Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

É tempo de curtir o free jazz

Joe Mcphee<br>Foto: Divulgação
Joe Mcphee
Foto: Divulgação

Joe Mcphee e trio The Thing desembarcam no Sesc Araraquara, dia 28/junho, e no Sesc Belenzinho, dia 29/junho

Você conhece os Sonics? E a PJ Harvey? Do White Stripes você se lembra, certo? Bom, o mínimo de conhecimento que se tem sobre esses artistas é desconstruído por Joe Mcphee e pelo trio The Thing - e o alvo não é só o rock, uma vez que estamos falando de gente grande do Free Jazz (estilo de jazz criado nos EUA).

Você pode até questionar o que seria o Free Jazz, bem como a aplicação de um rótulo para um tipo de som que é avesso a convenções, mas a definição de um gênero que utiliza os idiomas e códigos do jazz para prover livre expressão à voz ou ao som do intérprete ajuda a dar uma ideia sobre um gênero que abarca de Charles Mingus à Sun Ra, do Sun Ra Arkestra.

Para ouvidos virgens, tudo pode soar como uma grande maluquice e, talvez por isso, ver os músicos destrinchando melodias e estruturas pode contribuir para estimular o desenvolvimento de um novo gosto musical, mais aberto às misturas e amálgamas que a música, enquanto linguagem universal pode suscitar e pôr à prova.

O trio é formado pelo sueco Mats Gustafsson (saxofone) e os noruegueses Ingebrigt H. Flaten (baixo) e Paal Nilssen-Love (bateria). Mcphee, por sua vez, toca saxofone tenor, alto sax, sax soprano, trompete, flugelhorn e trombone, destilando sua técnica aperfeiçoada desde a década de 60, época de seus trabalhos com Ken Vandermark, Peter Brötzmann e Evan Parker.

o que: The Thing & Joe McPhee
quando:

28/junho - Sesc Araraquara | rua Castro Alves, 1315 | 16 3301-7500
29/junho - Sesc Belenzinho | rua Padre Adelino, 1.000 | 11 2076-9700

ingressos:

consulte a programação