Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Mostra Sesc de Teatro de Animação

Aventuras de Alice no País das Maravilhas (Cia. Giramundo [MG], Sesc Pompeia)<br>Foto: Luis Bocchino
Aventuras de Alice no País das Maravilhas (Cia. Giramundo [MG], Sesc Pompeia)
Foto: Luis Bocchino

De 28 de junho a 7 de julho, a Mostra Sesc de Teatro de Animação passa por oito cidades do Estado de São Paulo, levando 16 trabalhos inéditos, 21 companhias e muitas estreias em São Paulo.

Com a curadoria dos técnicos do Sesc, três eixos foram definidos para conduzir a seleção dos espetáculos: diversidade de técnicas, amplitude no panorama das localidades e variedade de formatos.

- no elenco das técnicas, estão espetáculos nos quais se maneja varas, luvas, fios, mímicas, além de usar lances de cinema, projeção e vídeos.

- a mostra revela-se tão ampla quanto às origens: estão representados seis estados brasileiros e oito países.

- quanto ao formato, há criações dedicadas a adultos e crianças, para palcos tradicionais, intervenções interativas e uma forma intimista que rúne grandes histórias em minúsculas caixas.

A equipe do SESC também procurou oferecer um programa de atividades formativas, em oficinas, debates, vivências e encontros.

as companhias

Cia. Fios de Sombra [SP]
Ópera na Mala [SP]
Prana Teatro de Animação [SP]
Sobrevento [SP]
Cia. Teatro Portátil [RJ] Valsa nº 6
Cia. Teatro Portátil [RJ] As Coisas
Giramundo [MG]
Cia. Navegante [MG]
Trip [SC]
Caixa do Elefante [RS] A Tecelã
Caixa do Elefante [RS] Encantadores de Histórias
As Caixeiras Cia. de Bonecas [DF]

 

Duo Anfíbios [Brasil / França]
Foreign Landscapes [Brasil / Canadá/ EUA/ França]
Federico Galvan [Argentina]
Cia. Viajeinmóvil [Chile]
Cia. Jordi Bertran [Espanha]
La Casa Incierta [Espanha]
Verónica González [Itália]
Cia. Philippe Genty [França]
Bootworks Theatre [Inglaterra]
't Magisch Theatertje [Holanda]
Fleur Elise Noble [Austrália]

 

Clique aqui para ver a programação por unidade e data.

GRUPO SOBREVENTO
São Paulo - SP
www.sobrevento.com.br

Formado em 1986, o Sobrevento é um grupo profissional de teatro que mantém um repertório de espetáculos e se dedica à pesquisa, teórica e prática, da animação de bonecos, formas e objetos. Desde sua fundação, o Grupo mantém um trabalho estável e ininterrupto e tem se apresentado em mais de uma centena de cidades de 19 estados brasileiros. Esteve também no Peru, Chile, Espanha, Colômbia, Escócia, Irlanda, Argentina, Angola, Irã, México, Suécia e Estônia, representando o Brasil em alguns dos mais importantes Festivais Internacionais de Teatro e de Teatro de Bonecos. Seus espetáculos são muito diferentes entre si, quer seja na temática, quer seja na forma, na técnica de animação empregada, no espaço a que se destina ou no público a quem se dirige. Conta em sua trajetória com diversas premiações ou indicações para Prêmios, como Mambembe, Coca-Cola, Shell, APCA e Maria Mazzetti (Rio Arte). Por duas vezes recebeu do Ministério da Cultura o Prêmio Estímulo, pelo conjunto dos seus trabalhos e "pela sua contribuição ao panorama das Artes e da Cultura do país".

SÃO MANUEL BUENO, MÁRTIR
É o mais recente espetáculo do grupo e conta a vida do personagem Dom Manuel, um padre que carrega, como um estigma, a dúvida de sua própria fé e da própria existência de Deus. A montagem é pouco ortodoxa. Acontece em uma arena ocupada por uma mesa redonda, que representa o mundo. No centro dela, bonecos de madeira estáticos, fixos, sem qualquer articulação, confeccionados pelo escultor Mandy. São pelo menos 30 bonecos que representam os personagens da trama e o povo da pequena cidade onde se desenrola a história. A peça é fruto do Projeto Sobrevento 25 anos: Objetos e Identidade, patrocinado pela Petrobras por meio da Lei de Incentivo à Cultura e desenvolvido desde meados de 2011.

ficha técnica
Texto: Miguel de Unamuno. Direção e Dramaturgia: Luiz André Cherubini e Sandra Vargas. Elenco: Sandra Vargas, Maurício Santana e Luiz André Cherubini. Músicos: William Guedes (bandolim), Carlos Amaral ou Rafael Brides (violão), Marina Estanislau ou Jorge Santos (violoncelo). Composição Musical Original: Henrique Annes. Cenário: Luiz André Cherubini. Supervisão Cênica e Ambientação Cenográfica: Telumi Helen. Figurino: João Pimenta. Cenotecnia e Operação de som: Agnaldo Souza. Iluminação: Renato Machado. Técnico de Luz: Marcelo Amaral. Escultura dos Bonecos: Mandy. Instalação de Entrada: Povo Frágil (de Antonio Catalano) e A Árvore da Fé (de Telumi Helen e Mandy). Assistente de Confecção (Povo Frágil): Valerio Catalano. Preparação Vocal: Alessandra Cino. Preparação Corporal: Marcelo Paixão. Fotografia: Marco Aurélio Olimpio. Direção de Produção: Grupo Sobrevento. Produção Executiva: Lucia Erceg. Design Gráfico: Marcos Corrêa. Assistente: Gabriel Gomes Corrêa.
Duração: 85 minutos. Classificação Indicativa: 16 anos.

roteiro
28/06 sexta 20h30 | SESC Ribeirão Preto

voltar

'T MAGISCH THEATERTJE
Maastricht - Holanda
www.magisch-theatertje.nl

Pela iniciativa de Henk Boerwinkel, do "Theater Triangel" e de Charlotte Puijk-Joolen, o grupo foi fundado em 1996. Durante a sua trajetória, a companhia criou o seu nome no Teatro de Marionetes, Objetos e Formas Animadas. O 't Magisch Theatertje é único pelo seu repertório e foco nesse tipo de arte para adultos e pelo fato de ser um atelier para o desenvolvimento de novas formas de teatro de figuras e novas produções. O grupo apresentou os seus espetáculos em cerca de 35 países de todo o mundo, tais como Paquistão, África do Sul, Costa Rica e Bulgária, tendo recebido vários prémios por seus trabalhos. Em sua sede, a companhia organizou 6 Festivais Internacionais, o Figure Theatre-Days, com artistas de destaque no teatro de animação. Desde 2003, com a cooperação de festivais na Bélgica e Alemanha, o Festival chama-se "European Performing & Visual Arts Festival".

PANTA RHEI II
Este é um espetáculo, de marionetes e máscaras, para adultos. É um jogo de mistério no qual tudo se movimenta e flui ao seu próprio ritmo e em que as cenas curtas se sucedem de forma poética. Nesta viagem teatral sem texto, a companhia utiliza diferentes técnicas de movimento, numa mistura de sons e contrastes de tamanho surpreendentes. O espectáculo inicia com um jogo de sombras cintilantes, cheio de movimentos indefinidos e a ilusão de água a correr... um espaço carregado de energia no qual uma pequena figura surge da sua própria sombra... duas pequenas marionetes de mão jogam com a gravidade... Num suspence quase ritual/mágico, o espetador é levado para um mundo de sonho e mistério. O espetáculo foi apresentado em vários Festivais Internacionais, em cerca de 40 países, tendo recebido vários prêmios Internacionais.

ficha técnica
Concepção, atuação e direção: Charlotte Puijk-Joolen. Luzes e efeitos: Roel Puijk. Produção: Fadas e Elfos Associação Cultural (Portugal). Coordenação: Sara Lamares. Produção no Brasil: Périplo Produções Culturais. Coordenação: Pedro de Freitas.
Duração: 60 minutos. Classificação Indicativa: 14 anos.

