Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sesc Itaquera recebe o show Conexão Brasil-Japão de João Donato

Show acontece durante a Virada Cultural no sábado, 20, às 21h, no Sesc Itaquera. Foto: divulgação.
Show acontece durante a Virada Cultural no sábado, 20, às 21h, no Sesc Itaquera. Foto: divulgação.

Recém-completados 80 anos de vida, em agosto de 2014, João Donato, pianista, arranjador e compositor, foi um dos protagonistas da criação da bossa-nova nos anos 1950. Em sua extensa carreira possui parcerias com Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Caetano Veloso, Gilberto Gil e muitos outros grandes nomes da música brasileira.

Nos anos 1960, a convite de Sérgio Mendes, João Donato excursionou pela primeira vez por várias cidades do Japão. Desde então, sua presença é muito querida no país. Em entrevista concedida à Rolling Stone Brasil, o músico contou: “Os japoneses são entusiastas e carinhosos, e demonstram isso publicamente com presentes e aplausos cada vez mais intensos. (...) É surpreendente. Já perguntei por que gostam tanto da música brasileira, e me falaram que traz alegria pra eles, os deixam contentes. É das qualidades que talvez eu tenha na minha música que admirem tanto e os fazem felizes.”

Em 2002, Donato fez novamente uma intensa turnê pelo Japão passando por 10 cidades ao lado da cantora Joyce Moreno. Durante esse período, nasceu a canção “Fukuoka (e vamos lá)” que compõe o repertório do show Conexão Brasil-Japão, junto com Nagoya, inspirada na cidade com a maior colônia de brasileiros: "Saí pelas ruas com novos amigos e fãs brasileiros, passeamos de bicicleta, vivemos a noite da cidade e anos mais tarde entreguei a melodia para a Fernanda Takai escrever uma letra", conta Donato. Para surpresa dele, Fernanda foi fiel ao que ele sequer contou da sua fonte de inspiração: "ela falou de alguém que olhava pela janela do trem bala e tinha seu pensamento em um amor".

Também entram no repertório sucessos de Donato, como “A Paz”, “Lugar Comum”, “The Frog” composições de autoria de companheiros da bossa nova como Tom Jobim, Vinícius de "Tudo com a minha levada que é bossa, mas tem pitadas de suíngue", explica Donato, lembrando que também constam standards do jazz.

Para o show de sábado, dia 20 de junho, no Sesc Itaquera, João Donato estará acompanhado dos músicos Luiz Alves (contrabaixo), Robertinho Silva (bateria), Ricardo Pontes (sax e flauta) e José Arimatéa (trompete e flugelhorn).

 

o que: João Donato - Conexão Brasil-Japão / Virada Cultural 2015
quando:

20 de junho, às 21h

onde:

Sesc Itaquera | Avenida Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000
Tel: 11 2523 9200

ingressos:

Grátis.