Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Despertar | Éveil

Sessile - obra cinética de Steve Daniels (Canadá)
Sessile - obra cinética de Steve Daniels (Canadá)

O despertar é o instante que separa dois estados dos seres vivos, é o limiar entre a inatividade do sono e os movimentos que definem a vigília. O termo também pode ser compreendido de uma maneira ontológica, como aquele milissegundo que demarca o momento em que os organismos vivos alcançam, de forma plena, suas existências individuais: o nascimento.

A exposição Despertar | Éveil busca a inspiração que infla para depois esvaziar, contrai e em seguida descontrai os corpos mecânicos e eletrônicos de suas obras que, ao simularem processos fisiológicos, colocam a seguinte questão: afinal, o que nos distingue dos aparatos técnicos com os quais convivemos cada vez mais visceralmente? Serão os movimentos - estes ritmos intrínsecos aos organismos vivos - os responsáveis por declarar que somos viventes?

A partir de março, as obras dos artistas Ingrid Bachmann (Canadá), Steve Daniels (Canadá), Paula Gaetano-Adi (Argentina), Jean-Pierre Gauthier (Canadá), Chico MacMurtrie (México) e Jane Tingley (Canadá) incitam reflexões ao ser humano sobre os seus processos fisiológicos e, principalmente, a respeito de sua própria vida.

Curioso? Confira alguns vídeos das obras que da exposição:

Sessile

Sessile -- overview of behaviors

Acompanhe a montagem da exposição Despertar | Éveil por aqui e programe-se para ver ao vivo a partir de março no Sesc Santana!