos se reuniam para se divertir. Quando a festa tornou-se importante no cenário cultural brasileiro, categorias definiram a folia, surgindo assim os tradicionais blocos, ranchos e cordões.

Os cordões não eram bem vistos pela sociedade já que traziam consigo a desorganização como principal característica. Já os ranchos, carregados de elementos teatrais, se apresentavam em um cortejo, com instrumentos de sopro e canto. Os blocos, por sua vez, traziam características ambivalentes que atraíram os grupos de samba, que mais tarde passaram a ser chamados de escolas de samba.

Hoje em dia, são muitos os tipos de blocos que encontramos: os afro, como o Ilê Aiyê; os de enredo; os de embalo, como os clubes de frevo; o das piranhas, formado por homens que se vestem de mulheres, etc. Atualmente, só no Rio de Janeiro existem mais de 400 blocos de carnaval, alguns deles bastante famosos como o Zé Pereira, Cordão da Bola Preta, Monobloco, Galo da Madrugada e outros. Olinda, Recife, Salvador e São Paulo também possuem seus blocos tradicionais.

Ao longo do mês de junho, uma verdadeira folia promete tomar conta do Sesc Araraquara no projeto “Carnaval de São João”. A cada domingo do mês, um bloco carnavalesco diferente trará, de um modo bem peculiar, toda essa a energia do carnaval de rua. Música popular brasileira executada no ritmo das batidas das escolas de samba. O repertório dos grupos passeiam desde música especialmente pensada para crianças, passando pela releitura de clássicos como Tim Maia e Jorge Ben, um show todo dedicado à obra de Caetano Veloso, até chegar aos estilos mais inusitados para esta adaptação, como reggae, rock e jazz ou trilhas sonoras marcantes da história do cinema em versões suingadas.

 

o que: Carnaval de São João
quando:

Dias 4, 7, 14, 21 e 28 de junho, às 16h

onde:

Sesc Araraquara | Rua Castro Alves, 1315

ingressos:

Grátis. Sem retirada antecipada de ingressos.