Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Almanaque Paulistano

AMANAQUE PAULISTANO

Igreja Nossa Senhora da Penha


Milhares de pessoas passam todos os anos pela igreja Nossa Senhora da Penha, em São Paulo. Porém, muitas delas desconhecem a história e a lenda que está por trás desse símbolo tradicional paulistano.
Para quem acredita em milagres, reza a lenda que a história da Penha é marcada por um conto intrigante. Dizem que há muitos anos um viajante encontrou no bairro a imagem de Nossa Senhora, pegou a santa para si e levou-a em seus pertences.

No entanto, depois de um tempo notou que a estátua não estava mais com ele. O homem resolveu voltar para a Penha em busca do objeto. Após encontrá-lo no mesmo local e levá-lo consigo, o viajante se deu conta de que ele novamente havia desaparecido. Então, voltou mais uma vez para a região, reencontrou Nossa Senhora e construiu uma capela.

Já os registros históricos relatam que, em meados de 1660, um fazendeiro conhecido como Matheus construiu em seu quintal a igreja Nossa Senhora da Penha. Toda a construção foi financiada pela fortuna deixada pelo fundador e por pessoas que frequentavam o espaço religioso. A igreja cresceu com o tempo, e, graças à lenda, até os dias de hoje há peregrinações no local.

 

Vistas Contemporâneas

A CASA – Museu do Objeto Brasileiro

Uma mostra bastante inusitada e irreverente faz parte do calendário do espaço cultural A CASA – Museu do Objeto Brasileiro, entidade sem fins lucrativos voltada à valorização e ao desenvolvimento da produção artesanal e do design brasileiro. Trata-se da exposição Na Cabeça – em cartaz até 27 de agosto –, da artista e designer de chapéus Silvia Lucchi.

As pessoas que passarem pela mostra poderão conferir de perto diversos modelos criados pela artista. Também haverá a possibilidade de assistir a um vídeo com formatos inusitados e, se quiser ir mais além, provar alguns chapéus. A exposição traz inúmeros artistas e designers que usam os acessórios criados por Silvia a partir da observação de matérias-primas.

Cada passo, do primeiro piloto até o produto final, faz parte de um processo que envolve muita intuição. Cores, texturas, matérias únicas e muita criatividade fazem parte da exposição.
A CASA fica na Rua Cunha Gago, 807 – Pinheiros. Tel. (11) 3814-9711. A visitação ocorre de segunda a sexta das 10h às 19h. A entrada é franca. A mostra vai até 27 de agosto.

::