Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Os novos jornalistas no mundo de internet e cibercultura

Ilustração: Mulheres Barbadas
Ilustração: Mulheres Barbadas

“Qual o papel do jornalista na sociedade? Estaria a profissão em via de extinção?” O e-book Novos Jornalistas – Para entender o jornalismo hoje, começa com o questionamento que levou ao trabalho de organização da obra, e mini-curso homônimo, de Gilmar Renato Silva. O livro traz uma coletânea de trinta e oito textos que refletem sobre as novas habilidades que os jornalistas precisam ter “sem perder a essência do bom jornalista das antigas".

O autor, aliás, é jornalista especializado em cultura digital e educador em audiovisual, novas mídias e cibercultura. Meia direita nos finais de semana e enstusiasta da cultura livre, da cultura pop e da cultura DIY (Faça você mesmo).

Entrevista

A EOnline falou com Gilmar sobre o e-book e sobre os cursos, Novos Jornalistas e Redação & Remix, que serão ministrados no Sesc São José dos Campos.


Foto: Divulgação


EOnline: Como foi a experiência de organizar o e-book "Novos Jornalistas - Para entender o jornalismo hoje"?
Gilmar Renato Silva: Foi uma experiência bastante enriquecedora. Num primeiro momento destaco o fato do e-book ser uma obra licenciada em creative commons, sem fins lucrativos. Todos os profissionais colaboraram com o único intuito de disponibilizar para os alunos de jornalismo um material mais realista sobre a real condição do jornalismo na época. Os encontros, mesmo que virtuais, com os autores foram excelentes. Foi muito boa a troca que tive com eles. Até o envio do texto final de cada autor teve toda uma troca de e-mails que girou em torno do futuro do jornalismo, o que foi muito importante para o meu trabalho. Mesmo nomes conhecidos do jornalismo brasileiro como Pedro Dória e Alexandre Matias, que não puderam enviar textos para a coletânea devido à falta de tempo, colaboraram de maneira indireta por meio dessas conversas informais via e-mail.

Num segundo momento o mais bacana foi costurar as boas ideias, as experiências e os insights dos autores numa obra só. Minha mente deu um salto, ganhou novos horizontes, com certeza. E num terceiro momento, a relação que ficou com os demais autores é algo que me alegra bastante. Já aconteceu de trabalhar com alguns, ou então de recorrer a eles para pedir conselhos, sugerir pautas (olha o jornalista RP falando rs), convidar para projetos. E a recepção aos pedidos é sempre calorosa. Imagino que a maioria tenha ficado satisfeita com o resultado do trabalho.

EOnline: Qual é a ideia, o objetivo principal dos cursos (Novos Jornalistas e Redação & Remix)?
G. R. S.: O objetivo principal do Novos Jornalistas é debater a influência da internet e de novas mídias, como os smartphones, na produção jornalística contemporânea, bem como apresentar para o participantes tendências e novas práticas alinhadas a velocidade e o excesso de informação dos dias de hoje.

O objetivo do Redação & Remix é quebrar alguns paradigmas como a ideia do gênio iluminado, o sujeito que não se inspira na obra de ninguém. Bem como discutir a ideia do Remix enquanto verdadeira natureza do digital, a verdadeira essência da comunicação desses novos tempos, e suas aplicações na produção de conteúdo textual.

EOnline: Assim como quem vai participar tem suas expectativas, as suas quais são?
Eu espero que todas as vagas sejam preenchidas (das duas atividades) :)  e que os participantes interajam bastante comigo, porque eu gosto de conversar muito, pois eu também falo bastante, mas também porque tenho pra mim que escutar o outro, ouvir opiniões distintas, para só então tentar tirar uma conclusão, é onde mora a essência de todo bom aprendizado. E eu sei que é dessa troca de experiências e impressões com os participantes que eu acabo evoluindo enquanto profissional a cada curso.

O Sesc São José dos Campos realiza nos dias 11, 12, 18 e 19 de fevereiro o mini-curso Novos Jornalistas - para entender o jornalismo hoje e, nos dias 25 e 26 de fevereiro, Redação & Remix.

Diário de classe

Acompanhe essa matéria para conteúdos produzidos durante o curso. A cada dia um material diferente, um olhar sobre o jornalismo de hoje.

Dia 11/02 - Todos somos produtores de conteúdo
Na primeira aula do minicurso Novos Jornalistas Gilmar introduziu-nos o assunto cibercultura - de ambiente virtual a assunto transpolítico. Na era da informação muito conteúdo tem sido compartilhado gerando uma info-obesidade (information overload), onde todos recebem e produzem informação. Como dado estatístico, foi-nos apresentado que 90% das informações de todo o mundo na história foram criadas nos últimos 2 anos! Em meio a este contexto, o trabalho do jornalista, além de criar seus textos, é também de uma curadoria com muita apuração antes de publicar uma informação.

E para ilustrar essa aula fizemos algumas fotos que você pode ver na galeria a seguir:

12/02 - Precisamos falar de listas
Nos textos, curtos ou longos, que encontramos hoje na internet no que vale a pena "investir"? Simples, em listas. Aí você pergunta, por quê? Porque nosso cérebro funciona assim: quando ele vê algo começa a elencar ideias e informações para processar a imagem e chegar a uma conclusão do pensamento. Assim, quando ele vê uma lista o aprendizado fica mais fácil! Veja a seguir a lista que preparamos para vocês desta aula:

Dia 18/02 - Senta que lá vem história
Toda marca hoje precisa inovar para chamar a atenção, certo? Na aula de hoje discutimos o conteúdo que as empresas criam para gerar não só engajamento, mas discussões e conversas em redes sociais e imprensa. Para isso utilizam-se de técnicas, como o storytelling. Saiba mais ouvindo este trecho:

Leia a matéria produzida durante a oficina.

Novos Jornalistas - Para entender o jornalismo hoje: baixe o e-book aqui.

o que: Novos Jornalistas
quando:

11, 12, 18 e 19, às 19h

onde:

Sesc São José dos Campos

o que: Redação & Remix
quando:

25 e 26, às 19h

onde:

Sesc São José dos Campos