Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Presença do erotismo no cinema é tema de mostra no Sesc Vila Mariana

Cena do filme
Cena do filme "Trouble in Paradise" (1932), de Ernst Lubitsch

Mostra Cine Privê – O Erotismo no Cinema, que acontece de 2 de maio a 28 de julho, reúne exposição, ciclo de palestras, exibição de filmes censurados e polêmicos em suas épocas, “cabine de beijos” e cine-concerto.

Nas atividades que integram a Mostra o público é conduzido pelas imagens cinematográficas dos séculos XIX e XX que abordaram o erotismo por meio de filmes, tramas e personagens marcantes na história do cinema.

A exposição O corpo em performance no cinema traz um panorama das primeiras imagens cinematográficas em torno do corpo e do desejo, focando principalmente os primeiros filmes silenciosos. Um dos destaques é a “cabine de beijos”, que apresenta pequenas cenas de beijos de mais de trinta filmes para que o público possa compreender a censura e a sublimação do sexo e do beijo em Hollywood durante o Código Hays (Código de Produção), de 1934 a 1968.

A exposição aborda também, por meio de fotografias, filmes e pequenas cabines para espiar no buraco da fechadura, a experimentação estética do desejo e do prazer no bojo das vanguardas artísticas, do expressionismo ao surrealismo, do experimental ao underground, representado por artistas como Andy Warhol, Paul Morrissey, Keneth Anger, Jean Genet e John Waters.

O ciclo de filmes CineProibido reúne 14 produções que tematizaram o desejo sexual e foram retalhadas pela política da censura. Cada qual em sua época, os filmes foram acusados de obscenos, subversivos ou transgressores dos valores morais. Cultuados por cinéfilos, odiados pelos censores.

Um passeio pelas cenas de filmes apresentados na Mostra