Postado em
Pra incendiar a região central
Para valorizar o patrimônio artístico paulistano – muito rico e diversificado – o Sesc Bom Retiro abre as portas para uma mostra com os trabalhos mais recentes da Companhia Teatro do Incêndio.
Marcada pelo mergulho na diversidade e pelo fomento ao pensamento diferente, a Companhia, prestes a completar duas décadas de existência, teve sua obra registrada, recentemente, como patrimônio imaterial pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo).
Há anos atuando no centro da cidade, contribuindo com a veia artística que tanto caracteriza a região, o grupo invade as dependências do “vizinho” Sesc Bom Retiro para mostrar um panorama de seus trabalhos – inclusive, fortalecendo ainda mais os laços entre o Sesc e o grupo, já que a instituição foi uma das primeiras a receber apresentações do Incêndio, em 1998.
A programação, que encerra o mês de junho, é composta por encontros, ensaio de uma montagem em fase de finalização e dois espetáculos.
Marcelo Marcus Fonseca, ator, dramaturgo e diretor teatral, fala sobre essa reunião de recortes:
"Há 19 anos, numa antiga fundição de ferro, o Teatro do Incêndio dava seus primeiros passos ainda sem saber que tudo seria mais que um simples espetáculo. Foi com a estreia de "Baal - O Mito da Carne", que um grupo de jovens artistas levantou da terra o desejo de experimentar toda forma de provocação interna, permitida pelo teatro e suas diferentes linguagens.
O nascimento dessa ideia foi, naquela ocasião, incentivado e estimulado pelo Sesc, fazendo uma parceria com o futuro grupo para a construção - ainda que adaptação de um terreno ao ar livre - de um primeiro espaço cênico. E esse primeiro empurrão dado pelo Sesc na década de 1990 pariu um grupo que comemora 20 anos em 2016, tendo construído sua terceira sede.
O panorama aqui apresentado da produção recente do grupo tem em comum a pesquisa de linguagem, a experimentação cênica radical e o compromisso com o social em seu sentido mais amplo, procurando debater o homem moderno, a riqueza cultural brasileira, a poesia e a profundidade do pensamento através de referências importantes, procurando tornar tudo isso acessível a públicos de qualquer classe social ou bagagem cultural. Nosso foco é tentar fazer do teatro, da arte em geral, um instrumento instigante e democrático de pensamento e diversão.
Esperamos neste encontro-confronto de multiplicidades de visões criar uma semana de incêndios criativos junto ao espectador, propiciado pela parceria única com o Sesc. Evoé ao encontro."
o que: |
Panorama: Teatro do Incêndio |
quando: |
De 24 a 28/06/2015 |
onde: |