roteiro
03/07 quarta 20h | SESC São Carlos
04/07 quinta 20h | SESC Sorocaba
06/07 sábado 20h | SESC São José dos Campos
07/07 domingo 18h | SESC Bom Retiro


vivência
ENCONTRO COM CHARLOTTE PUIJK-JOOLEN

Bate-papo com o público sobre o trabalho da holandesa que é o gênio criativo do 't Magisch Theatertje. Além de ser produtora e diretora, é também responsável pelos desenhos, criações e encenações. Após terminar a Utrecht Art School, ela continuou seus estudos em cenografia com Nicolaas Wijnberg na Jan van Eyck Academy em Maastricht. Charlotte trabalhou com várias companhias de teatro e também para a televisão holandesa. Ela se especializou na confecção de bonecos quando se encontrou Henk Boerwinkel do grupo Theater Triangel. Essa parceria se prolonga há mais de 10 anos e Henk se tornou "seu tutor" na arte de confecção de bonecos. Desde a fundação do 't Magisch Theatertje, em 1996, Charlotte criou suas próprias peças. Com o passar dos anos, seu nome se tornou uma referência e sua criatividade é conhecida e apreciada mundialmente. Charlotte explica a si mesma: "meus bonecos e objetos devem ter uma alma e um brilho interno". Para atores, diretores e estudantes de teatro e interessados em teatro de animação, a partir de 16 anos. 25 vagas. Duração: 2h30.

interior
05/07
sexta /das 19h às 21h30 | SESC São José dos Campos

voltar

TRIP TEATRO
Rio do Sul - Santa Catarina
www.tripteatro.com.br

A companhia iniciou seus trabalhos profissionais em 1989 e sua missão é defender e difundir o teatro, em especial o teatro de animação, como forma autêntica de expressão artística e rico patrimônio material e imaterial da humanidade, através do estudo, da prática e do intercâmbio. Ao longo de 23 anos de história, a Trip se apresentou em todas capitais e inúmeras outras cidades do Brasil, além de outros 13 países de 3 continentes (América do Sul, Europa e Ásia), participando de importantes eventos do gênero. Criou em 2004 o Centro de Pesquisa e Produção de Teatro de Animação em Rio do Sul, desenvolvendo projetos culturais que lhe renderam diversos prêmios, entre eles o Prêmio Itaú-UNICEF como melhor atividade sócio-educativa desenvolvida por ONG de pequeno porte no Sul do Brasil. Mantém ativos em seu repertório os espetáculos "O Incrível Ladrão de Calcinhas", "O Velho Lobo do Mar" e "O Flautista de Hamelin", este último em parceria com a companhia espanhola "Los Titiriteros de Binéfar". A companhia também ministra cursos de capacitação e aperfeiçoamento para profissionais, estudantes de artes cênicas e interessados em geral e produz intercâmbio com companhias profissionais do Brasil e exterior.

O INCRÍVEL LADRÃO DE CALCINHAS
Uma história de detetives baseada no estilo do Cinema Noir, caracterizado por filmes tipo "B" das décadas de 40 e 50, onde a falta de caráter e o crime são as marcas mais presentes. O escritório do Detetive Bill Flecha é procurado por Srta. Velda, uma "mulher-fatal" que tem sua "peça íntima" roubada e pagará qualquer quantia para tê-la de volta. O que parecia um crime banal dá origem a uma série de outros crimes violentos, onde todos são suspeitos até que se prove o contrário, ou até que seus corpos sejam encontrados em algum beco escuro. Inspirado na vida e obra de Dashiell Hammett, considerado o pai da literatura policial moderna, o espetáculo utiliza uma técnica de construção de bonecos pouco conhecida no Brasil, a partir de modelos desenvolvidos por Hansjürgen Fettig em seu livro "Rod-Puppets & Table-Top Puppets (Standing Figures)". A cenografia foi inspirada no Expressionismo Alemão, movimento artístico presente nas artes das primeiras décadas do século XX, caracterizado pela distorção da imagem, do retorno ao gótico e pela oposição a uma sociedade imersa no desolador cenário do racionalismo moderno.

ficha técnica
Concepção, direção e manipulação: Willian Sieverdt. Técnica de som e luz e edição de sonoplastia: Tatiane Mileide Danna. Cenografia (produção) e bonecos: Paulo Nazareno. Cenografia (concepção e pintura) e bonecos (pintura): Eliane Margareth Roussenq. Bonecos (estrutura interna): Roberto Vasselai e Marcos Pereira. Figurinos (criação) e perucas: Carlos Alves. Figurinos (confecção): Maria Sieverdt. Auxiliar de produção cenográfica e auxiliar de direção: Márcio Corrêa. Sonoplastia 1ª etapa: Guilhermo Santiago e Gabriel Vieira. Sonoplastia 2º etapa: Sérgio Tastaldi. Letra e voz música "A secret dream of you": Márcia Pagani. Direção de cena: Marcelo F. de Souza.
Duração: 55 minutos. Classificação Indicativa: 12 anos.

roteiro
05/07 sexta 20h | SESC Bom Retiro
06/07 sábado 19h | SESC Bom Retiro

voltar

VIAJEINMÓVIL
Santiago - Chile
www.viajeinmovil.cl

É um coletivo de atores, músicos, cenógrafos, designers, produtores e técnicos dedicados ao estudo e criação de teatro ligado à matéria. Desde o seu nascimento, em 2005, a companhia criou sete shows com um denominador comum: o uso de bonecos, animação de objetos e da presença de cenário móvel. A pesquisa artística do grupo centra-se na relação do ator com bonecos e objetos, e várias possibilidades cênicas e intermináveis que essa combinação oferece.

LA POLAR
Em junho de 2011, o Chile sofreu a maior fraude financeira de sua história. O esquema da varejista de capital aberto, La Polar, afetou cerca de um milhão de clientes. A companhia toma como ponto de partida a gravação de áudio da última reunião do conselho de administração da empresa para criar um espetáculo de bonecos e atores no palco. Os bonecos representam altos executivos, enquanto os atores-manipuladores representam os trabalhadores da empresa: o secretário, o assistente, a senhora da limpeza, etc. Em uma mistura de ficção e realidade, eles são responsáveis por realizar a opinião popular desse grupo.

ficha técnica
Autor: Luis Barrales e Jaime Lorca. Direção: Jaime Lorca. Elenco: Alfredo Allende, Carlos Becker, Leonor Marchant, Catalina Peña e Ilan Spollansky. Iluminação: Tito Velásquez. Som: Gonzalo Aylwin. Cenografia e bonecos: Carlos Rivera. Produção no Brasil: GAG - Phila7. Coordenação de Produção: Marisa Riccitelli Sant´ana.
Duração: 70 minutos. Classificação Indicativa: 12 anos.

roteiro
03/07 quarta 20h | SESC São José dos Campos
04/07 quinta 21h | SESC Santo Amaro
05/07 sexta 20h | SESC Campinas
06/07 sábado 20h | SESC Sorocaba
07/07 domingo 19h | SESC Santo André

voltar

ESPETÁCULOS PARA CRIANÇAS E ADULTOS

FOREIGN LANDSCAPES [PAISAGENS ESTRANGEIRAS]
São Paulo - SP, Boston - EUA e Lyon - França
www.andirubinstein.com

É uma companhia de teatro de bonecos que se formou quando Faye Dupras (Canadá) e Andi Rubinstein (Brasil) se encontraram no mestrado em teatro de animação da Universidade de Connecticut. Para o espetáculo de estréia, elas tiveram a colaboração sonora do músico Yann-Gaël Poncet (França) e contaram com a direção da premiada clown e mímica Julie Goell (EUA).

