Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Dossiê



História sem fim

Com direção de Guilherme Piva, a peça A Mulher que Escreveu a Bíblia, baseada no romance do escritor gaúcho Moacyr Scliar, passou pelo Sesc Santos durante a primeira semana de maio. Em um cenário quase vazio, uma mulher contemporânea, interpretada por Inez Viana, conta que, com a ajuda de um terapeuta de vidas passadas, descobre que no século 10 antes de Cristo foi uma das 700 esposas do rei Salomão, a mais feia de todas, mas a única com habilidade de escrever. Encantado com seu talento, o rei lhe dá a missão de escrever a história da humanidade.

Design moderno

Entre os meses de maio e junho o Sesc Pinheiros apresenta a primeira mostra produzida com um panorama das obras do pioneiro do design moderno no Brasil, Alexandre Wollner. No dia 5 de maio, o público pode participar de um bate-papo com Wollner e André Stolarski. Já a exposição, que conta com os primeiros cartazes elaborados no IAC (Instituto de Arte Contemporânea) e na Escola de origem alemã Ulm e vai até as sofisticadas apresentações de identidades e cartazes de eventos culturais dos últimos anos, segue até o dia 20.

A importância da Velha Guarda

Aconteceu no primeiro fim de semana de maio um encontro muito especial no Sesc Santana. Grandes nomes do carnaval brasileiro, representantes da Velha Guarda do samba, se reuniram para um especial com apresentações e debates. Entre os participantes estavam a Velha Guarda da Camisa Verde e Branco (São Paulo), Império Serrano (Rio de Janeiro), Protegidos da Princesa (Florianópolis) e Tabajara (Uberlândia).

Cultura em debate

foto Daniel Déak/Divulgalção

O diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, foi um dos convidados do II Congresso de Jornalismo Cultural, organizado pela revista Cult, entre os dias 3 a 6 de maio, no Teatro da PUC-SP (o Tuca). Miranda debateu com os jornalistas Daniel Piza, de O Estado de S.Paulo, e Marcos Flamínio, da Folha de S.Paulo, a relação entre a cobertura no jornalismo cultural e as manifestações artísticas contemporâneas. Na programação, o congresso contou ainda com tarde de autógrafos dos organizadores do Guia Brasileiro de Produção Cultural 2010-2011, Cristiane Olivieri e Edson Natale. O guia, editado pelas Edições Sesc SP, tem lançamento dia 23 deste mês, no Sesc Pinheiros.

Sábado no parque

Para aproveitar o sábado com a família, o Sesc Pinheiros, em parceria com o Parque Villa Lobos, apresenta a intervenção O Gigante Egoísta, com o grupo Prana, em uma adaptação do conto de Oscar Wilde. A história narrada com bonecos, adereços e violino ao vivo fala sobre o altruísmo e a amizade. Seus personagens fantásticos, o gigante, a neve e o granizo convidam as crianças a participarem do desenrolar dos acontecimentos. Até dia 26, aos sábados, às 15h. O Parque Villa Lobos fica na Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001.

“Faço música por paixão. Gosto de tocar, de viajar e celebrar com o público, de ver as pessoas cantando minhas canções em coro...”

Zeca Baleiro, em comentário no seu site oficial. No dia 1º de maio, o compositor se apresentou no Sesc Interlagos


Desvendando a Dança Contemporânea

O Sesc Ipiranga apresentou nos dias 20 e 21 de maio um especial voltado para os amantes da Dança. O projeto trouxe ao público o repertório de dançarinos, companhias e performers que produzem coreografias contemporâneas. Esse formato possibilita que, além de apresentar os espetáculos, possam ser conhecidas as linhas de pesquisa e as bases conceituais dos trabalhos, proporcionando reflexões sobre os processos de criação e a circulação da dança contemporânea, com o objetivo de difundir a linguagem e formar público interessado em assistir, vivenciar, pensar e discutir a dança.

Cinema na periferia

Com a proposta de aproximar os jovens da arte do cinema, aconteceu entre os meses de abril e maio, no Sesc Santana, o V Festival Cine Favela de Curta-Metragem. Além da mostra competitiva, houve debate entre produtores e diretores sobre a produção periférica da cidade de São Paulo. Oficinas ministradas pelo cineasta Luiz Adriano Daminello também fizeram parte do evento, assim como uma série de filmes exibidos ao ar livre em três pontos da Comunidade de Heliópolis. Ainda na programação, uma Mostra Internacional, que reuniu longas-metragens produzidos por ONGs e outras associações de diferentes partes do mundo.

Sinfonia para violão

O Sesc Santana apresentou na primeira semana de maio a série Violão Sinfônico. A ideia é que, ao longo do ano, o projeto tenha seis concertos com orquestra e violão solo. Na estreia, que aconteceu no dia 5, o especial recebeu a Orquestra Metropolitana e Fabio Zanon, para interpretar obras de Francisco Mignone.

Vida longa ao poeta

O poeta Roberto Piva foi o tema da edição de abril do projeto Sempre Um Papo, realizado em 27 de abril, pela unidade Vila Mariana. À frente do grupo de escritores e amigos que se uniram para falar da vida e da obra de Piva esteve o também poeta Claudio Willer, autor do posfácio do primeiro volume das obras reunidas do homenageado, intitulado Um Estrangeiro na Legião (Globo, 2005). A ocasião teve como gancho o lançamento da terceira edição de Paranoia, livro de estreia de Piva, pelo Instituto Moreira Salles, mas também fez parte de uma campanha informal promovida pelos amigos para a recuperação física e financeira do poeta – e para a qual Willer doou seu cachê.

Recruta Zero

O Sesc Vila Mariana preparou um verdadeiro presente para os fãs do personagem em quadrinhos Recruta Zero, e para os apaixonados por desenhos e animações. Comemorando os 60 anos do soldado, o público poderá conferir na unidade as artes originais, uma retrospectiva de suas histórias, as artes autografadas, as fotos históricas do Recruta Zero e algumas animações inéditas. A mostra Recruta Zero 60 anos fica na unidade até dia 27 de junho.

“Eu sempre insisto de uma certa forma naqueles que são os meus pais musicais. Eu falo de Tom Jobim, Dorival Caymmi, Paulinho Nogueira... Que são pilastras que me deixam em pé até hoje”

Toquinho, em entrevista ao programa VOCE.NET. O cantor e compositor fez shows de 28 a 30 de maio no Sesc Pinheiros