Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Vídeo: A criação e a Destruição

Fleur Elise Noble durante a montagem do espetáculo <br>Foto: Juci Fernandes/Sesc
Fleur Elise Noble durante a montagem do espetáculo
Foto: Juci Fernandes/Sesc

Em vídeo exclusivo para a EOnline, Fleur Elise Noble, artista australiana, fala sobre o espetáculo A Vida Dela em 2 Dimensões, que faz parte da Mostra Sesc de Teatro de Animação e pode ser assistido dias 28 e 29/junho no SESC Bom Retiro e dia 4/julho no Teatro Santarosa, em Ribeirão Preto

O processo de criação do espetáculo demorou três anos. No primeiro ano, as atividades foram intensas, a artista passou muito tempo em laboratório criando e fazendo experiências; tinha ideias, mas não tinha curso de cinema, de animação ou familiaridade com computadores. Constituiu-se assim um processo de erros que foram se transformando e no qual está contido a criação e a destruição, as coisas se refazem e ganham vida própria, é real mas ao mesmo tempo metafórico.

Assista essa história contada por Noble:

O interesse de Noble por artes teatrais visuais surgiu quando estudava Artes Visuais em Nova York na Adelaide Central School of Art – Escola Central de Arte Adelaide - lembra que ficava doze horas por dia desenhando e ficou cansada daquela estrutura do retângulo com as figuras paradas dimensionais, por isso quis dar vida a elas. A artista não tem cenário pronto, tudo é construído no local do espetáculo; não há uma equipe formada para a realização do espetáculo, costuma convidar amigos e diz que isso contribui para a construção de relacionamentos, algo valioso. A Sua sobrinha, com quem Noble morava, era, senão a única, a mais interessada em seu trabalho,quando chegava em casa ficava ansiosa para ver os últimos resultados; já quando mostrava para adultos, percebia seus olhos baixando, como num gesto de reprovação. Por isso volta seu olhar para a percepção das crianças, diz que os adultos tendem a pensar que para começar algo precisam ter uma ideia genial, já as crianças não tem medo de ter ideias bobas, acredita que a partir disso o processo pode trazer resultados mais interessantes.

o que: A Vida Dela em 2 Dimensões
quando:

28 e 29/junho - SESC Bom Retiro
04/julho - Teatro Santarosa [coordenação SESC Ribeirão Preto]

ingressos:

consulte a programação