O CANTO DO SALGUEIRO [BY THE WILLOW]
Inédito no país, a obra ganhou a Citação de Excelência da UNIMA, maior prêmio de teatro de animação dos Estados Unidos. No espetáculo, Madame Dorka, uma ex-prima-donna, e seu fiel aprendiz, Gobo, descarregam o inusitado conteúdo da sua carroça itinerante ao lado de um salgueiro. Utilizando bonecos de vara e de sombra, objetos, teatro de atores e música ao vivo, eles contam a história de Felicia, uma menina que nasce no mesmo dia em que seu pai planta uma árvore. Felicia e a árvore crescem juntas e tem suas vidas entrelaçadas. Ela conhece Lucian, por quem se apaixona. A partir dai, Dorka e Gobo, ora como contadores de histórias, ora transformados nos próprios personagens, contam o desenrolar desta relação. Porém, a profunda ligação de Felicia com sua árvore causará reviravoltas inesperadas nesta que poderia ser mais uma história de amor.

ficha técnica
Concepção: Faye Dupras e Andi Rubinstein. Direção: Julie Goell. Texto: Faye Dupras, Andi Rubinstein e Julie Goell. Trilha Sonora original: Yann-Gaël Poncet. Elenco: Faye Dupras, Andi Rubinstein e Yann-Gaël Poncet. Bonecos: Faye Dupras e Andi Rubinstein. Figurinos: Brenda McCann. Cenários: Will Pike. Iluminação: Noah Dubreuil. Assistente de Figurinos: Sarah Sabotka. Diretor de palco: Noah Dubreuil.
Duração: 65 minutos. Classificação indicativa: a partir de 6 anos.

roteiro
29/06 sábado 16h | SESC Campinas
30/06 domingo 15h | SESC São José dos Campos
05/07 sexta 20h | SESC Santo André
06/07 sábado 16h | SESC Ribeirão Preto
07/07 domingo 15h | SESC São Carlos

vivência
LINHA E TEXTURA - O DIÁLOGO ENTRE LIMITES E LIBERDADE
NA CRIAÇÃO DO TEATRO DE ANIMAÇÃO

com Cia. Foreign Landscapes

A proposta desta oficina é abordar técnicas de manipulação de bonecos de luva, bonecos de mesa simples e teatro de sombras para a montagem de uma cena escolhida. O enfoque maior será dado na manipulação e articulação de ideias para montar uma cena com pouco enfoque em técnicas construtivas. As construções de bonecos serão simples e com materiais de fácil acesso.
Para atores e interessados no teatro de animação em geral, a partir de 14 anos. 25 vagas. Duração: 9 horas (3 horas por dia durante 3 dias).

grande São Paulo
02/07 terça /das 18h às 21h | SESC Santo André
03/07 quarta /das 18h às 21h | SESC Santo André
04/07 quinta das 18h às 21h | SESC Santo André

voltar

GIRAMUNDO
Belo Horizonte - MG
www.giramundo.org

O Giramundo foi fundado em 1970, pelos artistas plásticos e professores universitários Álvaro Apocalypse, Terezinha Veloso e Madu Vivacqua. A formação acadêmica dos três contribuiu para a solidificação do Giramundo como um grupo múltiplo, que busca explorar todos os campos da criação artística, aplicando-os à prática do teatro de bonecos. Se, nos primórdios, o grupo fazia teatro e bonecos para agradar às crianças e à família, hoje conta com uma estrutura adaptada às suas necessidades, com oficina, sala de ensaios, estúdio de animação, departamento gráfico, Escola de formação e o Museu, que guarda e conserva todo o acervo de bonecos, cenários, desenhos e projetos. O grupo oferece oficinas, palestras e mostras itinerantes, se apresenta no palco e na rua, cria bonecos e animações para TV. Em eterna experimentação, inserindo elementos da cultura e da história do Brasil nos espetáculos, adaptando clássicos da literatura universal ou criando seus próprios textos, o Giramundo já se apresentou em praticamente todo o Brasil e em mais de dez países da Europa e das Américas.

AVENTURAS DE ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
O espetáculo, inspirado na obra de Lewis Carroll (escrita em 1865), completa a Trilogia Mundo Moderno, composta por "Pinocchio" (1883), de Carlo Collodi, e "Vinte Mil Léguas Submarinas" (1871), de Julio Verne. Em comum, os espetáculos representam o conflito do homem, seja com a sociedade, a natureza ou a realidade. As três obras, clássicos da literatura universal, têm origem no século XIX, apresentam uma construção fragmentada e aspectos surreais e visionários, possíveis metáforas para a reflexão sobre as condições do mundo contemporâneo. "Aventuras de Alice..." e a Trilogia estão construídas nas áreas de fronteira entre teatro de bonecos, animação, dança, cinema e design. Neste sentido, são experiências do Giramundo de novas possibilidades plásticas, mecânicas, expressivas e funcionais para o uso cênico do boneco. Na montagem, 55 bonecos do Giramundo dividem o palco com um ator humano - algo raro nas produções do grupo.

ficha técnica
Texto original: Lewis Carroll. Direção geral e roteiro adaptado: Marcos Malafaia. Música original: John Ulhoa e Fernanda Takai. Direção de cena: Beatriz Apocalypse e Marcos Malafaia. Design de bonecos: Sandra Bianchi e Beatriz Apocalypse. Figurinos atores e bonecos: Maria do Céu, Beatriz Apocalypse e Weracy Trindade. Cenografia: Marcos Malafaia, Daniel Bowie e Glauber Apicela. Luz: Ricardo da Mata. Supervisão de Projeções: Ulisses Tavares. Motion Capture e Projeção Mapeada: Lucas Cancela. Supervisão de construção de bonecos: Madu, Beatriz Apocalypse e Eduardo Felix. Preparação de ator e revisão dramatúrgica: Eduardo Moreira. Assistência de direção: Endira Drumond, Ana Fagundes e Daniel Mendonça (trilha). Marionetistas: Beatriz Apocalypse, Ana Fagundes, Endira Drumond, Fabíola Rosa, Bárbara Andalécio, Kadu dos Anjos, Mário Apocalypse. Ator: Beto Militani. Fotos: Andre Burian, André Carvalho e Luis Bocchino. Produção: Beatriz Apocalypse, Patrícia Albuquerque e Ricardo Malafaia. Produção SP: Andrea Caruso Saturnino - Performas Produções. Patrocínio: PETROBRAS.
Classificação indicativa: Livre.

roteiro
04/07 quinta 19h | SESC Pompeia
05/07 sexta 19h | SESC Pompeia
06/07 sábado 12h | SESC Pompeia
07/07 domingo 12h | SESC Pompeia

voltar

VERÓNICA GONZÁLEZ
Forlimpopoli - Itália
www.teatrinodeipiedi.it

Nascida na Argentina, mas residente na Itália desde o ano 2000, Verónica González é uma artista que trabalha com os pés. Com elementos cênicos que adornam suas pernas, pés, cotovelos e mãos, ela cria personagens com o seu próprio corpo. Sua mestra de Teatro com o corpo é Laura Kibel. Por meio desta técnica, são contadas algumas histórias grotescas e outras divertidas. A artista vem se apresentando em diversas partes do mundo, na Europa, América Latina e Ásia.

COM OS PÉS NO CÉU [COM LOS PIES EN EL CIELO]
Por meio de seus pés e de acessórios simples, a artista apresenta uma galeria de personagens que vivem em histórias em que o absurdo e a poesia magicamente se fundem. Esses "marionetes" de carne e osso interpretam, com música e um toque sutil de humor, cenas cheias de fantasias, ritmo e cor.

ficha técnica
Direção: Laura Kibel. Atuação: Verónica González. Técnica: Maria Del Carmen. Fotos: Mary Posa. Produção: Luciana Corrionero. Produção no Brasil: Elisa de Oliveira.
Duração: 60 minutos. Classificação indicativa: Livre.

roteiro
29/06
sábado 17h | SESC Santo Amaro
30/06 domingo 18h | SESC Bom Retiro
02/07 terça 20h30 | SESC Ribeirão Preto
03/07 quarta 14h30 e 20h | SESC Piracicaba
04/07 quinta 20h | SESC São Carlos
05/07 sexta 20h | SESC Sorocaba
06/07 sábado 11h30 | SESC Campinas
07/07 domingo 16h30 | SESC São José dos Campos

voltar

ESPETÁCULOS PARA CRIANÇAS

CAIXA DO ELEFANTE
Porto Alegre - RS
www.caixadoelefante.com.br

ENCANTADORES DE HISTÓRIAS
Neste espetáculo, dois contadores, cantadores de histórias, recriam os ambientes fictícios e os personagens dos contos de Hans Christian Andersen, numa adaptação original que versifica suas narrativas, aproximando-as de uma identidade brasileira, aludindo ao contador popular, ao cordelista e ao trovador. Um espetáculo que privilegia a narrativa oral, recheado com canções inspiradas no nosso folclore popular e temperado com a poética visual do teatro de bonecos. Montados num poético veículo, uma caixa cheia de portas mágicas, os encantadores contam as histórias do amor do soldadinho de chumbo pela bailarina de papel e do casal de velhos campesinos que decide trocar seu cavalo em uma feira na cidade.

