Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Projeto PERFORMANCE: Histórico e Curadoria

Marco Paulo Rolla na 12ª edição do PERFORMANCE. Foto: Fernando Bisan.
Marco Paulo Rolla na 12ª edição do PERFORMANCE. Foto: Fernando Bisan.

A tentativa de entender a vida e a sociedade contemporânea nos remete a um desconfortável exercício de estranhamento em relação a diferentes visões de mundo que pode colocar em xeque nossas certezas e classificações.

A reflexão sobre o que é o mundo atual e quem somos a partir dele está significativamente impressa nas manifestações da arte contemporânea, com seus projetos híbridos em relação ao suporte artístico, em suas intervenções urbanas e propostas experimentais. No intuito de possibilitar diferentes olhares e percepções acerca da realidade atual, o Sesc Campinas se aventura a propor uma série de provocações a partir da arte  contemporânea.  Dentro desse campo de reflexão, sugere discutir a especificidade da PERFORMANCE como meio de expressão artística.

Para isso, a unidade trouxe, mês a mês, entre novembro de 2013 e maio de 2015 um conjunto de apresentações, encontros e workshops com artistas e coletivos que propuseram a sua obra ou parte dela enquanto PERFORMANCE.

Nas 19 edições anteriores estiveram presentes artistas como Bia Medeiros e Corpos Informáticos, Lúcio Agra, Marco Paulo Rolla, Paulo Bruscky, Desvio Coletivo, Coletivo Pi, Wagner Rossi Campos, Kika Nicolela, Shima, Tales Frey, Amor Experimental (Rodrigo Munhoz), Coletivo ES3, Heróis do Cotidiano, Felipe Espíndola e Sara Panamby, entre outros.

A curadoria do projeto foi feita exclusivamente pelos técnicos de artes visuais do Sesc Campinas com a colaboração de toda a equipe de programação, sempre considerando a viabilidade conceitual e técnica das propostas de atividades e o seu diálogo/impacto com o público, de seu entorno e da cidade.

Alguns dos parâmetros que nortearam as escolhas dos artistas e atividades recortes para a curadoria do projeto foram:

- Auto declaração do trabalho/trajetória artística (ou parte) do artista escolhido enquanto pertencente ao campo da Performance. “Performance é Performance”.

- Nível elevado do impacto das composições visuais das ações colocadas no cotidiano das pessoas: o público entendia as ações enquanto “quadros vivos”. Máxima interlocução possível com a arte conceitual e aspectos visuais da arte contemporânea. “Não é dança... não é teatro... não tem texto... não é pintura, desenho ou escultura... é corpo, é presença e  também tem poesia... então é arte?!”

- Propostas que sugeriam um “furo” na normalidade do cotidiano e do que se espera da continuidade “normal” da convivência no Sesc e em praças da cidade. Propostas que saem da normalidade e estimulam o sentimento de (não) pertencimento e significam a diversidade enquanto aspecto político da convivência.

- Enfatização dos aspectos do hibridismo das na ação em relação aos modos de expressão. Manifestações artísticas que exacerbam a fricção dos limites entre as “gavetas” da arte.

- Propostas que enfatizavam a questão contemporânea: ”o que é arte?”

Para encerrar o ciclo de atividades mensais que compõem o projeto, celebrando os desdobramentos locais e para o fortalecimento da rede de artistas dedicados à arte da ação, em junho de 2015, o Sesc Campinas realiza a 20ª edição do PERFORMANCE, um encontro de artistas com o público, desdobrado em uma mostra intensa e expandida de performances com artistas e redes que dialogaram com o projeto durante os  meses em que foi realizado.

A programação do PERFORMANCE em Encontro conta com a participação de 57 artistas/coletivos entre 19 e 30/6/2015 em 54 performances, rodas de conversa/debates temáticos, exposições de fotoperformances e registros de performances e mostra de videoperformances. Utilizando-se de diversos tipos de materiais e maneiras de expressar, o conjunto de performances do encontro dialoga com questões do contemporâneo como o corpo no contexto social e identitário, a discussão sobre diversidade, o consumo, a política em sentido expandido e também a própria Performance no campo da arte contemporânea. O conjunto de artistas é composto por artistas convidados e pelo Coletivo ATOS em AÇÕES, que há cinco anos se articula por encontros efêmeros para a troca e realização processos criativos transnacionais em torno da Performance - Arte da ação, a partir da participação em festivais e mostras pela América Latina. 

Na 20ª edição do Projeto PERFORMANCE, as 24 ações de 27 dos artistas que integram o ATOS em AÇÕES atualizam e concretizam mais uma vez suas trocas poéticas, fortalecendo,  a partir da articulação da performer e agitadora cultural Cecília Stelini, a conexão entre artistas da Performance da região de Campinas e da América Latina. 

o que: PERFORMANCE em Encontro
quando:

de 19 a 30 de junho

onde:

Sesc Campinas | Rua Dom José I, 270/333 , Bonfim (19) 3737-1500

ingressos:

Grátis.