Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Érico Hiller registra lugares em risco no século 21

Foto: Érico Hiller
Foto: Érico Hiller

Até 20 de julho, Sesc Prudente recebe instalação com fotografias do Ártico, Ilhas Maldivas, Mata Atlântica, Monte Kilimanjaro e Etiópia

‘Ameaçados: lugares em risco no século 21’ apresenta cinco lugares do planeta que passam por um processo de mudanças drásticas em decorrência das transformações climáticas e da ação do homem.

O fotógrafo passou pelo Ártico e pelo Monte Kilimanjaro, onde registrou as alterações no estilo de vida por causa do derretimento das geleiras; pela Mata Atlântica, que perde espaço para as cidades; pela Etiópia, que sofre com a ameaça de desconfiguração de sua cultura após a construção de uma hidrelétrica; e pelas Ilhas Maldivas, local que já sente as interferências do aumento do nível dos oceanos.

Segundo Hiller, o objetivo da instalação é fazer um inventário do nosso planeta, que está em constante transição. “É uma representação daquilo que, infelizmente, pode futuramente só existir na memória de poucos – ou pior, apenas numa fotografia esquecida no fundo de uma gaveta”, afirma.

O artista conta que usou um ano (2011) na produção e edição de fotos, fases que ocorreram simultaneamente por causa do vasto material captado por ele.

Em todas as imagens são apresentadas mudanças de hábitos, costumes e modos de morar de diferentes culturas. “Em cada local os impactos são diferentes. Porém há um clima de apreensão em todos. Há o perigo desses lugares não existirem no futuro”, diz. A intenção não é trazer um trabalho científico, e sim de reflexão. “Fui para ouvir histórias”, declara.

Lançada em 2012, a instalação ficou durante os meses de janeiro e fevereiro no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo (SP), e resultou também em um livro lançado em março de 2012, que contém cerca de 180 fotos.

O fotógrafo Érico Hiller é natural de Belo Horizonte e reside atualmente na cidade de São Paulo. Formado em Comunicação Social (ESPM) e pós-graduado em Fotografia (SENAC), tem atuado como fotógrafo independente há dez anos. Já colaborou para publicações como National Geographic, Lonely Planet, Rolling Stone, Trip, TAM, GOL, Casa Vogue e Marie Claire.

A instalação continua no Sesc Thermas até o dia 20 de julho e fica aberta durante todo o horário de funcionamento da unidade, que é de terça a sexta, das 8h às 20h, e sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h.