ficha técnica
Direção, bonecos e cenografia: Paulo Balardim. Texto adaptado e criação de trilha sonora: Carolina Garcia e Paulo Balardim. Elenco: Carolina Garcia e Marcelo Aquino. Coreografias: Cristiano Carvalho. Orientação de atores: Mário de Ballentti. Figurinos dos atores: Maíra Coelho. Figurino dos bonecos: Margarida Rache. Direção musical: Cristiano Hanssen. Preparação vocal: Marlene Goidanich e Celina Del Mônico. Operação de som: Luana Pasquimel. Criação de luz: Bathista Freire e Rafael Rossa. Operação de luz: Andrés Tissier. Direção de produção: Carolina Garcia. Assistência de produção: Luana Pasquimel.
Duração: 45 minutos. Classificação indicativa: Livre.

roteiro
30/06 domingo 12h | SESC Bom Retiro

voltar

CIA. NAVEGANTE - TEATRO DE MARIONETES
Mariana - MG
www.cianavegante.com.br

Criada em 1994, a companhia realiza pesquisas, criação e produção de marionetes de fios, oficinas, montagens teatrais, publicidade, intervenções e produções televisivas com bonecos. Seu diretor, o marionetista Catin Nardi, dedicado integralmente a esta arte desde 1981, e sua equipe se apresentam e ministram oficinas em festivais, teatros, circuitos culturais e TV. A Cia. se apresenta também em seu próprio "Espaço da Cultura Navegante "Ateliê Catin Nardi". No local, teatro de marionetes, exposição permanente do acervo e a oficina de criação e construção de bonecos estão abertos à visitação diária.

QUE BICHO SERÁ?
Chico do Chapéu, condutor do espetáculo apresenta cuidadosamente os cinco contos da obra de Ângelo Machado. Tudo começa com o misterioso aparecimento de um ovo na fazenda. Narrador e bichos tentam descobrir com muito entusiasmo os acontecimentos naturais que sucedem. Tudo se torna mais um motivo de curiosidade para libélula, patos, coelho, galinha e outros bichos da fazenda. O elenco de bonecos e o cenário de "Que Bicho Será?" foi construído a partir de materiais naturais, basicamente cabaças, sementes e palhas, que em cena dão vida a uma diversidade de animais e revelam um mundo de novidades capaz de encantar a crianças e adultos.

ficha técnica
Texto Original e Adaptação para teatro: Ângelo Machado. Direção e Adaptação para teatro de Marionetes: Catin Nardi. Marionetes: Criação e construção: Catin Nardi. Manipulação: Mauro Carvalho, Drielly Sofia Martins e Débora Rocha. Ator em Cena/ Interpretação: Catin Nardi. Técnico de iluminação: Pedro Alberto da Silva. Trilha sonora: Catin Nardi e Léo Silva. Produção: Cássia Saldanha.
Duração: 45 minutos. Classificação indicativa: Livre

roteiro
06/07 sábado | 16h SESC Campinas
07/07 domingo | 16h SESC Santo Amaro

voltar

CIA. ÓPERA NA MALA
São Paulo - SP
www.operanamala.com.br

Criada em 1998, a companhia tem em seu repertório treze espetáculos e conta com apresentações em diversos projetos pelo Brasil e exterior. São criadores e intérpretes do programa "Baú de Histórias", da TV Cultura. A companhia também estreou três espetáculos dentro do projeto Bravississíssimo do Sesc Bauru, "Bethoven" "Tchaikovsky" e "Carlos Gomes", acompanhados da orquestra "Sinfonica de Bolso". Participaram de festivais na Argentina, Bósnia, Sérvia, Hungria, Croácia, Turquia, Itália, Austria e Suíça.

GEPETO
É uma homenagem que a companhia faz aos criadores, artistas, inventores, educadores e todos aqueles que trabalham e colocam seus talentos para a reinventar o mundo. Inspirado na personagem de Carlo Collodi, neste espetáculo a companhia conta a história de Gepeto antes de criar o boneco Pinóquio. Criativo e extravagante, Gepeto é o arquétipo do criador movido por uma necessidade compulsiva de inventar o mundo ao seu redor. De suas mãos nascem as mais maravilhosas engenhocas, criaturas quase vivas que ele constrói para aplacar a sua solidão. Todas as noites, Gepeto sonha com a sua musa inspiradora, que aparece pra ele em sonhos como uma fada que o leva para um mundo de sonho e imaginação, de onde ele traz suas novas idéias. Em cena, os atores se alternam entre a narrativa cantada como apresentadores de cabaré, tocando acordeon e violino e a manipulação dos bonecos que encenam a história.

ficha técnica
Concepção, texto e interpretação: Cris Miguel e Sergio Serrano. Direção musical: Cris Miguel. Direção de arte: Sergio Serrano. Iluminação: Mirella Brandi. Figurino: Cris Miguel e Carla Ribeiro. Fotos: Sergio Marreiro.
Duração: 50 minutos. Classificação indicativa: Livre.

roteiro
30/07 domingo 11h30 | SESC Campinas
07/07 domingo 11h | SESC Piracicaba

oficina
HISTÓRIAS COM SOMBRAS
com Ópera na Mala

O objetivo da oficina é proporcionar ao público familiar o contato com algumas técnicas e experiências desenvolvidas pela companhia durante seu processo criativo, desenvolvendo a narrativa de uma história escolhida e utilizando música e teatro de sombra.
Para famílias e interessados em geral, a partir de 7 anos. 20 vagas. Duração: 2 horas.

30/06 domingo /das 15h às 17h SESC Campinas

voltar

CIA. TEATRO PORTÁTIL
Rio de Janeiro - RJ
www.teatroportatil.com.br

AS COISAS
Espetáculo multimídia criado a partir do livro homônimo de Arnaldo Antunes, apresenta poemas e músicas que nos fazem refletir sobre o mundo que inventamos através da linguagem. No palco, coisas, coisas, muitas coisas. Coisas que produzem sons, guitarra, bateria, teclado, uma divertida banda de rock. Coisas que produzem imagens, luz, câmera, ação, cinema feito ao vivo. Coisas de plástico, pequenos objetos achados na areia da praia que em cena se transformam em coisas que não cabem no teatro, o sol, o mar, o elefante, a árvore, o planeta.

ficha técnica
Direção: Alexandre Boccanera. Elenco: Flávia Reis, Julia Schaeffer e Guilherme Miranda. Direção Musical: Guilherme Miranda. Direção de Arte: Ricky Seabra. Cenografia: Aurora dos Campos. Figurino: Ronaldo Fraga. Boneca: Raimundo Bento. Iluminação: Aurélio de Simoni. Fotos: Celso Pereira. Produção: Boccanera Produções Artísticas.
Duração: 50 minutos. Classificação Indicativa: Livre.

roteiro
06/07 sábado 16h | SESC Santo Amaro

voltar

LA CASA INCIERTA
Brasília - DF e Madri - Espanha
www.lacasaincierta.com

É uma companhia de teatro hispano-brasileira, criada no ano 2000 pelo diretor teatral espanhol Carlos Laredo e pela atriz brasileira Clarice Cardell. A companhia é pioneira no campo das artes cênicas para a primeira infância na programação, criação e promoção do que se conhece como Teatro para Bebês. Foi residente no Centro de Arte Fernán Gómezm de Madri, entre 2006 e 2012. Realiza espetáculos, colabora na programação de artes para crianças e na organização de atividades paralelas, como workshops para professores, pais e crianças, além de conferências, oficinas e encontros.

