Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Mosaico

JORGE LEÃO TEIXEIRA


Ilustração: Leandro Shesko

Dormindo no ponto – Walace Abreu e Maicon Santiago resolveram assaltar uma residência no bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, que era vigiada pela cadela Hanna, da raça labrador. Pelo plano da dupla, Walace botaria um sonífero na comida de Hanna e Maicon ficaria de plantão na calçada, tomando conta dos objetos roubados que o colega passaria pelo muro da casa. Morfeu atrapalhou tudo, porque Maicon caiu no sono, puxando um ronco ao lado do produto do roubo, espetáculo que atraiu a atenção de uma viatura da Polícia Militar, que prendeu a dupla.

Expresso Belzebu – O “trem fantasma” sempre foi uma atração dos parques de diversões, cenário de gritinhos de pavor e sensações de pânico. Imagine-se, portanto, o clima dentro de um trem de verdade, sem maquinista, rodando pelos trilhos a mais de 100 quilômetros por hora, como aconteceu na linha de Japeri, no Rio, entre as estações suburbanas de Ricardo de Albuquerque e Oswaldo Cruz, onde, milagrosamente, ele parou.
Uma parte dos assustados passageiros agarrou-se a São Judas Tadeu, outra a Santa Bárbara dos Aflitos, enquanto o atônito maquinista dizia que uma figura sinistra, de mochila nas costas, rabo aparecendo e chifres emergindo da cabeleira, tomara seu posto e botara a locomotiva em funcionamento.

Dois a dois – A cidadezinha de Velikaya Kopanya, na Ucrânia, deixa zonzo qualquer forasteiro, pois entre seus 4 mil habitantes existem 158 pares de gêmeos. Que podem ser multiplicados caso o visitante abuse da vodca...

Carga pesada – Diligência policial no Complexo do Alemão, bairro barra-pesada do Rio, revelou um depósito de material ferroviário roubado, com uma centena de toneladas de trilhos retirados de ferrovias desativadas. A polícia calcula que serão necessárias mais de 50 carretas para remover o material.

In memoriam... – A imaginação dos políticos está em ebulição ante o ano eleitoral, todos querendo uma carona providencial. A deputada estadual Inês Pandeló (PT/RJ), por exemplo, apresentou um projeto concedendo o título de “cidadã carioca post-mortem” à mãe do presidente Lula...

Olha o bambu – A novidade vem de Nova Friburgo, na serra fluminense: trajes que prometem retardar o envelhecimento, feitos de fibra de bambu e linho, com acabamento de aloé e jojoba, trabalhados com nanotecnologia. Os fabricantes, que gabam a ação antibacteriana, hidratante e desodorante do produto, já estão vendendo 50 peças por dia.

Estrilos anfíbios – O dilúvio que afogou São Paulo nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro deu lugar a alguns desabafos bem-humorados, como o do caminhoneiro que pendurou um cartaz em seu veículo, com os dizeres: “Noé, cadê sua arca?” Já uma belezoca afixou no para-brisa do carro uma raivosa indagação: “Por que eu não nasci girafa?”

Queda de Vargas – Na abertura do campeonato carioca de futebol, o Flamengo enfrentou o time do Duque de Caxias, que, não contente com seu poderoso nome histórico-militar, adentrou o Maracanã com um goleiro chamado Getúlio Vargas. O jogo estava duríssimo, com Getúlio não dando sopa aos adversários, quando o baiano Obina resolveu dar um “chega pra lá” no goleiro, que foi recolhido ao vestiário meio grogue, após uma queda de mau jeito.
A exemplo do outro Getúlio o goleiro não tinha um vice, e foi substituído por um abnegado que não demorou a engolir dois gols.

Golpistas do além – Os papa-defuntos cariocas passaram por um sufoco com a ofensiva policial-fazendária desfechada para averiguar o subfaturamento dos sepultamentos, cujo preço era de 60 a 90 vezes superior ao total declarado em notas fiscais. A investigação mobilizou dezenas de agentes, que, supostamente de luto, pediam orçamento às funerárias, comparando depois os valores aos registrados nos livros-caixa das firmas.

Amor, amor, amor – Antropólogos espanhóis estão entusiasmados com as descobertas feitas em Cádiz dos restos de um casal considerado como dos mais antigos habitantes da península Ibérica. Seus cadáveres abraçados foram retirados de uma tumba, sugerindo um pacto de morte. Segundo os cientistas ele teria entre 40 e 50 anos, ela apenas uns 12 anos, cálculo que mexe com a imaginação. Entre a comunidade científica, eles estão sendo conhecidos como “os apaixonados”.

 

Comente

Assine