Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Dossiê


  
Homenagens a Machado de Assis
 
Durante o mês de setembro, as unidades do Sesc São Paulo realizaram uma série de atividades para lembrar o centenário de morte de Machado de Assis. No Pompéia, o projeto Rios de Machado reuniu oficinas literárias, apresentações teatrais (foto) e saraus musicais. O Sesc Carmo organizou, entre os dias 2 e 5, a narração de histórias Machadinho de Assis, inspirada na obra Conto de Escola (1896), no qual o escritor narra suas aventuras de aluno. Na unidade, houve também leituras dramatizadas do conto A Causa Secreta, que faz parte do livro Várias Histórias (1896).

  
Mangue Beat em São Paulo
 
Durante os dias 26, 27 e 28 de setembro, o Sesc Pompéia foi invadido pelo som do mangue beat com a nona edição do projeto Era Iluminada. O ritmo musical que surgiu na década de 1990, em Recife, foi lembrado pelos três shows que reuniram músicos da banda Nação Zumbi, precursora do gênero, além dos cantores Lia de Itamaracá, Jorge Du Peixe, Fábio Trummer, Canibal (foto), Alessandra Leão, Karina Buhr e Junio Barreto.


  
Palavras ao mar
 
Durante o mês de outubro, a unidade Santos será inundada por livros infantis. O projeto Palavras ao Mar, que fica em cartaz durante todo o mês, aborda as obras literárias cujas histórias tenham relação com a temática marítima. A programação, que envolve teatro, narração de histórias, música, oficinas, exposições e esporte, acontecerá em um ambiente que imita o oceano.


  
Moradias em todo o planeta
 
O debate sobre a situação das habitações no mundo contemporâneo serviu de inspiração para a exposição Moradias Transitórias, que estreou dia 25 de setembro no Sesc Vila Mariana. Sete artistas de várias partes do mundo abordaram o tema criando nove instalações. A mostra, que tem curadoria do arquiteto italiano Nicola Goretti, fica em cartaz na unidade até 9 de novembro.



Homenagem

O empresário Abram Szajman, presidente da Federação do Comércio, Centro do Comércio e dos Conselhos Regionais do Sesc e do Senac no Estado de São Paulo, foi homenageado, no dia 25 de setembro, com o título de Cidadão Prudentino, oferecido pela Câmara Municipal de Presidente Prudente pelos serviços socioeducativos prestados pelas entidades na cidade e região.



  
Dia Mundial Sem Carro
 
No Dia Mundial Sem Carro 2008, 22 de setembro, o movimento Nossa São Paulo promoveu, com o apoio do Sesc São Paulo, um encontro com os candidatos à prefeitura da capital para debater propostas para a melhoria da mobilidade urbana. A ocasião fez parte de uma série de três reuniões com os candidatos e que levantou ainda possíveis soluções para a educação e prioridades para a Zona Sul da cidade.

  
Diálogo no teatro
 
A peça O Que Eu Gostaria de Dizer estreou na unidade provisória Avenida Paulista dia 12 de setembro. A história, que tem direção de Marcio Abreu, narra duas situações: um casal cuja mulher quer se separar, mas o esposo não aceita o fim do relacionamento, e um homem que caminha sem destino refletindo sobre sua existência e a realidade das pessoas ao seu redor (inclusive a do casal em separação). O espetáculo fica em cartaz até 26 de outubro.

  
Arte japonesa
 
Ao longo do ano, as unidades do Sesc vêm homenageando o centenário da imigração japonesa com uma programação recheada de atividades culturais. O Sesc Santana abriga, até 26 de outubro, nos espaços de passagem e de convivência da unidade, a mostra Kassatu Maru – Permanência do Olhar. O Sesc Ipiranga organizou oficinas de cerâmica japonesa e de mangá, que se encerram em outubro. A unidade São Caetano montou a exposição 10 Artistas Nipo-Brasileiros – que estreou em 25 de setembro e segue até 13 de dezembro – e apresenta obras dos Salões de Arte Contemporânea de São Caetano do Sul e do acervo do Sesc São Paulo. Os trabalhos mostram como a arte japonesa influenciou a cultura brasileira.


  
A dança em pauta
 
Entre os dias 24 e 28 de setembro, a dança marcou a programação do Sesc Santana, com a organização do projeto Devotos de Corpo e Alma, que recebeu grupos do interior de São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais. As apresentações se basearam em manifestações religiosas e no conceito de fé. Após os espetáculos, ocorreram bate-papos com o pesquisador musical Alberto Ikeda. No dia 27, foi lançado o livro A Escrita de uma Dança, de Christianne Galdino. A obra, editada pela própria autora, comemora os 30 anos do Balé Popular do Recife.


  
Camp Brasil 2008
 
Em parceria com a International Sport and Culture Assossiation (Isca), o Sesc São Paulo organiza o Camp Brasil 2008, de 8 a 12 de outubro no Sesc Bertioga. O evento internacional tem como público-alvo jovens estudantes de Educação Física de toda a América Latina. O tema debatido esse ano será “esporte para todos”. As inscrições para o evento acontecem até 3 de outubro.

  
Nova unidade
 
A prefeitura de Osasco cedeu ao Sesc São Paulo um terreno de 36.930 metros quadrados, localizado no bairro do Jardim das Flores, para a construção de mais uma unidade operacional. A escritura do terreno foi assinada, no dia 12 de setembro, pelo conselheiro do Sesc Aldo Minchillo (esquerda), representando o presidente do Conselho Regional do Sesc no Estado de São Paulo Abram Szajman, na presença do prefeito de Osasco Emidio de Souza (centro), do superintendente de administração do Sesc Luiz Galina.


  
Guimarães Rosa no teatro
 
A unidade Santo André apresentou, nos dias 27 e 28 de setembro, a peça A Terceira Margem do Rio. O espetáculo, baseado no conto homônimo de Guimarães Rosa, conta a história de um homem que se muda para uma canoa dentro de um rio e cujo filho passa a vida toda esperando seu retorno. A peça dirigida por Henrique Rodovalho foi eleita pela revista Bravo! como um dos 100 melhores espetáculos no Brasil nos últimos oito anos.


  
“O forró universitário ampliou o mercado para todos os grupos do gênero”
 
Elba Ramalho em entrevista ao site Guia da Semana. A cantora se apresentou na unidade Pompéia nos dias 19, 20 e 21 de setembro.

  
“A princípio, nós não sabíamos que estávamos fazendo algo novo”
 
Roberto Menescal, nome forte da bossa nova, em entrevista ao site da Fundação Carlos Chargas Filho de Amparo à Pesquisa (Faperj). O músico fez um show no dia 26 de setembro no Sesc Vila Mariana.