FRÁGIL CAFÉ DA MANHÃ [FRAGIL DASAYUNO]
Desta nova colaboração entre La Casa Incierta e La Casa degli Alfieri - Universi Sensibili (Itália) surge um novo universo plástico idealizado por Antonio Catalano, prestigioso artista italiano. Da poética frágil do momento delicado do café da manhã, de sua riqueza evocativa cultural, mitológica, filosófica e antropológica, surge este novo desafio. Uma instalação de objetos, esculturas e pinturas dá forma a nove maletas, trazendo cada uma um café da manhã diverso. O rito do café da manhã é o primeiro passo a comer o que surge do céu e da terra. É também o primeiro momento de encontro com nossas origens, com nossa essência. Num espaço em forma de caracol, uma estranha mulher vestida de branco carrega as malas que trazem cada café da manhã. Uma atriz-cantora nos levará com delicadeza através de cada café. Esse espetáculo estreou no legendário Teatro Piccolo de Milão, realizando turnês na Espanha, França, Brasil, Portugal, Bélgica, Itália e Israel.

ficha técnica
Autor e direção: Carlos Laredo. Textos, objetos e supervisão artística: Antonio Catalana. Intérprete e criação musical: Clarice Cardell. Figurino: Val Barreto. Preparação vocal: Patricia Paz. Com a colaboração musical de: Antenor Bogea, Iñigo Aranzasti e Helena Fernández. Construção de efeitos: Roger Millán. Produção no Brasil: Lucia Erceg (Grupo Sobrevento). Apoio: INAEM (Espanha).
Duração: 40 minutos. Classificação indicativa: Livre.

roteiro
29/06 sábado | 15h SESC Ribeirão Preto
30/06 domingo | 15h SESC Piracicaba
06/07 sábado | 20h SESC Santo André
07/07 domingo | 16h SESC Sorocaba

voltar

 

INTERVENÇÕES

AS CAIXEIRAS CIA. DE BONECAS
Brasília - DF
www.ascaixeiras.blogspot.com

A companhia foi criada em 2007, em Brasília, Distrito Federal, com o objetivo de pesquisar o teatro de formas animadas. A partir de suas experimentações, surge o primeiro espetáculo do grupo: "Coisas de Mulher". Utilizando a técnica do Teatro Lambe-Lambe, o trabalho é apresentado desde 2008 e encena três histórias sobre o universo feminino. Após dois anos de pesquisas e aperfeiçoamento da técnica, estreiam o segundo espetáculo: "Caixa de Mitos - Lendas do Brasil", também sob a forma do Teatro de Caixas. Em 2011, a companhia inicia pesquisa no Teatro de Objetos, criando o espetáculo "Volúpia" que mescla o trabalho de atrizes com a animação de objetos. No mesmo ano, o grupo monta o espetáculo infantil "De Outro Jeito". Hoje o grupo pesquisa, cria e apresenta espetáculos dentro da linguagem do Teatro de Formas Animadas, sendo o primeiro grupo teatral do DF de Teatro Lambe-Lambe. Além disso, oferecem oficinas como repasse de seus conhecimentos e práticas artísticas.

CAIXA DE MITOS - LENDAS DO BRASIL
O espetáculo utiliza a linguagem do Teatro Lambe-Lambe, que consiste em peças de curta duração apresentadas dentro de uma pequena caixa cênica. Dentro delas são encenadas pequenas histórias com a presença de pequenos bonecos e/ou objetos animados. O cenário deste espetáculo é uma grande floresta brasileira. Entre bambus, árvores, matas e cachoeiras, o Curupira, a Boitatá, o Saci e a Iara, personagens do imaginário popular das lendas indígenas e caboclas do Brasil, são apresentados por pequenos bonecos de manipulação direta, guiados por uma trilha sonora que conduz o passeio do espectador ao universo dessas pequenas criaturas. Esta caixa pode ser vista por até três espectadores por vez.

ficha técnica
Concepção e Direção: As Caixeiras - Cia. de Bonecas. Bonequeiras: Amara Hurtado, Jirlene Pascoal, Mariana Baeta. Confecção de bonecos: Markus Kunschack. Cenografia: Marcela Ferreira. Fotos: Randal Andrade.
Duração: 6 minutos. Classificação indicativa: Livre.

6/07 sábado 17h30 | SESC Bom Retiro
7/07 domingo 17h | SESC Bom Retiro

voltar


BOOTWORKS THEATRE
Chichester - Inglaterra
www.bootworkstheatre.co.uk

Formado por integrantes de diferentes formações, o coletivo foi criado em 1999. Os treinamentos e experiências em máscaras, teatro físico, visual e de objetos foram a base do trabalho do grupo, aos quais foram incorporados a exploração de novas técnicas e o desenvolvimento de outros vocabulários, além de práticas performativas mais heterodoxas e menos tradicionais, assimilando procedimentos do cinema ao teatro de animação, por exemplo. Sua primeira produção, "Munchausen", foi concebida em uma fábrica de calçados desativada em Northampton, o que trouxe a inspiração para o nome da companhia. Algumas de suas obras mais carismáticas são apresentadas com o uso da estrutura denominada "Black Box" (Caixa Preta), que funciona de forma portátil para peças de teatro em miniatura. Atualmente são artistas residentes do "Show Room Theatre", da University de Chichester, no Reino Unido.

O INCRÍVEL MENINO COMEDOR DE LIVROS [THE INCREDIBLE BOOK EATING BOY]
Henry amava livros, mas não como você e eu amamos livros, não. Henry amava comer livros... Essa é uma adaptação para o premiado livro infantil de Oliver Jeffers, em que a Cia. Bootworks Theatre conta a história de um garoto com um apetite voraz por livros. E ainda melhor: ele percebe que quanto mais livros come, mais esperto fica. Mas ter uma dieta de um comedor de livros não é o mais saudável dos hábitos, como Henry em breve vai descobrir. A performance mistura as ilustrações do livro com projeções e atuações ao vivo dos atores, que interagem com os bonecos e desenhos. Os espectadores assistem à peça através de janelas dentro de uma Caixa e escutam a história por meio de fones de ouvido, enquanto o público, que espera sua vez, acompanha a movimentação divertida ao redor da Caixa.

ficha técnica
Baseado no livro de: Oliver Jeffers © Published and Licensed by HarperCollins Children's Books. Direção: James Baker e Robert Jude Daniels. Atuação: James Baker, Robert Jude Daniels, Daniel Kok, Andy Roberts e Sophia Walls. Máscaras: Russel Dean - Strangeface. Bonecos: Max Humphries. Música: Verity Standen. Produção: Becki Haines. Produção no Brasil: Sérgio Escamilla. Apoio: British Council.
Duração: 5 minutos. Classificação indicativa: a partir de 4 anos.

roteiro
04/07 quinta 18h | SESC Ribeirão Preto
06/07 sábado 17h | SESC Santo Amaro
07/07 domingo 15h | SESC Santo Amaro

oficina
O INCRÍVEL FAZEDOR DE LIVROS
com Bootworks Theatre

A oficina proporciona a criação e a ilustração de livros com os temas imaginados pelos participantes, que são convidados a escrever e compartilhar suas próprias estórias com o boneco Henry e seus amigos. Todos os materiais são fornecidos e ao final o livro pode ser levado pra casa ou doado a Henry, o personagem de "O incrível menino comedor de livros". Nenhuma habilidade especial é requerida. Para crianças de 4 a 7 anos, acompanhadas dos responsáveis. 15 vagas. Duração: 1h30.

03/07 quarta /das 14h30 às 16h | SESC Ribeirão Preto
07/07 domingo /das 12h às13h30 | SESC Santo Amaro

voltar

CIA. FIOS DE SOMBRA
Campinas - SP
www.fiosdesombra.com.br

A companhia surgiu da continuidade do trabalho de pesquisa e atuação do diretor e dramaturgo uruguaio Rafael Curci, que completa 30 anos de carreira e é considerado um dos mais importantes nomes do teatro de títeres contemporâneo, responsável pela direção artística do grupo. Composta também pelo ator, produtor e iluminador Lucas Rodrigues e pela bailarina e atriz Paloma Barreto, a companhia procura, em cada uma de suas montagens, estimular no espectador sua disposição natural para a imaginação, incitando sua capacidade lúdica para que sejam realizadas infinitas interpretações simbólicas, que atraem tanto crianças como adultos. Observar, escutar, atender, participar e contemplar os diferentes mundos poéticos que cada espetáculo propõe, esse é o convite que a companhia faz a cada um dos espectadores que assiste a seu trabalho. O grupo desenvolve também projetos em parcerias nacionais e internacionais.

