Postado em
O brinquedo popular no circo
“O bom do circo é ir ao circo. É entrar num lugar mágico. Um lugar diferente, onde coisas incríveis acontecem. Acontecem de verdade. Tudo ao vivo.”
Centro de Estudos da Cultura Popular
Senhoras e senhores, meninos e meninas, crianças e crionços! O Museu do Folclore, o Instituto Brinquedo Vivo e o Sesc São José dos Campos tem o prazer de apresentar: Hoje tem marmelada? O brinquedo popular no circo!
Um espetáculo mágico, divertido, dramático, onde tudo pode acontecer! Só depende de sua imaginação! Acompanhe nossas atividades e aproveite essa oportunidade de viver e brincar o circo!
“Hoje tem marmelada?
- Tem sim senhor!
E o brinquedo, o que é?
- O circo, a magia, a brincadeira, ué!”
Foto: Jarbas Moura Rosa
O Sesc São José dos Campos realiza, entre fevereiro e maio de 2014, o projeto Hoje tem marmelada? O brinquedo popular no circo, que apresenta uma parte do universo circense no Brasil. A idéia é enfatizar a cultura popular do circo através dos brinquedos e traquitanas artesanais confeccionados por diferentes brincantes e artesãos do país e de fora dele. A seleção, feita pelo Instituto Sócio-Cultural Brinquedo Vivo, em São Paulo, visa retratar momentos lúdicos e oníricos, dessa atmosfera circense.
Dentre as programações relacionadas ao projeto, a exposição é o destaque, com três espaços na unidade, reunindo os mais de 100 brinquedos.
- O circo como lugar da cultura popular: introdução histórica do circo no Brasil destacando elementos da cultura popular, como equipamentos e modalidades circenses, meios de transporte e personagens de espaços e tempos fantásticos (o pipoqueiro, o vendedor de biju, de algodão doce, os palhaços);
- O coração do circo: homenagem a alguns dos palhaços anônimos e eméritos nacionais, populares, excêntricos, ligando-os às manifestações culturais a partir de distintos brinquedos elegantes, rudes, desajeitados, ingênuos, risonhos;
- O circo na arte da vida: distintas linguagens, figuras e papéis sociais conectam-se com as realidades presentes no circo; a banda musical, a bailarina, os trapezistas, os malabaristas, os fantoches, os manés-gostosos.
“O circo é o mundo representado porque o mundo é redondo e o circo é arredondado.”
Profeta Gentileza
Foto: Jarbas Moura Rosa
O palhaço no circo
“O palhaço de rua, aquele que lidera o cortejo e comanda as chulas, é tipicamente brasileiro. É o mais anônimo dos anônimos palhaços de circo. Sua imagem ficou gravada no imaginário do brasileiro: seja de pernas de pau, seja montado ao contrário num burrico ou disparando pelas ruas atrás da criançada...”
Verônica Tamaoki e Walter de Sousa Junior
A sala de múltiplo uso transforma-se no picadeiro para os grandes palhaços brasileiros, anônimos ou famosos, além de abrigar pequenos espetáculos, aproveitando o novo ambiente circenses. Dentre os mais conhecidos a homenagem é feita a Piolin, Carequinha e Picolino, que, cada um em sua época, fez do circo uma arte, transformando o seu trabalho em parte essencial da cultura popular brasileira.
Hoje tem goiabada?
Tem, sim senhor.
Hoje tem marmelada?
Tem, sim senhor.
E o palhaço, o que é?
É ladrão de mulher...
Cartazes como este estarão exibidos no espaço dedicado a homenagear os palhaços brasileiros
Quem gosta de circo?
Se você gosta de circo não pode perder as atividades que preparamos para você! Conheça os brinquedos populares do circo e assista a espetáculos e exibições com o mesmo tema, até maio.
A seguir, você pdoe conferir alguns dos brinquedos expostos em nossos espaços ambientados neste universo lúdico e divertido neste álbum de fotos:
o que: | Hoje tem marmelada? O brinquedo popular no circo |
quando: |
23 de fevereiro a 04 de maio |
onde: | |
ingressos: |
Grátis |