Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Exposição investiga influência do mundo pop na sociedade japonesa

Entre 7 e 25 de junho o Sesc Carmo recebe a exposição Japan: Kingdom of Characters (Japão: Reino dos Personagens). Atividades culturais e artísticas dialogam com a mostra

A exposição, uma parceria entre a Fundação Japão e o SESC-SP, examina as circunstâncias culturais e históricas por trás da afeição do povo japonês pelos personagens, e tece caminhos acerca do futuro dos personagens no Japão contemporâneo.

Reino dos Personagens
O que seriam personagens? Por que são criados e quais motivos os tornam populares? Que tipo de sociedade representam?

Nesta exposição, o público se depara com painéis, vídeos e bonecos de personagens “populares” como Ultraman, Astro Boy, Hello Kitty, Pokémon (Pikachu) e mascotes (yurukyara).

“A existência de produtos com esses personagens é ainda mais significativa. Juntamente com itens comuns como bichinhos de pelúcia e artigos de papelaria, esses produtos englobam uma enorme e variada gama de itens, desde acessórios de moda e artigos de uso diário a anúncios e serviços. Ao longo de cada período, a extensão e a variedade desses itens aumentaram de modo a abranger todas as facetas da vida dos japoneses. Outro aspecto importante é a mudança dos perfis de consumo: de crianças para adultos, de uso familiar para pessoal, de entretenimento para suprimento de necessidades psicológicas.”, afirma Hiroyuki Aihara, presidente da Character Research Institute Co. Ltd.

A mostra, que já passou por países como Itália, Taiwan, Hungria, França, Austrália, Espanha, Inglaterra, Malásia e Turquia, está dividida em 4 partes e apresenta ambientes onde o visitante terá a oportunidade de conhecer e recordar alguns desses seres que emergiram ao longo das décadas, e que são ícones até os dias de hoje. Os espaços também apontam vias para compreender as mudanças que eles proporcionaram na sociedade japonesa, e as possibilidades conceptivas de design de produtos lançados a partir desses personagens.

Atividades Integradas
De 6 a 28 de junho de 2013, o Sesc Carmo resgata os games da década de 1990 na exposição No Reino dos Tamagotchis, recriando um cenário que abriga diversos bichinhos virtuais que podem ser alimentados, cuidados com carinho e atenção pelo público.

Os personagens da cultura pop japonesa são o ponto de partida para que Kiara Terra desenvolva narrativas colaborativas com o público, aguçando a imaginação com Histórias no Reino dos Personagens Japoneses. As narrativas despertam a memória do participante, em meio ao universo simbólico da exposição itinerante “Japan: Kingdom of Characters” (“Japão: Reino dos Personagens”).

Os participantes customizam toucas nas aulas abertas de Adereços Para Sua Fantasia de Cosplay.  As toucas são pré-montadas em material plush, com modelos inspirados em diversos personagens de desenho animado.  Com Juliana Tsukino, vencedora de diversos concursos de cosplayer no Brasil.

Naomi Uezu ensina o modo de fazer Cartões em Kirigami 3D – Pop Up, uma variação do Origami em que o papel recebe cortes e dobras, criando formas inesperadas com efeitos tridimensionais. Além de cartões, convites, peças decorativas e móbiles também são produzidos com diferentes etapas e graus de dificuldade.

Para as crianças, a oficina Crie Seu Personagem de Papel, vai desenvolver cartões utilizando a técnica de Kirigami com efeitos tipo Pop Up. Também tem orientação de Naomi Uezu.

o que: Japan: Kingdom of Characters (Japão: Reino dos Personagens)
quando:

de 7 a 25/junho

onde:

Sesc Carmo | rua do Carmo, 147 | 11 3111-7000

ingressos:

grátis