DO FUNDO DO MAR
É uma grande história dentro de uma caixinha. Através de uma pequena fenda revela-se o interior mágico de um baú onde é possível ouvir ao longe sons de pássaros e ondas que nos trazem a sensação inconfundível da brisa fresca do mar. Logo vem surgindo uma linda embarcação em seu passeio até que os ventos anunciam uma tempestade. As figuras minimamente construídas em sombras para a técnica conhecida como Teatro Lambe-Lambe (por sua semelhança aos antigos fotógrafos de rua) recriam a aventura que se transforma em uma lembrança do fundo do mar.

ficha técnica
Dramaturgia, direção e concepção visual: Lucas Rodrigues. Estrutura dramatúrgica: Rafael Curci. Manipulação de figuras e operação de luz: Paloma Barreto, Rafael Curci, Bruno Cardoso e Neila Gonzaga. Coordenação de público: Lucas Rodrigues. Realização de títeres de sombras e cenografias: Rafael Curcci. Trilha Sonora e Iluminação: Lucas Rodrigues. Sonoplastia: Paloma Barreto. Pirogravura: Rafael Curci. Costureiras: Luiza Agnello e Helcy Santos. Figurino: Cia. Fios de Sombra. Fotografia: Paloma Faria Quintas. Produção Executiva: Lucas Rodrigues.
Duração: 3 minutos. Classificação indicativa: a partir de 6 anos.

roteiro
28/06 sexta 18h30 | SESC Ribeirão Preto
29/06 sábado 13h30 | SESC São Carlos
30/06 domingo 10h30 e 12h | SESC Piracicaba
04/07 quinta 17h | SESC Santo Amaro
05/07 sexta 19h | SESC Bom Retiro
06/07 sábado 14h | SESC São José dos Campos
07/07 domingo 17h | SESC Sorocaba


oficina
MANIPULAÇÃO EM CENA
com a Cia. Fios de Sombra

O objetivo da oficina é promover a aproximação do participante com o teatro de animação, proporcionando o contato com a manipulação de bonecos de mesa, de maneira teórica e prática e abordando suas várias formas e possibilidades técnicas. Busca permitir ao participante conhecer e exercitar a manipulação dos bonecos e suas possibilidades cênicas, contracenando com eles e construindo pequenas cenas. Para atores, bonequeiros, bailarinos, estudantes de artes cênicas e interessados em geral, a partir de 16 anos. 25 vagas. Duração: 2 horas.

interior
07/07
domingo das 14h às 16h SESC Sorocaba

voltar

DUOANFIBIOS
São Paulo - SP
www.duoanfibios.blogspot.com

A Cia. DuoAnfibios - Théâtre de Marionnettes et Musique é uma companhia nômade que foi fundada em 2004 por Juliana Notari em São Paulo e depois realizou inúmeras turnês em diversos países, como Argentina, Bolívia, França, Itália, Suíça, República Tcheca, Letônia, Coreia, Espanha e México. Residiu durante quatro anos na França para desenvolver pesquisas nas artes das marionetes onde foi convidada pelo Institut International de la Marionnette em Charleville-Mezieres, com bolsa da UNESCO. O teatro de marionetes na sua forma mais contemporânea e o diálogo com outras artes é o foco principal de investigação da companhia. Atualmente no Brasil, DuoAnfibios tem uma parceria com Fabio Supérbi, e estreou recentemente dois espetáculos: "As Casas", espetáculo que mescla a marionete, o vídeo e a música; e "Estudo sobre o vento", concebido em residência de criação no Sesc Santo Amaro, com marionetes e musica eletroacústica.

VELHAS CAIXAS
É uma série de cinco miniespetáculos apresentados para uma pessoa de cada vez. As Velhas Caixas convidam o espectador a compartilhar um momento do cotidiano de Luzia, Ida, Marie, Antonino e Alfredo. Cinco personagens que através de seus universos, gestos e olhares, nos entregam uma parte de suas memórias, emoções e maneiras de viver a velhice. Um instante poético e de intimidade que emociona e nos faz lembrar que o prazer nunca cessa. "Sorriso no Copo", "Banho Maria", "Antonino!", "Chá com...", e o Sapateiro foram criados em três períodos de residência na França: em 2009, no Instituto International de la Marionnettes, e em duas casas de repouso em que Juliana se instalou durante cinco meses em 2010, onde morou, montou seu atelier, compartilhou e observou o cotidiano de mais de 250 idosos. Tudo isso organizado pelo Festival de la Marionnette de Grenoble. Recebeu o prêmio de Melhor Experimentação nas Artes das Marionetes no World Festival of Puppet Art Prague 2009 (República Tcheca).

ficha técnica
Concepção, criação, marionetes, cenarios, objetos e manipulação: Juliana Notari. Orientação Sorriso no Copo: Gavin Glover (Inglaterra). Orientação Antonino!, Banho Maria, O Sapateiro e Chá com...: Laura Bartolomei (Itália). Musica original Sorriso no Copo: Augustinho de Morais. Musica original Antonino! e Banho Maria: Leon Bucaretchi. Musica original O sapateiro: Bruno Luna Kisic. Apoio técnico: Fabio Supérbi. Fotos: Romina Del Rosário.
Duração: 3 minutos. Classificação indicativa: a partir de 10 anos.

roteiro
28/06 sexta 18h | SESC Santo André
29/06 sábado | 17h30 SESC Bom Retiro
30/06 domingo | 15h SESC Santo Amaro
02/07 terça | 12h SESC Campinas
03/07 quarta | 19h SESC São José dos Campos
04/07 quinta | 18h30 e 20h30 SESC Sorocaba
05/07 sexta | 13h30 SESC Piracicaba
06/07 sábado | 17h e 19h SESC São Carlos
07/07 domingo | 15h SESC Ribeirão Preto


oficinas
O OLHAR SENSÍVEL E O GESTO ESSENCIAL DO BONECO
com Fabio Supérbi e Juliana Notari

Nesta oficina, os participantes terão oportunidade de trabalhar a manipulação de bonecos com enfoque para o olhar e o gesto de forma orgânica por meio de jogos e improvisações.
Para artistas e interessados em geral, a partir de 16 anos. 25 vagas. Duração: 2h30.

interior
04/07
quinta /das 14h às 16h30 | SESC Sorocaba


BONECOS, BICHOS E CRIATURAS
com Fabio Supérbi e Juliana Notari

Experimentar a arte do teatro de animação, com a criação e a construção de bonecos a partir de materiais recicláveis e objetos de descarte.
Para crianças a partir de 6 anos. 25 vagas. Duração: 2h.

grande São Paulo
28/06 sexta /das 14h às 16h | SESC Santo André

capital
30/06 domingo /das 12h às 14h | SESC Santo Amaro

interior
02/07 terça /das 14h às 16h | SESC Campinas
03/07 quarta /das 15h
às 17h | SESC São José dos Campos
05/07 sexta /das 15h30
às 17h30 | SESC Piracicaba
06/07 sábado /das 13h30
às 15h30 | SESC São Carlos
07/07 domingo /das 10h30
às 12h30 | SESC Ribeirão Preto

voltar

PRANA TEATRO DE ANIMAÇÃO
São Paulo - SP
www.pranateatro.com

O grupo teve sua estréia em 2005, com o espetáculo itinerante "Sermão aos Pássaros". Nasceu da antiga Cia. Andarilhos (1997-2005), com a proposta de pesquisar a técnica de manipulação direta de bonecos e objetos aliada à criação musical e a uma narrativa imagética, presentes em trabalhos como "Imaginários", "Um Lugar de Muitos Ondes" e "Rua dos Cataventos". O processo de criação e pesquisa do grupo envolve desde a confecção dos bonecos, adereços e a criação de trilhas sonoras originais até a concepção e direção de cena. Em seu repertório atual, o grupo oferece contações de história, espetáculos e intervenções itinerantes.

MÚSICA À MANIVELA
Intervenção cênico-musical para espaços de convivência do público, em que dois atores e músicos criam pequenas cenas com bonecos e adereços, cantam e tocam canções no "Orgue de Barbarie", com acompanhamento de violino e acordeón. Celebrando a simplicidade da vida cotidiana, com suas alegrias e tristezas, as letras e notas das canções levam ao público o espírito atemporal dos artistas de rua.

ficha técnica
Elenco: Vanessa Valente e Marcel de Oliveira. Direção e criação cênica: Vanessa Valente. Direção Musical: Marcel de Oliveira. Confecção dos bonecos e figurinos: Prana Teatro de Animação.
Duração: 30 minutos. Classificação indicativa: Livre.

roteiro
28/06 sexta 20h | SESC Santo Amaro
29/06 sábado | 17h30 e 19h30 | SESC Santo André
30/06 domingo 14h30 e 16h | SESC São José dos Campos
04/07 quinta 19h | SESC São Carlos
05/07 sexta 18h30 | SESC Ribeirão Preto

voltar


ESPETÁCULOS ADULTOS

CAIXA DO ELEFANTE
Porto Alegre - RS
www.caixadoelefante.com.br

Fundado em 1991, o grupo conta com uma equipe multidisciplinar e organiza oficinas de bonecos, cenografias e espetáculos, além de projetos sociais que reúnem formação artística e cultural. Seus trabalhos já participaram de festivais internacionais de teatro de animação na Europa, América do Norte e América do Sul. São vinte anos de história, mais de mil apresentações já realizadas e muitas premiações em seu currículo.

A TECELÃ
Um espetáculo sem palavras, unindo variadas técnicas para compor uma dramaturgia visual. Uma leitura poética sobre a solidão feminina, uma reflexão sobre as dificuldades de relacionamento e uma ode ao poder criativo como ato transformador. Conta a história de uma tecelã capaz de converter tudo o que tece com seus fios em realidade: a busca pelo companheiro ideal que possa preencher o vazio de seus dias.

ficha técnica
Direção, dramaturgia e cenografia: Paulo Balardim. Assessoria de ilusionismo: Eric Chartiot. Direção musical e trilha sonora original: Nico Nicolaiewsky. Elenco: Carolina Garcia, Valquíria Cardoso e Viviana Schames. Construção de bonecos e cenotécnica: Cia. Caixa do Elefante. Figurinos: Margarida Rache e Rita Spier. Iluminação: Bathista Freire e Daniel Fetter. Produção de vídeos: Beterraba Filmes. Operação de imagens e som: Paulo Balardim. Operador de luz: Andrés Tisser. Montagem de cenografia: Alex Limberger, Andrés Tissier. Fotos: Cláudio Etges e Eduardo Almeida. Direção de produção: Carolina Garcia. Assistência de produção: Luana Pasquimel.
Duração: 50 minutos. Classificação indicativa: Livre.

roteiro
28/06 sexta 21h | SESC Santo Amaro


oficina
LABORATÓRIO DE MANIPULAÇÃO DE BONECOS
com Paulo Balardim
Exploração de noções básicas que permeiam a interpretação do ator com bonecos e objetos animados por meio da descoberta de possibilidades dramatúrgicas do corpo em justaposição com o inanimado: contrastes de formas e ritmos, dissociação de movimentos e interpretação na composição da vida fictícia e autônoma do boneco.
Para atores e interessados, a partir de 16 anos. 20 vagas. Duração: 3h.

capital
29/06
sábado /das 14h às 17h | SESC Santo Amaro

voltar

CIA. JORDI BERTRAN
Barcelona - Espanha
www.jordibertran.cat

Em 1977, Jordi Bertran se juntou com um grupo de bonequeiros de Barcelona, o "Grupo Oficinas de Marionetes", dirigido por Pepe Otal, descobrindo o poder de fascinação e capacidade de comunicação dos bonecos. Desde 1987, busca difundir a arte do teatro de bonecos e chegar, acima de tudo, ao público adulto. Graças aos esforços de vários artistas e colaboradores, A Cia Jordi Bertran é uma das mais prestigiadas do país, reconhecida sua carreira com inúmeros prêmios nacionais e internacionais. Já participou de festivais de artes mais importantes do mundo, turnê por mais de cinquenta países, e trabalhou em programas de televisão. No âmbito educacional, Jordi Bertran ensina construção e manipulação, na escola de teatro "La Casona" em Barcelona e realizou workshops internacionais em lugares como: Grã-Bretanha, Lisboa, Florianópolis. A Oficina do Parque, localizado em Barcelona, é o espaço de criação da companhia, onde se confecciona e são armazenados seus bonecos e espetáculos. Também é um centro de formação, onde são realizados oficinas e workshops, dos mais variados tipos de bonecos: construção, manipulação, iluminação, figurino e outras técnicas aplicadas.

ANTOLOGIA
O espetáculo compreende sete cenas musicais e teatrais, onde o movimento, o detalhe insinuante e gesto orgânico produzem um magnetismo hipnótico que cativa o espectador. Estruturada na fórmula de cabaret, as cenas acontecem em uma cadência estudada, onde se fundem o ritmo do próprio espetáculo, com a carga emocional de cada um dos personagens recriados pelo marionetista, que dá vida através de tópicos: personagens conhecidos e presentes no imaginário coletivo, personagens anônimas inspiradas no circo, teatro e cultura. Este é um espetáculo onde a precisão é o resultado de muitos anos de trabalho: cada junta, gesto ou contrapeso foram estudados em profundidade para os sete personagens que desfilam na frente do espectador, como Louis Armstrong, Salvador Dali, Pau Casals, Pep Bou, o palhaço Toti Tipon...

ficha Técnica
Autor, produtor, diretor, criação das marionetes e manipulador: Jordi Bertran. Operadora de luz e som: Paulette San Martín. Figurino: Maria Dolors Fernández. Produção no Brasil: Humanize Produções. Coordenação de produção: Bia Ribeiro e Clayton Bonardi.
Duração: 60 minutos. Classificação indicativa: Livre.

roteiro
28/06
sexta 20h | SESC Piracicaba
30/06 domingo 19h | SESC Santo André
02/07 terça 20h | SESC Campinas
03/07 quarta 20h | SESC Sorocaba
04/07 quinta 20h | SESC São José dos Campos
05/07 sexta 20h30 | SESC Ribeirão Preto
06/07 sábado 20h | SESC São Carlos

oficina
NO LIMIAR DO FIO
com Jordi Bertran

A oficina é baseada no estudo de diferentes tipos de controles para o boneco (vertical, inclinado e horizontal), de articulações (joelhos, quadris, tornozelos, cotovelos, cintura, pescoço, dedos, boca, etc.), de movimentos (nós, tensão, pesos, contrapesos, roldanas, alavancas, linha contínua, etc.), além da experiência de manipulação. O participante receberá uma cópia dos desenhos utilizados pelo professor sobre o processo de construção de seus bonecos e poderá trazer o seu próprio para análise de possibilidades expressivas. Para adultos a partir de 16 anos interessados em teatro de animação, com ou sem experiência. 20 vagas. Duração: 1h30.

interior
29/06
sábado /das 10h às 11h30 | SESC Piracicaba
07/07 domingo /das 11h às 12h30 | SESC São Carlos

voltar

CIA. PHILIPPE GENTY
Paris - França
www.philippegenty.com

Fundada em 1968, a companhia utiliza em seus espetáculos diversos tipos de recursos e linguagens, como dança, música, mímica, vídeo, bonecos e materiais distintos. O trabalho é baseado na relação entre o corpo e diferentes objetos, explorada por meio de uma estética precisa e original. Artista plástico de formação, o diretor alterna suas criações entre as grandes produções concebidas para a companhia e espetáculos de diferentes formatos com elencos convidados ou em colaboração com instituições diversas. Suas obras tem circulado por festivais internacionais e integrado as programações de importantes centros culturais em cidades de todo o mundo.

A CHAMADA DO MAR [LA PELLE DU LARGE/ LA LLAMADA DEL MAR]
Depois de criar "Zigmund Folies", em 2010, Philippe Genty desejava encenar um espetáculo similar, um projeto em que a linguagem e os materiais se fundissem em um todo e que fosse adaptável ao maior numero de espaços possível. Essa criação nasce de uma encomenda da Escola Nacional de Château - Gontier - Le Carré, dirigida por Babeth Masson, para a Bienal de Marionetes. Nessa obra, o diretor decide retomar uma improvisação realizada em 2009, em que havia pedido a três atores para trabalharem sobre a Odisséia, de Homero. Uma nova releitura em 2010 teve como resultado "La Pelle du Large" e sua versão "La Llamada del Mar". Guiados pela encenação, somos convidados a nos unir a Ulisses e seus companheiros em uma viagem rumo ao desconhecido.

ficha técnica
Encenação: Philippe Genty e Mary Underwood. Intérpretes: Amador Artiga, Marzia Gambardella e Andreu Martinez Costa. Técnica: Gilles Martinière. Co-produção: Le Carré, Scène Nationale de Chateau---Gontier, MCNN - Maison de la Culture de Nevers et de la Nièvre, Cia. Philippe Genty. Produção: Claire Costa. Produção no Brasil: Cena Cultural. Coordenação de produção: Julia Gomes.
Duração: 70 minutos. Classificação indicativa: a partir de 8 anos.

roteiro
28/06 sexta 20h | SESC Santo André
29/06 sábado 20h | SESC São José dos Campos
30/06 domingo 19h | SESC Ribeirão Preto

voltar

CIA. TEATRO PORTÁTIL
Rio de Janeiro - RJ
www.teatroportatil.com.br

Há sete anos, a companhia desenvolve uma pesquisa continuada sobre a linguagem do teatro de animação. Com o material dessa pesquisa, criou os espetáculos de seu repertório. "2 Números", o primeiro espetáculo, foi montado com apoio do Programa de Bolsas Vitae de Artes em 2005 e desde então foi apresentado em Cabo Verde, no Ceará, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, na Espanha, em Minas Gerais e em São Paulo, em Mostras e Festivais. "As Coisas", produzido com patrocínio do Banco do Brasil, estreou em abril de 2010 e esteve em cartaz em Brasília e Rio de Janeiro, além de Florianópolis. "Valsa n°6", montagem contemplada com o FATE - Fundo de Apoio ao Teatro da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, estreou em 2012 e é o mais recente trabalho da Companhia.

VALSA nº 6
Com esse espetáculo, a companhia investiga as possibilidades de transpor para o palco da animação a poética de Nelson Rodrigues. A encenação se constrói a partir da animação de uma boneca, que representa a figura de Sônia, personagem central da peça, e que contracena com seus manipuladores para dar vida ao universo repleto de formas metafóricas do texto. A montagem conta também com o suporte de projeções de animação e desenhos sobre painéis (imagens estáticas e dinâmicas), criadas especialmente para o espetáculo. Além de criar um campo de diálogo entre a dimensão cênica do teatro de animação e a dimensão visual da animação no vídeo, duas formas de narrar, duas maneiras de construir imagens.

ficha técnica
Texto: Nelson Rodrigues. Direção: Alexandre Boccanera. Elenco: Flávia Reis, Julia Schaeffer e Guilherme Miranda. Desenho Animado: Estúdio Donguri (Beatriz Carvalho e Diogo Nii Cavalcanti). Trilha Sonora: Guilherme Miranda. Cenário: Suiá Burger Ferlauto. Figurino: Antônio Guedes. Boneca: Raimundo Bento. Iluminação: Aurélio de Simoni. Maquiagem: Mona Magalhães. Preparação Corporal: Joana Ribeiro e Marito Olsson-Forsberg. Produção: Boccanera Produções Artísticas
Duração: 50 minutos. Classificação Indicativa: 16 anos.

roteiro
06/07 sábado 21h | SESC Santo Amaro

voltar

FEDERICO GALVÁN
Mar del Plata - Argentina
www.basurabelleza.com.ar

Federico Galván graduou-se em desenho industrial pela Universidade Nacional de Mar Del Plata. Paralelamente estudou música e artes cênicas. Desde 2006, atua como produtor do Festival Internacional de Circo"Hazmerreir" e faz parte da ONG Hazmerreir. Integrou a Orquestra Atípica da cidade de Villa Gesell e as companhias Colectivo Circo e Mala Praxis. Em 2010, cria Cambalache Circo e faz uma expedição ao Haiti com "Palhaços Sem Fronteiras". Em 2011, realiza uma turnê por festivais de espetáculos de rua por países da Europa (Inglaterra, País Basco, França e Itália). Em 2012, com Cambalache Circo, realiza uma turnê pelo Brasil, apresentando-se em Festivais, Centros Culturais, Teatros e unidades do SESC SP. Em 2013 realiza sua temporada de rua nas cidades de Miramar e Mar del Plata, com a Cia. Cambalache Circo, e estréia o espetáculo de circo-teatro "Barlovento", no Teatro Colón de Mar del Plata, junto aos seus colegas da ONG Hazmerreir.

LIXO BELEZA [BASURA BELLEZA]
É uma peça de marionetes onde se desenvolvem três historias, de três personagens diferentes. Estes personagens são criados com materiais em desuso, de lixo, gerando assim, tanto a estética quanto o conteúdo da peça, a partir da transformação da matéria. O sujo, rejeitado, acabado, desagradável e indesejável se transformam em vida pelo olhar do artista. O espetáculo enfatiza o encanto do simples e se propõe a emocionar por meio da linguagem poética característica da antiga arte de contar historias com marionetes. Sendo as músicas, os bonecos, a dramaturgia e a interpretação criações de Federico Galvan, tais componentes revelam um trabalho inteiramente autoral e original.

ficha técnica
Criação, direção e intérprete: Federico Galván. Objetos cênicos e música original: Federico Galván. Colaboração em direção: Alan Darlin. Fotos: José Pardo e Carolina Block. Produção no Brasil: Difusa Fronteira. Coordenação de produção: Felipe França Gonzales.
Duração: 60 minutos. Classificação indicativa: Livre.

roteiro
02/07 terça 20h | SESC São Carlos
03/07 quarta 21h | SESC Santo Amaro

voltar

FLEUR ELISE NOBLE
Adelaide - Austrália
www.fleurelisenoble.com

Fleur Elise Noble é uma diretora australiana de "experiências teatrais visuais". Ela trabalha com desenho, animação, bonecos, projeção e performance para criar trabalhos focados nas possibilidades de desenho e processo. Ela estudo em Adelaide e Nova York e trabalhou com vários artistas de teatro e multimeios na Austrália e Nova Zelândia. Em 2006 Fleur se tornou bacharel em Artes Visuais na Adelaide Central School of Art. Ela atualmente trabalha em sua nova criação: Roo Man.

A VIDA DELA EM 2 DIMENSÕES [2 DIMENSIONAL LIFE OF HER]
O espetáculo é uma mistura de desenho, animação, bonecos, projeção e papel. Uma performance instalada em um estúdio de artista. Fleur Elise Noble cria um mundo imaginário paralelo, onde o que foi inicialmente proposto em 2D começa a tomar outras formas e transformar-se em objetos diversos. Os desenhos da artista começam a ganhar vida e a mover-se em três dimensões. Neste universo ilusório, tensões visuais vão tomando maiores dimensões até a artista perder o controle de suas criações e nada mais parece ser possível... Vencedor do prêmio Greenroom [2010 - Austrália] e eleito o melhor espetáculo do Festival de Brisbane [Under the Radar 2008].

ficha técnica
Criação, direção, atuação e cenário: Fleur Elise Noble. Som: Jeremy Neidech. Assistente de construção: Louise Harte. Fotos: Anne Noble. Produção: Insite Arts. Produção no Brasil: Performas Produções. Coordenação de produção: Andrea Caruso Saturnino. Apoio: Teatro Santarosa (Ribeirão Preto).
Duração: 40 min. Classificação indicativa: Livre.

roteiro
27/06 quinta 20h | SESC Bom Retiro [SESSÃO ESPECIAL DE ABERTURA]
28/06 sexta 20h | SESC Bom Retiro
29/06 sábado 19h | SESC Bom Retiro
04/07 quinta 20h30 | Teatro Santarosa [coordenação SESC Ribeirão Preto]


vivência
ENCONTRO COM FLEUR ELISE NOBLE
Bate-papo com o público sobre o processo de criação e a trajetória da artista australiana que trabalha a partir de seus desenhos para criar figuras em três dimensões e depois filma estas figuras para posteriormente projetá-las em cena. Seu trabalho está mais ligado a um processo transitório que à ideia de um objeto acabado e é sempre a partir de um ponto onde ela parou que ela dá continuidade às suas pesquisas de criação.
Para atores, diretores e estudantes de teatro e interessados em teatro de animação, a partir de 16 anos. 20 vagas. Duração: 1h30.

capital
30/06
domingo /das 15h30 às17h | SESC Bom Retiro

interior
02/07
terça /das 14h30 às 16h | SESC Ribeirão Preto

voltar